Na medida em que a temporada 1983 ia chegando ao seu final, a disputa ficava centrada em quatro pilotos: Nelson Piquet, Alain Prost, René Arnoux e Patrick Tambay. Com a vitória na Alemanha uma semana antes, Arnoux se aproximava cada vez mais dos líderes, mas Prost ainda parecia ter o campeonato nas mãos, com nove pontos à frente de Piquet, com os dois pilotos da Ferrari logo atrás. Apesar de Rosberg ainda estar próximo do pelotão da frente no campeonato, o então campeão da F1 ainda não contava com os motores turbo e isso faria a diferença no rapidíssimo circuito de Österreichring, que estava a alta altitude e favorecia claramente os motores sobrealimentados.
Demonstrando estar em ótima fase, a Ferrari pôs seus dois pilotos na primeira fila, novamente com Patrick Tambay à frente de René Arnoux. Se colocando no meio dos favoritos, Nigel Mansell fez o terceiro melhor tempo, superando Piquet e Prost. O piloto da Lotus estava estreando o motor turbo da Renault e logo de cara mostrou resultados. Apesar de ter toda a torcida a favor, Niki Lauda não podia fazer nada com seu motor aspirado e largaria em décimo quarto, o melhor colocado a não usar turbos.
Grid:
1) Tambay (Ferrari) - 1:29.871
2) Arnoux (Ferrari) - 1:29.935
3) Mansell (Lotus) - 1:30.457
4) Piquet (Brabham) - 1:30.566
5) Prost (Renault) - 1:30.841
6) Patrese (Brabham) - 1:31.440
7) Giacomelli (Toleman) - 1:31.693
8) Cheever (Renault) - 1:31.695
9) Baldi (Alfa Romeo) - 1:31.769
10) Warwick (Toleman) - 1:31.962
O dia 14 de agosto de 1983 teve sol forte nas montanhas da região da Estíria e o clima estava perfeito para uma boa corrida de F1. O circuito de Zeltweg, com sua reta bastante estreita, ficou muito conhecido pelos seus acidentes na primeira volta e em 1983 não excessão. Lá na frente, Tambay assume a liderança à frente de Arnoux, enquanto Piquet ultrapassa Mansell. Prost coloca seu Renault totalmente atravessado no grid e além de largar mal, quase provoca um acidente com seu companheiro de equipe Eddie Cheever. Apesar disso, Prost não perde posições. Mas o acidente aconteceria mais atrás. Um ano após conquistar sua primeira vitória, Elio de Angelis perde o controle da sua Lotus na freada da primeira curva e atinge o carro de Bruno Giacomelli. O italiano da Lotus bate no guard-rail, provocando uma grande confusão no pelotão de trás, fazendo com que Piercarlo Ghinzani bata na Williams de Jacques Laffite, que bateu na Arrows de Marc Surer. O suíço ainda seria atingido pela Tyrrell de Danny Sullivan, fazendo Surer bater no guard-rail. Para evitar um acidente maior, Corrado Fabi freia forte, mas acaba sendo atingido por John Watson da McLaren. Entre mortos e feridos, apenas De Angelis e Surer estavam de fora.
Mais à frente, uma ótima corrida começava a se desenrolar com os favoritos ao título. Enquanto as duas Ferraris lideravam à frente, sempre com Tambay à frente, Piquet e Prost, que ultrapassara Mansell na primeira volta, vinham à espreita, esperando uma brecha para atacar. Patrese ultrapassaria Mansell e se juntaria à festa. No espetacular circuito de Zeltweg, os quatro primeiros colocados do campeonato disputavam palmo a palmo a corrida a alta velocidade! A primeira grande batalha ocorreu pela terceira posição, quando Piquet perdeu um pouco de tempo no momento de ultrapassar um retardatário e Prost aproveitou a deixa para tentar a ultrapassagem na freada da primeira curva. Mesmo por dentro, o francês levou um pequeno toque de Piquet e chegou a sair do chão, mas a Renault estava à frente de Piquet. Por pouco tempo. Ainda na mesma volta, o piloto da Brabham deu o troco e tomou a posição de Prost.
Os quatro primeiros continuavam a batalha pela liderança, mas com as Ferrari intocáveis na frente. Então Tambay se aproximou da Ligier de Jean-Pierre Jarier para colocar uma volta no francês da Ligier. Na primeira volta, Jarier pareceu não ver o líder Tambay e fechou a porta. O piloto da Ferrari tentou novamente e foi fechado de novo! Arnoux aproveitou o vacilo do companheiro de equipe e ultrapassou Tambay. Mas o piloto da Ferrari continuava atrás de Jarier e duas curvas depois Piquet ultrapassou Tambay! Quando Prost já começava a se assanhar, Tambay finalmente deixou Jarier para trás gesticulando furiosamente!
Por coinscidência foi nesse momento que os pit-stops começaram e Prost foi o primeiro dos líderes a ir aos boxes. O francês voltou em sétimo, mas os seus demais rivais também parariam. Ao contrário de hoje, a estratégia de box era menos rígida e os piloto paravam com alguma diferença entre eles. O líder Arnoux parou na volta 28 e Piquet assumia a liderança, seguido de perto por Tambay. Na volta 30, Tambay dá o bote no brasileiro e assume a ponta após uma ultrapassagem audaciosa na curva 3. Então, na volta seguinte, o francês entra nos boxes e o que parecia ser uma parada de box normal, se transforma no triste abandono do piloto da Ferrari, com um vazamento de óleo.
Piquet continuava na pista por mais tempo, tentando abrir o máximo de tempo possível. O brasileiro só fez seu pit-stop na volta 38. Numa parada perfeita, Piquet volta bem à frente de Arnoux, que fez todo o possível para ultrapassar Piquet, que ainda estava com os pneus frios. Usando todo o seu talento, Piquet segurou o ímpeto de Arnoux, mas trouxe Prost de volta a briga. Na volta seguinte, Arnoux coloca por dentro na curva 3 e ultrapassa Piquet, mas o brasileiro tenta dar a volta e acaba perdendo tempo. Usando toda a esperteza que lhe era peculiar, Prost se aproveita do vacilo de Piquet e parte para cima do piloto da Brabham. Os dois fizeram três curvas de alta velocidade lado a lado, com Prost levando a melhor. Então, Piquet começa a perder rendimento do seu carro e fica para trás.
A disputa era agora particular entre Arnoux e Prost. Os dois se detestavam pelo tempo que passaram juntos na Renault e era esperado uma briga titânica pela liderança. Porém, Prost esperou dez voltas para realizar uma ultrapassagem sem muitos problemas em cima do piloto da Ferrari, que parecia contente com a segunda posição. Prost fechou as 53 voltas com apenas 7s de vantagem sobre Arnoux. O piloto da Renault usou a inteligência e, principalmente, a paciência para vencer sua quarta corrida no ano e disparar na liderança do Mundial. "Claro que estou mais confiante, pois a vantagem está em 14 pontos e isso é uma boa vantagem. Mas o campeonato não está acabado ainda, Nelson e René tentarão me ultrapassar nas quatro últimas corridas e por isso será muito difícil". Foi isso que Prost declarou depois da prova e o campeonato parecia que caminhava para as suas mãos calmamente. Mal sabia o francês que a maionese começaria a escorregar a partir das próximas etapas...
Chegada:
1) Prost
2) Arnoux
3) Piquet
4) Cheever
5) Mansell
6) Lauda
Que grande campeonato,JC!!!!!
ResponderExcluirIncrivel como a fase da McLaren era ruim.