quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Teremos Brasil


 Após um hiato de sete anos, o Brasil voltará a ter um representante full-time na F1. Foram semanas de muita especulação e mesmo com a Sauber sendo a pior equipe da F1 atual, sua vaga era a única que Gabriel Bortoleto poderia sonhar em correr na F1 em 2025. Foi uma disputa que envolveu vários pilotos, mas a lógica prevaleceu e Gabriel será o 33º piloto brasileiro a correr de F1.

A chegada de jovens pilotos impressionando em suas corridas iniciais na F1 certamente ajudou a causa de Bortoleto. Bearman, Lawson e Colapinto impressionaram em suas estreias na F1, indicando que a categoria passa por uma benvinda renovação e que mesmos pilotos que não foram multi-campeões nas categorias de base podem fazer a diferença. Já Bortoleto é um piloto consagrado nas categorias de baixo. Campeão em sua estreia na F3, Gabriel começou sua carreira na F2 impressionando a todos, incluindo uma vitória histórica em Monza, largando de último rumo à primeira posição. Contratado pela McLaren, Gabriel sabia que dificilmente encontraria lugar na equipe de Zak Brown, mesmo tendo uma carreira que lembra bastante Oscar Piastri, dito e havido como o próximo talento geracional da F1.

Mesmo apadrinhado por Alonso, Bortoleto sabia que a vaga de Aston Martin nunca seria sua, por causa do encosto chamado Lance Stroll. Restou ao brasileiro olhar para as demais equipes e rapidamente surgiu o cockpit da Sauber. Pelo terceiro ano contando com os insossos Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, o time que foi comprado pela Audi passa por um momento complicado, apenas um ano antes da equipe mudar de nome definitivamente para a montadora alemã. Já tendo contratado o experiente Nico Hulkenberg, era evidente que o outro piloto dos alemães seria um jovem, mas o surgimento de Colapinto, além da eterna (e será assim, pelo jeito) Mick Schumacher colocavam dúvidas para quem acompanhava a negociação entre Sauber e Bortoleto, sem contar o vínculo com a McLaren.

Sem querer atrapalhar o pupilo, a McLaren liberou Bortoleto para assinar com a Sauber, algo anunciado nessa manhã. Certamente uma vitória para o automobilismo brasileiro e para Gabriel, que felizmente não passará pelo suplício de Felipe Drugovich, campeão de F2 e sem chances na F1. Porém, a torcida brasileira terá que ter bastante paciência com o primeiro ano de Bortoleto. A Sauber não dará um pulo de uma hora para outra e provavelmente ficará no pelotão intermediário em 25. Não poderá faltar apoio para Bortoleto, mesmo com resultados tímidos no início, mas também Gabriel precisará de resultados acima do normal, como fizeram os jovens que estrearam mais cedo, para impressionar e solidificar sua chegada à F1. E que sua estadia seja bem longa na F1!  


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