O Grande Prêmio de Abu Dhabi de hoje foi a síntese desta temporada, com um domínio das duplas de Red Bull e Brawn, com um rápido, mas não tão consistente Lewis Hamilton. Confirmando a boa fase, a Red Bull conseguiu sua primeiro dobradinha do ano com Vettel bem à frente de Webber, enquanto a Brawn ficou logo atrás dos carros austríacos, com Button superando Barrichello desde a largada. Com esses resultados, a única coisa relevante que ainda estava em disputa neste domingo foi confirmada com o vice-campeonato indo, com folga, para Sebastian Vettel, muito provavelmente o piloto mais jovem a conseguir este feito. Possivelmente deve ter poucos recordes de precocidade a serem ainda batidos por Vettel...
A corrida de hoje não teve muitas emoções, mas não foi tão ruim como todos imaginavam. Ao contrário do que todos diziam, a fórmula de duas retas enormes e freadas fortes no início e no fim delas são projetadas justamente para proporcionar ultrapassagens e elas existiram, principalmente no pelotão intermediário, algo que a péssima transmissão da corrida não nos deixou ver. Outros fatores interessantes foram a presepada de Jaime Alguersuari, que simplesmente errou o seu pit e a bonita briga pela segunda posição no final da prova entre Webber e Button. Quem estava longe disso tudo foi Vettel, que permaneceu muito próximo de Hamilton até a primeira parada de ambos e efetuou a ultrapassagem sobre o campeão de 2008 neste momento, apesar de Hamilton já estar fritando os pneus por causa dos problemas nos freios. Se antes da 1º parada Webber estava mais rápido, quando Vettel teve pista livre pela frente ele disparou rumo a uma vitória tranquila, a quarta no ano, e um merecido vice-campeonato. Sebastian foi um dos pilotos mais rápidos de 2009, superando o antigo leão-de-treino Mark Webber com a humilhante marca de 15x2, mas pecou em algumas corridas, abandonando as duas primeiras etapas do ano, quando estava em posição de conquistar bons pontos que acabaram lhe fazendo falta no final do campeonato. Será difícil a Red Bull manter o ritmo atual, provavelmente atropelada por Ferrari e McLaren em 2010, mas com Newey ao seu lado e cada vez mais experiente, Vettel tem tudo para ser um fator importante na temporada vindoura. Webber caía de rendimento a cada parada de boxe, mas a verdade foi que o australiano não se entendeu com os pneus supermacios e a partir de então protagonizou o melhor momento da corrida.
Muita gente insiste em dizer que Jenson Button é o campeão mais sem brilho da história, que só conquistou o seu, até agora, único título pelas circunstâncias excepcionais deste ano. O tempo irá responder isso, porém ninguém pode dizer que o inglês é um piloto medíocre e abaixo da média, como alguns apressados já disseram. Além de merecer o título de campeão de 2009, Button fez uma corrida sensacional na parte final da prova em Abu Dhabi e partiu para cima de Webber como fez em Interlagos, onde corria com a enorme pressão de assegurar o seu título de forma antecipada. Correndo sem pressão, Button protagonizou momentos eletrizantes nas duas voltas finais, quase impedindo a dobradinha da Red Bull. Webber também mostrou que a F1 não é emocionante somente quado há ultrapassagens. As brigas e disputas, mesmo quando não a manobra consumada, também chamam a atenção e Webber segurou de forma valente Button, que não desistiu nunca da briga. Com o fim do engessamento das estratégias e com os pilotos não pensando em economizar combustível para ultrapassar seus adversários nos boxes, poderemos ver outras cenas como a de hoje. Barrichello, que tocou em Webber na primeira curva da corrida, fez uma corrida burocrática, onde mal apareceu e isso demonstra que todo o oba-oba da Globo era para enganar besta. Não vou criticar Rubens pela corrida de hoje, mas ela demonstra que o brasileiro pode ser bem regular durante uma corrida, mas não o é durante uma temporada. Da mesma forma que houve provas como Valencia e Monza, também houve Abu Dhabi...
Lewis Hamilton era o favorito de todos antes da largada, mas sua fritadas dos pneus e o fato de não ter conseguido se afastar de Vettel não era um bom sinal para o piloto da McLaren. Quando a ultrapassagem nos boxes foi consumada, Hamilton já tinha problemas nos freios, algo que acabaou o tirando da prova. Lewis foi extremamente rápido ao longo da segunda metade do campeonato e seguindo essa evolução, a McLaren irá brigar forte pelo campeonato em 2010, apesar da equipe não ter parado o desenvolvimento do carro de 2009, como fez Ferrari e Renault. Hamilton mostrou ter a força e a habilidade, só lhe resta o carro. E um companheiro de equipe mais decente do que foi Kovalainen, que se despediu melancolicamente da McLaren em outra atuação discreta, ficando sempre atrás de Raikkonen, outro que se despediu sem muita fanfarra. A Ferrari esteve num dia para entrar na história como negra, pois os vermelhos ficaram a um deserto de distância dos pontos e um Saara inteiro da vitória! Fisichella fez sua última ultrapassagem na F1 sobre um patético Romain Grosjean, que chegou em último e teve nas suas novatas mãos o pior carro da F1 atual, como um 11º Alonso pode comprovar. O espanhol deve estar esperando um carro bem melhor para 2010, onde terá uma briga dura com Massa, enquanto a Renault procura um rumo com Robert Kubica.
A BMW se despediu de forma digna, com Heidfeld chegando a pressionar Barrichello na parte final da corrida e isso não deixa de ser irônico, pois a BMW só melhorou o carro a partir de quando foi anunciada sua saída da categoria. Será difícil a equipe Sauber, agora sem o prefixo da montadora bávara, correr no próximo ano, apesar da ótima estrutura em mãos. Kubica foi um dos que tentaram ganhar posições na travada pista de Abu Dhabi e se deram mal. O polaco terminou a temporada da mesma maneira de que começou, se tocando com um carro patrocinado pela Red Bull. Por sinal, Sebastien Buemi marcou sua evolução no final da temporada com mais um pontinho, enquanto seu companheiro de equipe proporcionava uma das maiores bizarrices do ano. Em quinze anos de reabastecimento, não me lembro de ninguém errar seu pit, algo até comum na Indy e seus pits apertados. Talvez com a proximidade com a Red Bull, Alguersuari simplesmente errou seu box e entrou na equipe matriz, quase estragando o pit-stop de Vettel, que vinha logo a seguir. Provavalmente sem combustível, Alguersuari acabou parando no meio da pista. Claro que não pode julgar um piloto por causa de uma manobra, mas este tipo de asneira pode marcar um piloto para sempre. Para sorte de Alguersuari, acabaram os reabastecimentos...
Por sinal, em meio a tantas despedidas, vale destacar que Jenson Button encerrou uma era na F1. Quando o inglês parou nos boxes já no final da prova e reabasteceu de forma normal, tendo até comemoração por parte dos mecânicos, vimos pela última vez um carro ser reabastecido durante uma prova de F1. Ressuscitado em 1994 para trazer emoções as corridas, o reabastecimento deu uma mexida nas corridas, mas aos poucos foi tirando algo essencial às corridas: as batalhas por posição nas pistas. Para os pilotos, era melhor esperar o seu adversário parar nos boxes, tentar algumas voltas rápidas e o deixar para trás quando fizesse seu pit. Por anos, essa manobra foi utilizada na F1, graças as aperfeiçoamentos da dupla Ross Brawn e Michael Schumacher no final dos anos 90. Para piorar, as estratégias foram ficando cada vez mais engessadas, com todos sabendo quando um determinado piloto iria parar, causando muita monotonia nos momentos entre as paradas. A esperança era de que as provas tenham mais brigas, o que não significa mais ultrapassagens, mas como disse antes, muitas vezes a beleza de uma corrida não está na ultrapassagem em si, mas de como foi conseguida. Ou não. Ainda se aproveitando das estratégias, o sensação do final da temporada pôde marcar seus primeiros pontos. Largando pesado, para fazer apenas uma parada, Kamui Kobayashi fez outro prova soberba e além de ter ultrapassado Jenson Button quando este voltava à pista após a primeira parada, o japonês soube usar muito bem os pneus macios, teoricamente muito ruins em long runs e se estabeleceu em sexto, logo à frente do seu decadente companheiro de equipe Jarno Trulli, mais preocupado em discutir com Adrian Sutil, ainda sobre o acidente em Interlagos. Onde todos disseram que se houvesse de ter um culpado, este seria exatamente Trulli. E o italiano ainda reclama por que está sendo substituído... Sutil não teve como se encontrar com Trulli na pista, pois a Force India não se adaptou em pistas travadas, algo até esperado, e o alemão ainda ficou atrás de Vitantonio Liuzzi, que voltou bem após anos fora da F1. Se despedindo da Williams, Nico Rosberg fez uma prova ruim e não marcou pontos, fazendo uma prova até fora das expectativas, ao contrário de Kazuki Nakajima, que fez uma prova dentro do esperado. Ruim e sem marcar pontos!
E assim terrmina a temporada de 2009. Foi um ano cheio de alternâncias na ponta de cima da tabela, onde apenas Williams e Toro Rosso não apareceram no pódio. Com mais mudanças no regulamento para 2010, a F1 só espera um ano de paz e sossego, com as equipes se entendo mais com a FIA e seu novo gestor, Jean Todt, e que as próprias se mantenham para muitos anos na categoria. Afinal, o show não pode parar e já estamos na contagem regressiva para a metade de março de 2010, onde estaremos em Bahrein para a primeira etapa do campeonato do ano que vem!
Ola Joao
ResponderExcluirA corrida em si, eu não achei muito boa, o circuito é lindo, mais o trajeto..sem emoção
abraço
Fernando Gennaro