A reação do público em Miami, nas últimas voltas da corrida desse domingo, demonstraram bem o tamanho da popularidade de Lando Norris atualmente e as cenas depois da bandeirada viram uma F1 genuinamente feliz pela primeira vitória do inglês da McLaren. Foram cento e dez corridas antes de Lando Norris finalmente conseguir sentir o gosto da vitória, numa corrida onde Lando soube aproveitar muito bem o Safety-Car que estragou a corrida de Max Verstappen, mas com um ótimo carro, Norris colocou mais de 7s em cima do neerlandês, derrotando Max na pista.
As últimas corridas em Miami tinham deixado bastante a desejar, mas haviam indícios de que algo poderia tornar a prova de hoje bastante interessante. Mesmo tendo dominado a Sprint Race e ter feito as duas poles no final de semana, Max Verstappen não cansava de reclamar do seu carro, até mesmo se assustando quando marcou a pole da Sprint, surpreso por ter sido o mais rápido após uma volta tão ruim. A Red Bull não tinha o carro dominante visto em outras provas, enquanto a McLaren chegou à Flórida cheia de esperanças com updates no carro, lembrando que ano passado o time chefiado por Zak Brown deu um baita passo à frente quando colocou melhorias no carro. Porém, o final de semana de Lando Norris até esse domingo não tinha sido dos mais fáceis. Tocado na primeira curva da Sprint, Norris não pôde testar adequadamente as melhorias do seu carro e na classificação para a prova de domingo, teve que se contentar com a terceira fila. Na largada, Leclerc largou muito mal, deixando um espaço livre por dentro, que foi visto por Sérgio Pérez como uma oportunidade de ouro, mas que quase se transformou num sórdido acidente, quando por muito pouco o mexicano não acertou o carro de Max em cheio. Depois da corrida, Verstappen ficou estupefato com a manobra do companheiro de equipe e de quão perto sua corrida não terminou ali. Com Pérez passando reto, quem se aproveitou disso foi Piastri, que pulou para terceiro, ensanduichado pela dupla da Ferrari, com Pérez em quinto e Norris em sexto. Verstappen contornou a primeira curva na ponta, mas mostrando que não tinha o mesmo domínio de outras oportunidades, Max só abriu 3s para Piastri, que tinha ultrapassado Leclerc na quinta volta, num cochilo do monegasco. Piastri naquele momento liderava a McLaren contra os ataques da Ferrari, sendo que Sainz insinuou uma troca de pilotos. De saída da equipe, foi completamente ignorado.
Ficou notório que a Red Bull não estava como sempre em 2024 quando Verstappen errou na apertada chicane e trouxe um cone para o meio da pista, provocando o SC virtual. Nesse momento, Norris atacava Pérez e quando o mexicano foi aos boxes, Lando aumentou o ritmo e começou uma sucessão de voltas mais rápidas. O ritmo da McLaren não magoou os pneus a ponto de Piastri e depois Norris assumirem a ponta da corrida quando Max e as Ferraris pararam, mas o momento em que Lando liderava foi essencial. Kevin Magnussen e Logan Sargeant brigavam pela penúltima posição, numa batalha de alto risco, observando o cartel dos dois desastrados. Como não poderia deixar de ser, os dois se tocaram e acabaram fora da pista, com Sargeant no muro e terminando mais uma corrida dando prejuízo à Williams. Com Norris tendo que parar, era óbvio que o inglês teria vantagem, principalmente com Lando mantendo o mesmo ritmo de Max, mesmo o piloto da Red Bull estando com pneus novos. Porém, a direção de prova vacilou e ajudou ainda mais Norris. O SC ficou na frente de Max, atrasando ainda mais o neerlandês, deixando Norris livre para fazer sua única parada tranquilamente e manter a liderança. Porém, havia uma relargada pela frente e Lando não estava acostumado com essa situação, sendo atacado por Verstappen de forma imediata, mas logo Norris se impôs com um ritmo superior da McLaren. Quando escapou da temida linha do DRS (1s), Norris foi embora e surpreendentemente enfiou 7,6s na goela de Max Verstappen para vencer pela primeira vez na F1. E emocionar o paddock. Conhecido por sua extroversão, Lando Norris foi aplaudido efusivamente ainda nas últimas voltas e foi cumprimentado praticamente por todo o grid depois da corrida. Sua comemoração com a McLaren também foi tocante, assim como a lembrança por Gil de Ferran.
Num final de semana onde não tinha um carro tão dominador, Max Verstappen conseguiu controlar bem os danos e se conformou com a segunda posição, perseguido de perto pela dupla da Ferrari, mas se Leclerc fez uma corrida solitária para terminar em terceiro, Carlos Sainz teve que suar sangue para ultrapassar Oscar Piastri na marra, após pedir punição ao australiano várias vezes, mas não sendo atendido. Ao contrário do companheiro de equipe, Piastri não teve uma corrida para lembrar, pois com o toque com o Sainz, teve a asa dianteira quebrada e caiu para as profundezas do pelotão, só se recuperando até a 13º posição, além de ter tirado o pontinho de Norris pela melhor volta. Porém, a McLaren não tem do que reclamar. Com a vitória de Norris, encostou um pouco mais na Ferrari e já soma praticamente o dobro de pontos da Mercedes, que tem o mesmo motor. Hamilton fez uma corrida decente e chegou próximo de uma apagado Pérez para ser sexto, enquanto George Russell ficou num decepcionante oitavo lugar, tendo Tsunoda o separando de Hamilton. O japonês conseguiu mais pontos no campeonato e já aparece em décimo no Mundial de Pilotos, num bom esforço de Yuki, o que só aumenta a decepção com a temporada de Ricciardo, muito longe dos pontos hoje. A Aston Martin sofreu o final de semana inteiro e somente a magia de Alonso para vê-lo chegar em nono, após o espanhol se esforçar bastante para tirar o nono lugar de Esteban Ocon, mas ao menos a Alpine marcou seu primeiro ponto do ano, deixando as decepcionantes Sauber e Williams como as únicas zeradas do campeonato.
Foi uma corrida interessante, com um vencedor diferente do que estamos vendo nos últimos anos, mas a vitória de Lando Norris tem um significado especial por não ter sido um triunfo circunstancial. Por mais que tenha se aproveitado do SC, Norris derrotou Max na pista e teve um grande ritmo durante a prova. A Red Bull mostrou mais uma vez algumas vulnerabilidades e mesmo Max tendo liderado várias voltas, pode-se colocar mais no braço do neerlandês do que no carro. Além do que, uma vitória sempre é um ganho de confiança que pode fazer que Norris e a McLaren melhorem ainda mais durante o ano.
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