Não assisti aos treinos dessa madrugada, mas a pole de Vettel mostrou que o domínio da Brawn, Williams e Toyota não provinha apenas dos difusores de dois andares. A Red Bull tem um carro com a assinatura de Adryan Newey e a beleza do bólido já tinha ficado nítida desde o lançamento, mas a competitividade, que não foi mostrada nos treinos de Pré-temporada, está aparecendo no momento que importa e a equipe é, sem sombras de dúvidas, uma das mais fortes deste ano de caras novas e cheia de novidades. Inclusive com um bicampeão do mundo na primeira fila...
O talento de Vettel é conhecido de todos e a forma como conquistou todos os recorde de precocidade nem impressionam tanto, mas o alemão parece sempre disposto a nos surpreender e neste sábado, ele tirou outro coelho da cartola ao levar a Red Bull a primeira pole da curta história da equipe, superando as rivais com uma única volta rápida no treino decisivo, o Q3. Corroborando com a boa fase da equipe, por muito pouco Mark Webber não completou uma primeira fila toda dos touros vermelhos, sendo superado por muito pouco por Fernando Alonso, fazendo uma tripleta da Renault no grid da China. Nas primeiras corridas, Vettel sempre foi um dos mais leves no grid e isso pode ter influenciado na sua pole, mas sua velocidade foi inerente neste sábado.
Alonso é, para mim, o melhor piloto em atividade e seu resultado na China mostra bem isso. A Renault ficou bem aquém do esperado em todos os treinos, mas o espanhol mostrou toda a sua habilidade na Classificação e colocou o carro francês numa improvável segunda posição, apesar de ter ficado nessa posição, só que ao inverso, na sexta-feira. A probabilidade de Alonso ter o carro mais leve do grid é muito grande, mas Nano mostra que ele é um dos poucos que fazem a diferença hoje em dia. Muito ao contrário de Nelsinho Piquet. Essa semana o brasileiro reclamou do tratamento recebido pela Renault e isso pode ser uma das causa da pífia passagem do filho do tricampeão Nelson Piquet na F1 até agora. Sempre a léguas de distância de Alonso, Piquetzinho amargou mais um nocaute no Q1, mostrando que a raiva Briatore, totalmente canalizada na Brawn, deveria ser focada em assuntos internos da própria equipe.
Até este momento, a Brawn fez um final de semana que, se não foi discreto, foi abaixo do que vinha mostrando até agora. Relaxamento? Estratégia? Escondendo o jogo? Essa resposta só será respondida amanhã, mas um dado a ser destacado neste sábado foi Rubens Barrichello ter superado Button na Classificação na base dos milésimos de segundo, algo que poderá lhe ajudar na tentativa de não ser prematuramente jogado a segundo piloto da equipe. A Toyota não brigou seriamente pela pole e desta vez não teve seus dois pilotos entre os dez mais rápidos. Timo Glock sofreu com um problema de câmbio nos treinos e como teve que trocá-lo, largará na última fila amanhã. Parecido com o que houve com a Williams, mas numa situação diferente. Rosberg não brigou pela pole, mas se manteve entre os dez primeiros, enquanto Nakajima se complicou mais uma vez ao ficar longe do Q3, objetivo do japonês desde que chegou na China. Outro que se complica é Sébastien Bourdais, com o francês superado, e por muito, pelo novato Sebastien Buemi na Toro Rosso. Tento ainda acreditar em Bourdais, mas me decepciono a cada dia mais.
Já as grandes (de 2008), McLaren e Ferrari, andaram praticamente juntas, com cada uma colocando um carro no Q3 e outro amargando um nocaute no Q2. A McLaren já trouxe um difusor genérico para a China e os resultados já melhoraram um pouco, com Hamilton indo para o Q3 pela primeira vez no ano. Quanta ironia... Enquanto Kimi conseguiu passar pelo Q2, Massa ficou por lá num erro admitido pelo próprio, mas como sempre há algo a se comemorar, pelo menos o brasileiro não ficou no Q1... A BMW é a grande decepção do final de semana, com Kubica ficando numa horripilante décima oitava posição em sua primeira prova com o Kers. Se Heidfeld ainda se safou ao ser o primeiro eliminado do Q2, o polonês deverá aposentar o aparato rapidamente.
A perspectiva para a corrida é de que os três primeiros estejam bem leves e que iniciem a corrida de forma fulminante. Se a Brawn conseguir acompanhar de perto, está mais do que na briga. É favorita a prova. Alonso é o mais experiente na arte de brigar pela vitória e pode surpreender, mas nunca é bom subestimar Sebastian Vettel.
Ótima análise meu amigo JC. Também acho que Alonso é o melhor da atualidade, sem sombra de dúvida.
ResponderExcluirO bicho vai pegar nessa madrugada. Essa corrida acho que vai ser boa.
Cara, feliz aniversário!! Muita saúde e muitas felicidades. Deixei uma singela homenagem no SM pra ti. Depois tu dá uma olhada.
Grande abraço!!
Parabéns.
SAVIOMACHADO
JC,
ResponderExcluirAcabei de ler sobre o seu blog no SAVIO, então estou o adicionando ao BlogRoll pela qualidade do texto.
Confirmando "A perspectiva para a corrida é de que os três primeiros estejam bem leves":
Peso Dif Pos Piloto
637.0 _____ P02 Alonso
644.0 +07.0 P01 Vettel
646.5 +09.5 P03 Webber648.0 +11.0 P19 Sutil
650.5 +13.5 P07 Rosberg
652.0 +15.0 P14 Glock
659.0 +22.0 P05 Button
659.0 +22.0 P18 Kubica
661.0 +24.0 P04 Barrichello
664.5 +27.5 P06 Trulli
673.0 +36.0 P10 Buemi
673.5 +36.5 P08 Raikkonen
679.0 +42.0 P09 Hamilton
679.0 +42.0 P11 Heidfeld
679.5 +42.5 P20 Fisichella
682.7 +45.7 P15 Nakajima
690.0 +53.0 P13 Massa
690.0 +53.0 P16 Bourdais
697.0 +60.0 P12 Kovalainen
697.9 +60.9 P17 Piquet