Depois de um início espetacular de temporada, este ano de 2012 está cada vez mais parecido com 2005 no que tange a disputa pelo título. Para quem não se lembra, Fernando Alonso começou a disparar na liderança nas primeiras corridas e quando seu Renault foi superado pela McLaren de Kimi Raikkonen, o espanhol passou a administrar a diferença para o pé-frio finlandês, conquistando seu almejado primeiro título com antecipação. E assim Alonso está fazendo, com ainda mais maestria, este ano. Que a Ferrari não tinha o melhor carro no início do campeonato, isso é fato. Só que Alonso foi conquistando pontos preciosos e quando a Ferrari se encontrou, o espanhol começou a fazer a diferença num campeonato muito equilibrado, onde detalhes se tornam cada vez mais um diferencial rumo ao título. E Alonso está fazendo isso.
A corrida hoje em Hockenheim foi com muito sol, mas com clima agradável e não muito degradante aos pneus, ao contrário das chuvas que atrapalharam equipes e pilotos nos dois dias de treinos. Se não foi das corridas mais espetaculares no primeiro pelotão, o Grande Prêmio da Alemanha foi extremamente equilibrado, com Alonso sempre tendo que olhar bem no retrovisor para manter a ponta. Fernando foi perfeito de ponta a ponta e por isso conseguiu a terceira vitória em 2012. Sendo Vettel ou Button, Alonso sempre parecia ter a corrida sobre controle, mesmo com seus adversários muito próximos dele, particularmente no retão, melhor ponto de ultrapassagem do circuito. Com 35 pontos de vantagem no campeonato, Alonso passará a administrar a sua liderança a seu bel prazer, ainda mais com um carro que lhe foi capaz de dar duas vitórias e um segundo lugar nas últimas três provas. Se Galvão estiver certo e Massa precisar apenas de duas corridas boas ou uma ótima para renovar com a Ferrari, o brasileiro precisará apostar tudo em Hungaroring na semana que vem. Hoje, Massa fez uma corrida ruim, onde bateu com Daniel Ricciado logo na largada, fazendo-o trocar o bico e perder muito tempo nos boxes ainda nos estágios iniciais da corrida, estragando ainda mais seu final de semana.
Da mesma forma, McLaren e Red Bull viram diferenças enormes entres seus dois pilotos hoje. Vettel esteve na briga pela vitória o tempo todo, perdeu o segundo lugar para um ótimo Jenson Button nos pit-stops, mas recuperou a sua posição na penúltima volta, mas isso pode acabar saindo caro para o alemão, pois foi claro que Vettel passou Button por fora da pista, o que é proibido. Punição à vista! Jenson Button reviveu seus melhores momentos em Hockenheim e retornou ao pódio após longo e tenebroso inverno numa crise sem fim. Largando em sexto, Button passou com a maestria de sempre Hülkenberg e Schumacher para se juntar à briga pela ponta. O inglês chegou a assumir a segunda posição e pressionar Alonso, mas o espanhol esteve magistral e nem mesmo abrindo a asa, Button teve chances de ultrapassar. Conhecido pelo trato com os pneus, Button travou forte seu pneu logo após sua segunda parada e isso pode ter lhe custado um pouco de desempenho no final, permitindo não apenas a escapada de Alonso, como a aproximação e a ultrapassagem de Vettel. Porém, para quem lutava para marcar pontos, este terceiro (que pode virar segundo) lugar foi mais do que bem-vindo para o inglês. Já Hamilton passa por problemas parecidos que lhe atormentaram em 2011. Visto numa balada em Londres semana passada, seu namoro foi por água abaixo e sua performance ficou abaixo do esperado. Tendo um pneu furado logo no início da corrida, ainda por causa do toque de Massa em Ricciardo, Lewis só faltou chorar para abandonar a corrida, quando seu carro tinha um claro bom desempenho, a ponto de ultrapassar Vettel para tirar uma volta e pressionar Alonso logo em seguida. Porém, Hamilton acabaria sendo o único abandono da tarde. Forte no talento, Hamilton demonstra cada vez mais ser muito fraco psicologicamente, dando espaço para o crescimento de Button. Como em 2011. Fraco também foi o desempenho de Webber, que hoje teve dificuldade de ultrapassar até mesmo uma Caterham! O australiano não teve força para sair do pelotão intermediário e marcou poucos pontos com o oitavo lugar. Muito, muito pouco para quem sonha em conquistar o seu primeiro título, mesmo ainda estando em segundo no campeonato, mas cada vez mais longe de Alonso.
A Sauber fez uma ótima corrida em Hockenheim, circuito mais próximo de sua fábrica na Suíça. Kobayashi foi bem mais eficiente em suas brigas por posição e numa estratégia arriscada, o japonês conseguiu um longo stint com pneus macios e terminou a prova em quinto, tendo Pérez logo atrás, sendo que o mexicano conseguiu onze posições no processo! Pérez ainda é muito punido, como a que ganhou ontem, mas seu ritmo de corrida é impressionante e como seu futuro é claramente a Ferrari, a comparação com Massa é totalmente a seu favor. Falando em punição, Grosjean fez uma corrida medonha, tocando com Bruno Senna na primeira volta, tentou uma retaliação, mas sua corrida estava definitivamente estragada. Raikkonen ficou num solitário quarto lugar, mas com o crescimento de Ferrari, Red Bull e McLaren, ficou complicadíssimo a Lotus conquistar sua procurada primeira vitória, ficando um lugar no pódio já como um grande resultado. O melhor momento da equipe aurinegra passou e eles não aproveitaram. Da mesmo forma que a Force India não aproveitou as boas posições de largada dos seus dois pilotos e com um ritmo ruim, acabaram perdendo posições e Hulkenberg foi o único a pontuar, em nono. A Mercedes foi a única a tentar uma tática diferente na corrida. Tentando dar o pulo do gato, o mercedianos optaram por uma terceira parada, mas isso resultou apenas Schumacher perder o quinto lugar para as duas Sauber, mas Nico Rosberg, que largou na penúltima fila, teve pneus bons o suficiente para conseguir um lugar na zona de pontuação nas últimas voltas. Porém, mais uma vez, Schumacher superou Rosberg.
A Williams é outra que vem caindo pelas tabelas e após Maldonado andar nas primeiras posições nas primeiras voltas, o venezuelano foi perdendo rendimento a ponto de acabar a prova não apenas longe dos pontos, como um pouco à frente de Bruno Senna, que teve uma corrida complicada ao tocar-se com Grosjean e perder quase uma volta ao término da primeira passagem! Apesar de muitos negarem, Valtteri Bottas está cada dia mais próximo da vaga de Bruno em 2013. A Toro Rosso fez sua corrida opaca de sempre, enquanto Caterham, Marussia e HRT só apareceram mesmo levando volta ou brigando entre si, como na animada disputa entre Petrov e Kovalainen, com o russo levando vantagem. Se com Trulli Kova liderava soberano a equipe verde, com Petrov a briga está mais acirrada.
Com metade da temporada já cumprida, Alonso já vê seu terceiro título e o primeiro pela Ferrari bem mais próximo. O espanhol está guiando o fino e ele mesmo admite isso. A Red Bull não domina como antes e a forma como Vettel andou no limite hoje foi a prova disso. O campeonato que começou animado e prometendo brigas múltiplas pelo campeonato, está caindo nas habilidosas mãos de Fernando Alonso. O certame continua equilibrado e toda a diferença irá se sobressair. E a diferença em 2012 se chama Fernando Ruiz Alonso.
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