sábado, 19 de abril de 2014

Faça chuva, faça sol...

...e Lewis Hamilton continua dando show em 2014 à bordo de sua Mercedes. O inglês mais uma vez enfrentou condições adversas que, no cenário atual da F1, é uma chance enorme para que os rivais da Mercedes consigam se aproximar da equipe dominadora deste ano. A Red Bull ainda conseguiu deixar Nico Rosberg para trás, mas não foram páreos para Hamilton, que passou boa parte do Q3 com mais de 1s de vantagem para quem fosse o segundo colocado, que no final acabou sendo Ricciardo, mais uma vez à frente de Vettel.

A chuva veio com bastante força em Xangai, como esperado e dificultou a vida de alguns pilotos e equipes. Pastor Maldonado, vivendo seu inferno astral, sequer participou dos treinos com problemas em seu Lotus, mas talvez a dificuldade financeira crônica da equipe tenha feito o venezuelano ficar nos boxes e evitar mais prejuízos financeiros com outros acidentes. A Sauber continuou também com problemas e Esteban Gutierrez ficou no Q1 junto com as duplas de Caterham e Marussia. O mexicano vem tendo uma temporada recheada de problemas. A McLaren, tendo em Jenson Button um piloto com experiência e boa leitura de condições difíceis de tempo como trunfo, ficou com seus dois pilotos no Q2, indicando que o ótimo desempenho em Melbourne pode ter sido um ponto fora da curva, pois desde então a McLaren esteve longe do pódio. Outro longe do pódio e do companheiro de equipe é Kimi Raikkonen, ficando pelo caminho novamente e claramente em desvantagem dentro da Ferrari, agora sob nova direção do enigmático Marco Mattiacci. 

Hamilton dominou o Q3 a seu bel prazer e isso mexeu com a cabeça de Nico Rosberg, que chegou a rodar em suas tentativas de se aproximar do companheiro de equipe, mas acabou dando chance para a Red Bull colocar seus dois carros entre Nico e Hamilton, mas foi Ricciardo a ficar na primeira fila, superando (e por muito) mais uma vez Vettel, que uma hora dessa deve estar morrendo de saudades de Mark Webber. Alonso ficou em quinto, longe dos que vinham à frente e atrás, no caso, Felipe Massa, superando Valtteri Bottas no momento final do Q3 e se colocando num bom sexto lugar, principalmente se lembrarmos o terrível desempenho da Williams na chuva e a própria aversão de Massa a pista molhada.

A previsão para amanhã é de mais chuva, mesmo que seja menor do que hoje, mas para infelicidade das rivais, isso não significa propriamente um freio para Hamilton, que está guiando o fino em 2014 e segue como favorito absoluto para a vitória amanha. No seco ou no molhado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário