domingo, 2 de agosto de 2009

História: 45 anos do Grande Prêmio da Alemanha de 1964


A temporada de 1964 estava um verdadeiro repeteco das duas temporadas anteriores, com Graham Hill e Jim Clark dominando o campeonato e dos demais pilotos como meros coadjuvantes. Sem conquistar um título desde 1961, a Ferrari esperava que seu primeiro piloto, o inglês John Surtees, pudesse virar esse quadro. Apesar de algumas boas corridas nos anos anteriores, Surtees era mais conhecido pelas atuações no Mundial de Motovelocidade, mas o novo motor da Ferrari já havia mostrado força na corrida anterior, onde Surtees conseguiu um bom segundo lugar no GP da Inglaterra em Brands Hatch. Provando que o motor italiano tinha futuro, Surtees conseguiu sua quarta pole na carreira em Nürburgring, pista na qual sempre andava bem.

Porém, o sábado foi assolado por um terrível acidente sofrido pelo holandês Carel Godin de Beaufort. Considerado um gentleman driver, o aristrocata holandês corria apenas por prazer e várias vezes largara na última posições para as corridas, já que ele utilizava um obsoleto carro da Porsche, cuja fábrica deixou de investir na F1 em 1962, mas Beaufort comprou seus veículos e os utilizava com financiamento próprio. Durante os treinos, Beaufort perdeu o controle do seu carro na curva Bergweck e atingiu uma árvore que rodiava o circuito alemão. Em estado crítico, o holandês foi levado para um hospital. O acidente com Beaufort deixou em segundo plano uma grande notícia daquele ano. Após conquistar sucesso no Mundial de Motovelocidade, a Honda, assim como Surtees, resolveu mudar seu foco e resolveu construir uma equipe própria de F1, com um motor muito potente, mas inconfiável, assim como o resto do carro. Para não chamar tanta atenção logo no início do projeto, a Honda não contrata uma estrela da época, preferindo entregar seu único carro ao obscuro americano Ronnie Bucknum, que largaria em último.

Grid:
1) Surtees (Ferrari) - 8:38.4
2) Clark (Lotus) - 8:38.8
3) Gurney (Brabham) - 8:39.3
4) Bandini (Ferrari) - 8:42.6
5) G.Hill (BRM) - 8:43.8
6) Brabham (Brabham) - 8:46.6
7) McLaren (Cooper) - 8:47.1
8) P.Hill (Cooper) - 8:52.7
9) Amon (Lotus-BRM) - 8:54.0
10) Siffert (Brabham-BRM) - 8:56.9

Ao contrário do ano anterior, o dia 2 de agosto de 1964 estava ensolarado em Nürburgring e mesmo com as notícias angustiantes sobre o estado de saúde de Carel de Beaufort, o grid foi formado sem grandes problemas. No Grande Prêmio da Alemanha, se utilizaria a estranha formação no grid 4-3-4, com os quatro primeiros colocados na primeira fila e na largada, foi justamente o mais lento da primeira fila que assumiu a ponta. O italiano Lorenzo Bandini levou sua Ferrari a ponta, seguido por Clark, Gurney e Surtees. Mesmo odiando a pista alemão, Clark sempre andava bem em Nürburgring, palco de sua primeira vitória na F1, e logo o escocês deixou Bandini para trás. O italiano perderia ainda mais posições e no fim da primeira volta, estava em sétimo, atrás de Clark, Surtees, Gurney, Graham Hill, Jack Brabham e Phil Hill.

Quando Jim Clark assumia a liderança de uma corrida, dificilmente era ultrapassado e por isso pouco podiam imaginar que o escocês não pudesse triunfar novamente na Alemanha, mas o motor Climax do seu Lotus começou a apresentar falhas ainda na segunda volta e ele foi ultrapassado por Surtees, Gurney e Graham Hill, que passaram a brigar pela ponta da corrida, enquanto Clark abandonaria na metade da prova. Brabham já aparecia num distante quarto lugar, enquanto os três da frente trocavam várias vezes de posição.

No entanto, o motor de Gurney passa a sofrer com um superaquecimento e o americano tem que abrandar seu ritmo, caindo várias posições no final. Nesse momento, Surtees começava a se descolar de Hill e sua distância para o inglês era maior a cada volta. Bandini fazia uma boa corrida de recuperação e com o abandono de Gurney, o italiano conseguiria o lugar mais baixo do pódio. Surtees venceria pela primeira vez no ano com uma diferença superior a um minuto sofre Hill, que passava a liderar o campeonato. Com essa vitória, Surtees se aproximava de Hill e Clark, passando a sonhar com seu primeiro título mundial em quatro rodas. Porém, na segunda-feira, foi anunciado a morte de Carel Godin de Beaufort. Quarenta e cinco anos depois daquele final de semana terrível, infelizmente o nome de John Surtees era aliado a morte, desta vez com seu filho Henry, numa corrida de F2.

Chegada:
1) Surtees
2) G.Hill
3) Bandini
4) Siffert
5) Trintignant
6) Maggs

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