quinta-feira, 5 de julho de 2007

História: 15 anos do Grande Prêmio da França de 1992

Muita gente pensa que as ordens de equipe só existiram na Ferrari, mas especificamente na era Schumacher, principalmente contra Rubens Barrichello. Para quem sabe um pouco da história da F1, isso não é verdade, mas ainda assim, muitos afirmam que a Williams sempre deixou seus pilotos brigarem entre si, vide a famosa briga entre Piquet e Mansell no biênio 1986-87. Justamente por causa dessa briga a Williams entrou numa crise tão grande quanto a atual quando perdeu a Honda e Piquet foi embora magoado por não ter sido possível cumprir o combinado quando chegou à equipe. Mansell foi embora para a Ferrari em 1989 e a Williams ficou órfão de um grande piloto. Desde 1990 a equipe de Frank Williams estava no início da parceria com a Renault e os carros projetados por Adryan Newey melhoravam a olhos vistos, mas ainda faltava alguma coisa. A mídia inglesa queria que Mansell fosse campeão. Os patrocinadores da Williams, maioria ingleses, queria dar o título a Mansell. Para 1991 Mansell voltava à Williams para conquistar seu sonhado título. Riccardo Patrese foi o escolhido para ser o companheiro de equipe de Mansell e já estava avisado: Mansell era o primeiro piloto! Em 1991 Mansell teve a chance de conseguir o título, mas uma coisa passou desapercebida: Patrese superou inúmeras vezes o inglês durante os treinos. Para 1992 Newey construíu o fantástico Williams FW14 à maneira Nigel Mansell, enquanto o coitado do Patrese ficava com as sobras.

Após o Grande Prêmio do Canadá de 1992, onde Mansell errou feio na frente de Senna e perdia o segundo Grande Prêmio consecutivo, a F1 se dirigiu ao circuito de Magny-Cours para a oitava etapa do campeonato. Ou tentava chegar. Uma grande greve de motoristas de caminhão tinha parado toda a França e os grevistas tinham fechado todas as estradas. A Andrea Moda foi a única equipe a não conseguir chegar ao autódromo a tempo e ficou de fora da corrida e assim não haveria pré-classificação. Correndo literalmente em casa, a Ligier-Renault estava muito bem, mas isso não evitou da equipe levar um susto quando Erik Comas sofreu um grave acidente durante um treino e o carro saiu voando em cima da McLaren de Berger. Comas estava ileso. Não foi o caso de Christian Fittipaldi. Quando já chovia, o brasileiro tocou sua Minardi na Footwork de Alboreto e o Christian bateu forte no muro. Fittipaldi teve a quinta vértebra fraturada e estava de fora da corrida.

O clima era um fator crucial em Magny-Cours, mas como não choveu na Classificação Mansell conseguiu mais uma pole à frente da outra Williams de Patrese. A dobradinha da Williams era o que mais acontecia em 1992.

Grid:

1) Mansell(Williams) - 1:13.864
2) Patrese(Williams) - 1:14.332
3) Senna(McLaren) - 1:15.199
4) Berger(McLaren) - 1:15.316
5) Schumacher(Benetton) - 1:15.569
6) Alesi(Ferrari) - 1:16.118
7) Brundle(Benetton) - 1:16.151
8) Capelli(Ferrari) - 1:16.443
9) Boutsen(Ligier) - 1:16.806
10) Comas(Ligier) - 1:16.938

No domingo de manhã havia chovido e a pista estava úmida, mas na hora da corrida não estava mais chovendo.
Patrese largou melhor do que Mansell e deixou seu companheiro de equipe em segundo. A freada para o hairpin Adelaide seria complicado com a pista úmida e a rivalidade entre o tricampeão Ayrton Senna e o então novato Michael Schumacher iria aflorecer. Schumacher, largando em quinto, errou a freada e acertou Senna no meio, fazendo com que os dois rodassem, mas o alemão pode continuar, ao contrário de Senna que ficou por ali mesmo juntos com vários outros pilotos que também se envolveram em pequenos acidentes. Notavelmente Andrea Chiesa teve muita sorte em sair ileso quando sua suspensão dianteira voou e destruiu seu rollbar, passando a centímetros da cabeça do suíço.


Com todos esses incidentes, a Williams liderava tranquilamente com Patrese à frente. O terceiro colocado Berger passou pouco tempo na pista quando o motor Honda quebrou na décima volta. Péssima corrida para a McLaren. Então começou a chover. Mais atrás Hakkinen vinha se destacando na pista molhada e ultrapassou a Ferrari de Alesi na volta 15 para ser quarto, mas a chuva ficou tão forte que a corrida foi parada com bandeira vermelha.

Quando a tempestade perdeu intensidade, o grid foi formado para a segunda parte da corrida. Durante a paralisação Senna foi conversar com Schumacher sobre o acidente mais cedo. A ordem da segunda largada era:

1) Patrese
2) Mansell
3) Brundle
4) Alesi
5) Hakkinen
6) Boutsen
7) Comas
8) Herbert
9) Capelli
10) Alboreto

Quando foi dada a largada Mansell pressionou Patrese e chegou a ficar à frente do italiano no final da reta dos boxes, mas Patrese retomou a liderança, mas antes de completarem a primeira volta Patrese claramente tirou o carro de lado. Problemas? Que nada! Foi só o tempo para Mansell se valer do status de primeiro piloto e ir embora. De repente a chuva volta e todos os principais pilotos vão colocar pneus de chuva, mas Alesi teima em ficar na pista molhada, ficando em terceiro por oito voltas até ir aos boxes colocar os pneus adequados, mas apenas cinco voltas depois Alesi voltou aos boxes com o motor Ferrari quebrado.

Mesmo com a corrida sendo dividada em duas e uma pista muito molhada Mansell venceu com incríveis 46s de vantagem em cima de Patrese, seguido pela Benetto de Brundle. Somente esses três completaram as 69 voltas previstas. Após a corrida Patrese estava visivelmente contrariado e na entrevista pós-corrida um réporter perguntou a Patrese se havia ordens de equipe na Williams. A resposta de Patrese foi ao mesmo tempo vazia e reveladora. "Não vou comentar sobre isso." Precisava dizer mais alguma coisa?

Chegada:

1) Mansell
2) Patrese
3) Brundle
4) Hakkinen
5) Comas
6) Herbert

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