Filho de uma das maiores personalidades do automobilismo inglês, Ralph Firman Jr fez uma boa carreira nas categorias de base em seu país, mas nunca despontou como um grande talento e só entrou na F1 ao levar bons patrocínios para a claudicante Jordan em 2003, onde fez apenas um ano e não deixou saudade.
Ralph David Firman Jr nasceu no dia 20 de maio de 1975 em Norwich. Filho do lendário Ralph Firman, criador da famosa equipe Van Diemen, que dominou a F-Ford inglesa nos anos 1980, Ralpf Junior cresceu dentro das pistas e não foi surpresa vê-lo se interessar em se tornar piloto. Sua irmã mais nova, Natasha, também se tornou piloto. Ralph começou no kart com 11 anos de idade, onde conquistou o título inglês duas vezes (1990 e 1992), além de um terceiro lugar no certame europeu em 1992. Com um cartel interessante no kart, Firman se mudou para os monopostos logo quando completou os 18 anos, estreando na F-Vauxhall Jr com o pé direito, vencendo o campeonato em seu primeiro ano. Em 1994 Firman passou apenas um ano F-Vauxhall antes de estrear no fortíssimo campeonato inglês de F3.
Em seu primeiro ano Ralph se tornou o melhor estreante da F3 em 1995, liderando boa parte do certame, mas acabou sucumbindo ao compatriota Oliver Gavin. Mesmo com propostas para subir para a F3000, Firman decidiu ficar mais um ano na F3, onde correria pela equipe de Jackie Stewart, a melhor do campeonato. Firman era o grande favorito ao título, mas o inglês teve que enfrentar um colombiano atrevido, que corria com um capacete branco nas primeiras corridas e estava numa equipe menor: Juan Pablo Montoya. Paralelamente na F1, se dizia que Damon Hill só superava Michael Schumacher por estar na melhor equipe. Na F3 Inglesa se falava a mesma coisa. Montoya era considerado o melhor piloto do ano, mas o colombiano não superou a força da equipe Stewart e Ralph Firman Jr venceu um campeonato que foi considerado por muitos, um dos mais emocionantes da década de 1990. Na famosa corrida em Macau, Firman disputou a vitória com Jarno Trulli, campeão alemão de F3. Numa manobra de ética duvidosa, Firman provocou um acidente com Trulli na última volta, causando a bandeira vermelha. Firman havia sido ultrapassado por Trulli na última volta e com a bandeira vermelha, o resultado da prova contou a penúltima volta, onde Firman liderava.
Com o título da F3 Inglesa e a vitória em Macau o caminho natural de Firman seria a F3000, mas ficou a sensação de que ele era um piloto inferior. Montoya graduou-se para a F3000 na equipe de Helmut Marko, enquanto Ralph Firman Jr teve que se mudar para o Japão disputar o forte campeonato de F-Nippon. Ao contrário de suas outras passagens nas categorias de base, Firman Jr demorou a engrenar, só conseguindo sua primeira vitória em sua terceira temporada. Correndo na melhor equipe do pelotão (Nakajima) e já em sua sexta temporada, Ralph Firman Jr finalmente se tornaria campeão da F-Nippon em 2002. Novamente um título de Firman não levantou as sobrancelhas de ninguém, mas o inglês tinha um objetivo. Seus antigos rivais na F3 faziam sucesso na F1 e Firman pensou que poderia traçar o mesmo destino. Ao contrário de Montoya e Trulli, Ralph Firman Jr amealhou um bom orçamento com patrocinadores japoneses e comprou uma vaga na Jordan em 2003, derrotando na ocasião Felipe Massa pela vaga. Contudo não se pode dizer que Massa saiu perdendo nessa troca. A Jordan vinha numa rápida decadência e o fato de aceitar Firman, um piloto que nunca impressionou e estava seis anos fora da Europa, era um indicador do desespero de Eddie Jordan por dinheiro.
Firman corria com carteira irlandesa, pois sua mãe era desse país, mas apesar da mesma nacionalidade de Eddie Jordan, Firman esteve longe de fazer uma temporada marcante na F1. Estreando aos 28 anos de idade, Firman levou um banho do seu forte companheiro de equipe Giancarlo Fisichella. Pilotando um carro fraco, Firman ainda somou um ponto ao ser oitavo colocado no Grande Prêmio da Espanha. Na mesma corrida onde Fisichella venceu no Brasil, Firman sofreu um forte acidente na reta de Interlagos, mas seu pior acidente estava por vir. Durante os treinos para o Grande Prêmio da Hungria, Firman perdeu os freios e não parou ao final da reta dos boxes. Firman sofreu uma concussão e não participou das duas corridas seguintes. Ralph completaria o ano pela Jordan, mas era claro que ele não havia feito nada demais para conseguir mais um ano na F1. Foram 14 corridas e um ponto. Depois de sua experiência na F1, Firman investiu nos GT's e chegou a participar das 24 Horas de Le Mans. Novamente, sem destaque. Ralph Firman Jr se aposentou das corridas em 2013. Mesmo com uma carreira interessante nas categorias de base inglesa, Firman Jr ficou mais conhecido por ser filho do famoso Ralph Firman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário