.jpg)
Brands Hatch recebeu a F1 com Emerson Fittipaldi na liderança após mais um pódio na França, mas a vitória de Jackie Stewart em Clermond-Ferrant mostrou que o escocês estava de volta à briga pelo campeonato. E Stewart iria usar o novíssimo Tyrrell 003. Como normalmente acontecia no Grande Prêmio da Inglaterra a corrida seria realizada no sábado e o primeiro treino livre de quinta-feira ainda teria um prêmio especial: cem garrafas de champanhe para o piloto mais rápido. Querendo agradar os mecânicos (afinal, um piloto sozinho não iria beber cem garrafas de champanhe...), Emerson
.jpg)
A corrida inglesa teve algumas novidades, como o primeiro carro construído por Frank Williams e ainda era chamado de Politoys. Outra marca a estrear foi a desconhecida Connew, que teria ao seu volante François Migualt, mas o francês não largou pois a suspensão do novo carro tinha quebrado na Classificação. O carro nunca mais seria visto. Com a perca de Helmut Marko, a BRM decidiu se concentrar em "apenas" três carros e de uma tacada só dispensou Howden Ganley e Reine Wisell, enquanto Jackie Oliver seria companheiro de equipe de Jean-Pierre Beltoise e Peter Gethin. Regazzoni ainda estava afastado das corridas graças a um braço quebrado num futebolzinho de final de semana e como Andretti estava correndo nos E.U.A., a Ferrari teve que promover a estréia do seu piloto de Esporte-Protótipos Arturo Merzario para ser companheiro de equipe de Jacky Ickx. E Merzario escolheu um ótimo final de semana para estrear, pois Ickx marcou uma a pole, superando o favorito Emerson Fittipaldi (que havia vencido a Corrida dos Campeões em Brands Hatch no começo do ano). Peter Revson mostrou a força da McLaren em Brands ao ficar em terceiro e Stewart ainda colocou sua Tyrrell em quarto apesar dos vários problemas que enfrentou graças ao noviciado do carro. A surpresa do final de semana foi o desempenho da Surtees, com Tim Schenken ficando em quinto, à frente da BRM de Beltoise. Merzario estreou em nono, enquanto José Carlos Pace ficou na décima terceira posição. Wilson Fittipaldi, com um problemático Brabham, foi para o fim do grid, largando em vigésimo segundo lugar.
Grid
1) Ickx(Ferrari) - 1:22.2
2) E.Fittipaldi(Lotus) - 1:22.6
3) Revson(McLaren) - 1:22.7
4) Stewart(Tyrrell) - 1:22.9
5) Schenken(Surtees) - 1:23.2
6) Beltoise(BRM) - 1:23.4
7) Hailwood(Surtees) - 1:23.5
8) Peterson(March) - 1:23.7
9) Merzario(Ferrari) - 1:23.7
10) Reutemann(Brabham) - 1:23.8
O sábado amanheceu com sol forte e a torcida inglesa compareceu em massa como sempre fez. Ickx largou muito bem e despachou facilmente Fittipaldi, que teve dificuldades em se manter na segunda posição, mas a surpresa foi quem apareceu em terceiro lugar. Beltoise fez uma belíssima largada e pulou para terceiro à frente de Revson e Stewart. Ickx tentou aumentar a vantagem para Fittipaldi, mas o brasileiro não deixa o belga escapar e os dois já disparavam com relação à Beltoise. Ickx, graças ao motor de 12
.jpg)
Com pista livre à frente, Stewart descontou meio segundo por volta dos dois líderes e partiu para cima da Lotus de Fittipaldi, que pressionava a Ferrari de Ickx. Revson ficava para trás e Beltoise abandonava a corrida na volta 19, cedendo o sexto lugar para a Surtees de Mike "The bike" Hailwood. Enquanto se aproximava de Emerson, Stewart marcou a melhor volta da corrida (1:24.0) e encostou na caixa de câmbio da Lotus na décima quinta volta. Os três primeiros andavam num ritmo alucinante e não se desgrudavam um do outro e nem conseguiam fazer a ultrapassagem. O fraquíssimo companheiro de equipe de Emerson Fittipaldi Dave Walker teve problemas logo no comecinho da corrida e por isso estava em último e foi o primeiro retardatário a aparecer na frente do trio da frente.
Eles deram de cara com a Lotus de Walker na curva Druids, logo após a Paddock Bend. Era a vigésima quarta volta. Walker abriu para os líderes passarem, mas Ickx errou e para não perder o carro fez a curva derrapando de lado. Fittipaldi se assustou com o erro de Ickx e também entra na curva derrapando, quase batendo em Ickx. O esperto Stewart viu tudo aquilo de perto e não perdeu a oportunidade de ultrapassar Emerson e para piorar as coisas para o brasileiro, Walker também ultrapassou Fittipaldi. Surpreendentemente, Walker não abriu espaço para Emerson, enquanto Ickx e Stewart fugiam. Uma hora dessa, Luciano Burti estaria se esgoelando: cadê o jogo de equipe!?!?
Quando Emerson se livrou do seu c
.jpg)
Ickx aproveitou as derrapadas na Druids e abriu vantagem em cima de Emerson, mas duas voltas depois Ickx já via o Lotus colado em sua Ferrari. E Emerson via o Tyrrell colado em seu Lotus. Na volta 48, o pecado... Ickx levantava o braço e partia lentamente para os boxes, com o motor Ferrari quebrado. Emerson assumiu a liderança com Stewart 3s atrás. Revson vinha numa tocada constante e estava em terceiro, seguido pela Tyrrell de François Cevert e a March de Ronnie Peterson, que tinham acabado de superar a Surtees de Schenken, enquanto Hailwood tinha abandonado com o câmbio quebrado.
Faltando dez voltas Emerson erra a freada na curva Druids (cur
.jpg)
Quando faltavam cinco voltas Emerson tinha 2s de vantagem em cima de Stewart e por mais que Jackie forçasse, Emerson não errou mais e garantiu a terceira vitória no ano. Stewart cruzou a linha de chegada apenas 4s atrás de Emerson. O ritmo imposto por Fittipaldi, Stewart e Ickx foi tão forte que o terceiro colocado Peter Revson foi o único que completou o mesmo número de voltas dos líderes e ainda assim com mais de um minuto de desvantagem! Essa vitória foi importantíssima para Emerson rumo ao seu primeiro título, pois ele superou o atual campeão Stewart dentro da pista com muito talento e abria vantagem no campeonato de pilotos.
Chegada:
1) Fittipaldi
2) Stewart
3) Revson
4) Amon
5) Hulme
6) Merzario
História pura!
ResponderExcluirObrigado!!!