domingo, 18 de março de 2012

A vitória do belo. Carro...


Foi uma longa espera e depois de muito diz que me diz, a Formula 1 teve seu início nesta madrugada com uma corrida que não foi das mais emocionantes, como normalmente ocorre em Melbourne, mas também não foi das mais chatas e trouxe algumas respostas as muitas dúvidas criadas ao longo dos três meses de pré-temporada. Jenson Button fez uma corridassa e dominou por completo o Grande Prêmio da Austrália, vencendo como quis desde a largada e não se importou muito com os possíveis ataques de Vettel na única entrada do safety-car durante a prova. A McLaren não dominou como a Red Bull fez ano passado, mas mostrou que tem o melhor carro deste início de ano e os próprios bicampeões do mundo mostraram que não estão muito atrás da McLaren, com Vettel se metendo entre os dois carros da McLaren, para aumentar ainda mais o desespero de Hamilton. Ferrari e Mercedes mostraram desempenhos em treino e corrida totalmente opostos, com os italianos andando melhor durante a prova, enquanto os germânicos caíram demais durante a prova. Porém, ambas parecem muito atrás de McLaren e Red Bull.

A prova foi decidida a favor de Jenson Button na largada, quando o inglês largou melhor do que o pole Lewis Hamilton e já tangenciou a primeira curva em primeiro, imediatamente disparando rumo a uma vitória consagradora. Atual vice campeão e numa fase esplendorosa, Jenson mostra que não tem a mesma velocidade de Hamilton ou a genialidade de Vettel, mas sua regularidade é tamanha, que o põe entre esses dois grandes pilotos, juntamente com Alonso e Schumacher. Menosprezado mesmo quando foi campeão em 2009, Button começa a cavar seu lugar dentro da McLaren e a cara de enterro de Lewis Hamilton no pódio mostra bem isso. O jovem inglês ainda perdeu o segundo lugar que daria uma dobradinha a McLaren por um golpe de sorte de Vettel durante o safety-car e ainda teve que se defender dos ataques Mark Webber no final. Hamilton já mostrou em 2011 que seu psicológico é frágil, que se os fatos não acontecerem a seu contento, as coisas degringolam e Lewis começa a fazer besteira. O fato de ter perdido a corrida de estréia da temporada largando na pole pode causar danos a já abalado auto-confiança de Hamilton.
 
Sebastian Vettel parece não ter mais o melhor carro do ano, mas nem por isso demonstrou menos vontade de ganhar e ir para cima, saindo do sexto lugar para o segundo numa pilotagem sólida e segura, chegando próximo de Button, esperando o menor dos erros do inglês no final. Vettel largou bem e estava na cola de Schumacher quando este quebrou, partindo para cima da então dominante McLaren, que tinha mais de 10s de vantagem sobre ele. O jovem alemão tirou a diferença para Hamilton e já estava próximo do rival quando deu a sorte do sefaty-car aparecer logo depois da dupla da McLaren ter feito suas paradas. Isso deu a Vettel o segundo lugar e pressionar Button pela primeira posição, já que Hamilton acabou não sendo um adversário nas primeiras voltas. Num domínio momentâneo da McLaren, ter se colocado entre os dois carros prateados foi um bom resultado de Vettel, que demonstrou muita felicidade no pódio, exibindo o mesmo sorriso que mostra quando vence. Webber demonstrou mais uma vez que precisa urgentemente melhorar suas largadas, algo que já tinha sido seu calcanhar de Aquiles em 2011. Em sua casa, onde nunca se deu muito bem, Webber foi ultrapassado por vários carros no apagar das cinco luzes e cruzou a primeira volta em nono, tendo que se recuperar até chegar no seu verdadeira pelotão, brigando com Vettel e as McLarens. O australiano ainda chegou a tentar alguma coisa com Hamilton, mas teve que se conformar com o quarto lugar e ficar de fora do pódio em Melbourne, exatamente dez anos após sua estréia.

Se os treinos foram terríveis para a Ferrari, a corrida não foi tão ruim assim, com Alonso chegando a andar no mesmo nível de Red Bull. Porém, isso aconteceu mais pelo monstro sagrado que é esse tal de Fernando Alonso. Dono de uma enorme capacidade de levar o carro nas costas, o espanhol conseguiu uma largada espetacular e estava em quarto, brigando com Mercedes e Red Bull, quando ninguém imaginava isso. Na medida em que a corrida foi se desenrolando, Alonso não pôde acompanhar o ritmo de Webber e Vettel, tendo que se conformar com o quinto lugar, mas tendo a sombra permanente de Pastor Maldonado, a grande surpresa do final de semana. A Ferrari demonstrou ser um voraz destruidor de pneus e por isso Alonso teve que se virar para segurar um inspirado Maldonado atrás de si, só ficando aliviado quando este bateu sozinho na última volta. Uma verdadeira lástima para o venezuelano, que sempre que está fazendo a corrida de sua vida, como em Mônaco ano passado, acontece alguma coisa com ele. Porém, Maldonado deu seu recado. Muitas vezes menosprezado por estar na F1 pelos dólares bolivarianos-ditatoriais do seu país, o campeão da GP2 em 2010 fez uma grande prova neste domingo, mas seu acidente fez com que a Williams, que necessita de dinheiro para ontem, perdesse pontos que podem lhe fazer falta mais tarde. Em outra briga Ferrari-Williams, Bruno Senna e Felipe Massa fecharam um final de semana para esquecer e muito danoso para alguém como eles que necessitam se provar em 2012. Bruno Senna foi a principal vítima da sempre complicada largada de Melbourne e caiu para último quase que imediatamente, mas a verdade foi que Senna só se envolveu na confusão porque estava no meio da muvuca, enquanto Maldonado largava seis posições à sua frente. Massa, ao contrário, fez uma belíssima largada, pulando sete posições, mas depois sempre segurou carros mais rápidos do que ele, gastando muito os pneus por causa disso. Enquanto Alonso se mantinha num milagroso quinto lugar, Massa estava fora dos pontos e levando ultrapassagem de quem se aproximasse. Isso fez com que Bruno Senna, que era o último na mesma volta do líder, encostasse nele e os dois brasileiros bateram, causando o abandono de ambos. Um abandono muito ruim para ambos, que levaram um banho dos seus respectivos companheiros de equipes e ficaram no zero.

A Mercedes começou o ano envolto em polêmica por causa de outro aparato aerodinâmico (todo ano terá isso meu Deus?), mas se nos treinos os alemães prometiam brigar no pelotão da frente, na corrida o time foi perdendo rendimento de forma repentina e espantosa. Michael Schumacher largou bem e estava em terceiro quando abandonou com problemas mecânicos, mas o heptacampeão já era muito pressionado por Vettel. Já Rosberg se perdeu completamente após sua primeira parada e ficou atrás da claudicante Ferrari de Alonso e se acomodou com isso. Como castigo, se viu ultrapassado por vários carros quando o safety-car entrou e se envolveu em um incidente que ninguém viu na última volta, fazendo com que a Mercedes, de quem se esperava muito, ficar no zero na primeira corrida do ano. A Sauber, que foi bem na pré-temporada e nem tanto no sábado, se recuperou na corrida e Kobayashi se aproveitou dos incidentes da última volta para conseguir um ótimo sexto lugar, com direito as suas famosas ultrapassagens de volta. Sergio Pérez largou em último e repetiu a estratégia do ano passado, quando fez apenas uma parada e se deu bem. Só não se deu melhor hoje, por que se envolveu no incidente com Rosberg e perdeu posições na volta final, mas ainda conseguindo pontos valiosos, principalmente pela posição que largou. A Sauber tem uma dupla de pilotos jovens e extremamente promissora. Sempre achei que houve certo preconceito com os pilotos japoneses e talvez por isso Kobayashi ainda não conseguisse um lugar merecido entre as equipes grande, enquanto Pérez, com o forte apoio dos seus patrocinadores, parece ter uma carreira mais sólida, mas assim como Koba, há um certo preconceito por ser um pay-driver.

Romain Grosjean largou com muita cautela em sua reestréia na F1 e isso acabou sendo fatal, pois perdeu posições na largada e acabou sendo atingido por Maldonado no momento em que tentava uma recuperação. Uma verdadeira pena para o francês. Raikkonen saiu das últimas posições para conseguir bons pontos com o sétimo lugar, com o finlandês ainda se acostumando com uma corrida de F1, não sendo tão agressivo como ele costumava ser, mas mostrando velocidade e consistência quando foi necessário, como ele estava para fazer sua parada, já tardia, e era o mais rápido da pista. Toro Rosso e Force Índia tiveram corridas difíceis, mas ainda foram capazes de marcar pontos. Hulkenberg abandonou na primeira volta na confusão que envolveu ele, Bruno Senna e Daniel Ricciardo, enquanto Paul di Resta fez uma corrida invisível, mas se aproveitando dos acontecimentos da última volta, o escocês conseguiu arrancar um pontinho na bacia das almas ao ultrapassar Jean-Eric Vergne. O novato francês fazia uma corrida sem muitos arroubos, afora uma saída de pista, mas sem comprometer. Contudo, se todos falam muito em Vergne, prefiro olhar mais para Ricciardo, um piloto que me chama muito mais atenção. O australiano se envolveu no acidente da primeira volta e iniciou uma boa corrida de recuperação, culminando com seus primeiros pontos na F1. Talvez Ricciardo seja o nome que a Red Bull esteja esperando e não achou em Buemi e Alguersuari. As pequenas fizeram o papel de sempre, com Petrov trazendo o único safety-car do dia, quando quebrou no meio da reta dos boxes, enquanto Kovalainen quebrou no lado de dentro dos boxes. Ambos corriam apenas à frente da Marussia, com um carro tão ruim como dos outros anos. A transmissão da Globo trouxe um Galvão Bueno rouco nas voltas finais, mas o que queria falar era sobre a homenagem da emissora a José Carlos Pace, cuja morte ocorreu 35 anos atrás. Foi muito legal.


A diferença entre os quatro primeiros colocados foi de apenas 4s. Isso demonstra que à primeira vista, não haverá domínio de uma única equipe, mas que quatro pilotos de duas equipes diferentes poderão vencer este ano. Button saiu na frente e já coleciona uma impressionante carreira em Melbourne, com três vitórias nas últimas quatro corridas na Austrália, saindo na frente de uma briga que promete ser bem mais forte e animada do que aconteceu ano passado.

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