quinta-feira, 15 de março de 2012

Um por todos, todos contra ele!


Depois de muita informação e, principalmente, desinformação, a temporada 2012 da F1 irá iniciar-se oficialmente esta noite, com o primeiro treino livre em Melbourne. Foi um curtíssimo período de testes, onde em apenas três sessões as equipes andaram milhares de quilômetros para tentar acertar seus carros e potencializar em tempo recorde um carro que, em sua maioria, nasceu feio pacas com o bico dianteiro mais esquisito dos últimos tempos.

Todo esse treinamento por parte das equipes será para ver quem irá desbancar Sebastian Vettel e acabar precocemente com uma Era. O jovem alemão de apenas 24 anos já é bicampeão mundial e com a mesma receita demolidora de 2011, Vettel e a Red Bull são os grandes favoritos para o campeonato que começará logo mais. O novo carro de Adryan Newey não mostrou muita confiabilidade, mas para quem acompanhou os treinos de perto, dizem que o novo carro da Red Bull é muito equilibrado, tanto quanto o dominante RB7 do ano passado. No caso de outro domínio da Red Bull, resta a Mark Webber destruir os sonhos do tricampeonato de Vettel, mas o australiano é um dos pilotos mais pressionados deste ano. Com o fim do seu contrato no crepúsculo de 2012, Webber vê sua vaga disputada a tapa e terá que andar muito se quiser permanecer na Red Bull. E na própria F1.

Outro que tentará provar que merece uma vaga é Felipe Massa, mas o caso do brasileiro parece ser ainda mais complicado. Nelson Piquet sempre falou nunca mais foi o mesmo piloto após sua pancada em Ímola/87 e provavelmente, mesmo o paulista negando, isso vem acontecendo com Massa. Para dificultar, Massa estará lhe dando com um piloto do naipe de Fernando Alonso, louquinho para reconquistar o título que não vê desde o já longínquo 2006. O porém é a pretensa limitação da Ferrari, principalmente em ritmo de corrida. Stefano Domenicalli não deve estar dormindo bem com essa perspectiva de outro ano ruim na Ferrari. A McLaren foi outra que conseguiu resultados discretos na Espanha, mas também conseguiu grandes sorrisos dos seus dois pilotos, com Hamilton se coçando inteiro por ter sido derrotado por Jenson Button ano passado.

Está cada dia mais difícil para a Mercedes arranjar desculpas pelos seguidos tropeços de sua equipe desde que a montadora comprou a vitoriosa Brawn e nem Schumacher deu jeito. O hepcampeão é outro que precisa se provar frente a um motivado Nico Rosberg, que já tem um incômodo jejum de vitórias. Ou a falta delas. Quem precisa se provar são os novos pilotos da Toro Rosso, time júnior da Red Bull que tem em Helmut Marko um dirigente cruel frente aos jovens pilotos da marca. Saíram Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari para a entrada de Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne. Os dois novatos sabem muito bem o destino que terão caso decepcionem...

A Sauber e Force Índia lideraram alguns dias na pré-temporada, mas dizer que irão brigar por vitórias já seria demais, porém as duas equipes médias podem surgir fortes no meio do pelotão, principalmente com seus jovens pilotos. Porém, é a Lotus (ex-Renault) que vem forte no pelotão do meio liderado por Kimi Raikkonen, em melhor forma do que o esperado após seus anos brincando de rally. Romain Grosjean terá a tarefa inglória de superar um bom Raikkonen, enquanto a Lotus tentará se aproximar das quatro equipes grandes e se afastar das médias. Fechando as equipes intermediárias (ou não?) vem a outrora campeão Williams, cada dia que passa com um futuro sombrio em um carro praticamente sem patrocínios e com dois pay-drivers. Pastor Maldonado é muito bom em corridas e nem tanto em treinos, enquanto Bruno Senna é o contrário. Quem sabe um meio termo seria a solução da Williams, se o motor Renault der mesmo o upgrade necessário ao time. A Caterham (ex-Lotus) se mostrou muito próximo da Williams, marcando tempos consistentes na Espanha, mas o time malaio não se fugiu da crise e teve que aposentar o praticamente aposentado Jarno Trulli e trouxe Vitaly Petrov e seus rublos. Kovalainen lidera o time, enquanto HRT e Marussia não andaram com seus carros novos na pré-temporada e brigarão pela penúltima fila.

Como se viu, é difícil dizer alguma coisa após uma pré-temporada curta e sem os times principais liderando os treinos. Sempre havia uma Lotus (essa pode surpreender), Sauber ou Force Índia na frente de Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes. Algo que não deverá ocorrer este ano.  

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