O calendário da temporada de 1967 tinha a peculiaridade da primeira corrida ser no início de janeiro e a segunda etapa ser apenas cinco meses depois. Monte Carlo era um circuito já tradicional e bastante cansativo, tanto que era conhecido como a corrida das 'mil curvas', pois a prova tinha cem voltas ao longo do circuito de dez curvas. Vencer no principado era um enorme prêmio para todos os pilotos, não apenas pelo dinheiro, mas também em prestígio.
Jack Brabham ficou com a pole, mostrando que o seu carro ainda era um dos melhores do grid, enquanto a Ferrari colocava Lorenzo Bandini na primeira fila. O italiano perseguia sua segunda vitória desde 1964, quando venceu na Áustria e se tornou um segundo piloto da scuderia, na sombra de John Surtees. Agora tendo o jovem Chris Amon como companheiro de equipe, Bandini tinha a chance de se sobressair dentro da Ferrari. Denny Hulme era outro piloto buscando afirmação e largando em quarto, o neo-zelandês buscava não apenas sua primeira vitória, como se solidificar como piloto de ponta, saindo da sombra do seu companheiro de equipe e chefe, Jack Brabham.
Grid:
1) Brabham(Brabham) - 1:27.6
2) Bandini(Ferrari) - 1:28.3
3) Surtees(Honda) - 1:28.4
4) Hulme(Brabham) - 1:28.8
5) Clark(Lotus) - 1:28.8
6) Stewart(BRM) - 1:29.0
7) Gurney(Eagle) - 1:29.3
8) Hill(Lotus) - 1:29.9
9) Siffert(Cooper) - 1:30.0
10) McLaren(McLaren) - 1:30.0
O sol marcou presença em Mônaco no dia 7 de maio de 1967 e junto ao Mar do Mediterrâneo, a largada foi dada com Jack Brabham mantendo a ponta, mas o australiano não demorando a ter problemas de motor, levando Brabham até mesmo a provocar um pequeno acidente com Jo Siffert. Com isso, Bandini assumia a primeira colocação da corrida, mas tendo Stewart e Hulme no seu encalço. O italiano meio que mostra por que sempre foi preterido dentro da Ferrari e foi facilmente ultrapassado por Stewart e Hulme, caindo para o terceiro lugar.
Hulme apenas perseguia Stewart, enquanto Bandini já era pressionado pelo Eagle de Dan Gurney. Contudo, o americano abandonaria ainda no começo da prova, da mesma forma de Stewart. Com isso, Denny Hulme assumia a ponta, seguido por Bandini. Os dois pilotos necessitavam da vitória por motivos diferentes, mas aquela era uma grande chance. Inicialmente Hulme tinha uma vantagem confortável na frente, enquanto Bandini ficava para trás. Porém, o italiano, motivado, aumentou seu ritmo e começava a tirar a diferença para Hulme. O carro da Brabham tinha um carro mais contornável e fácil de guiar, ao contrário da Ferrari, pesada e com muita potência, fazendo com que o piloto que o guiasse tivesse que trabalhar muito durante as corridas. Isso acabaria sendo fatal.
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Chegada:
1) Hulme
2) Hill
3) Amon
4) McLaren
5) Rodríguez
6) Spencer
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