Desde que Casey Stoner anunciou que se aposentará no final desta temporada, Jorge Lorenzo é seguidamente ligado à equipe Honda, montadora que mais investe na MotoGP, mesmo o espanhol sendo uma prima dona dentro da Yamaha. Hoje em Barcelona, Lorenzo mostrou porque é tão querido pela Yamaha a ponto dos japoneses brigarem com seus compatriotas da Honda pelo passe do espanhol.
A Honda ficou com a pole com Stoner, mas correndo em casa e com sua já tradicional largada relâmpago, Daniel Pedrosa vinha dominando a prova na Catalunha, com Lorenzo sempre na sua cola. Os pneus foram um fator determinante na Catalunha, com os dois pilotos da Honda usando os pneus duros, enquanto praticamente o resto do grid utilizou pneus macios. A previsão era de sol forte no decorrer da prova, mas durante toda a corrida as nuvens ajudaram os pilotos com pneus moles, particularmente Lorenzo. Mesmo errando em sua perseguição a Pedrosa, o espanhol da Yamaha não se abateu e nas voltas finais partiu para cima do rival e ultrapassou o piloto da Honda de forma tão imponente, que Pedrosa se encolheu e ficou 5s atrás do compatriota. Lorenzo venceu pela segunda corrida consecutiva e disparou na liderança do campeonato, mostrando que é o maior favorito ao título deste ano, desbancando os pilotos da Honda, dominantes em 2011.
Ver Pedrosa entregar a rapadura, particularmente para Lorenzo, não chega a ser novidade, mas a péssima exibição de Casey Stoner surpreendeu. O australiano não largou bem e chegou a cair para sexto, mas Stoner não foi capaz de uma corrida de recuperação como ocorreu em Jerez e talvez esperou que os pneus macios dos rivais fizessem que ele subisse na classificação na metade final da corrida. O problema foi que os pneus macios não se desgastaram como o esperado e Stoner ficou preso no meio das motos da Yamaha Tech 3, superando Cal Crutchlow por pouco e chegando colado na rabeira de Andrea Doviziozo, que conquistou seu primeiro pódio em 2012. O italiano vibrou como nunca, principalmente com outra corrida ruim de Ben Spies, mesmo o americano tendo evoluído muito nesse final de semana. Spies largou muito bem e pressionava Pedrosa pela liderança antes de cair bisonhamente. O americano ainda voltou e fez uma boa corrida de recuperação, mas talvez sem chances de manter seu lugar na Yamaha oficial.
Stoner disse que ganharia em Barcelona, pois era sua pista favorita, mas o australiano acabou fazendo uma corrida para esquecer, ficando pela primeira vez fora do pódio em 2012, enquanto Lorenzo vencia novamente e abria boa vantagem sobre o australiano. Lorenzo não desiste nunca, conseguiu desenvolver a Yamaha a ponta de ser a moto mais equilibrada do pelotão e seus serviços estão mais solicitados do que nunca. Sua velocidade mostra o porquê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário