A segunda corrida da rodada dupla em Detroit foi bem diferente da primeira prova. Se ontem a corrida foi fluída e sem muitas interrupções, hoje os carros tiveram poucas voltas em bandeira verde na primeira metade da prova, inclusive com um mega acidente em uma das relargadas, quando dez carros bateram na primeira curva. São nessas situações que a estratégia pode ser crucial para que um piloto consiga superar as adversidades ou simplesmente um piloto mais rápido e vencer uma corrida. Foi isso que definiu a primeira vitória de Simon Pagenaud na Indy.
Assim como no sábado, Mike Conway fazia uma corrida para vencer e dominar hoje. Com um carro rapidíssimo nas mãos, Conway era o grande favorito a ganhar novamente em Detroit, mas com tantas bandeiras amarelas, vários pilotos ficaram em janelas diferentes de paradas e nas voltas finais, ficou claro quem apostou corretamente, sempre lembrando da variável dos pneus macios, que sofria horrores no asfalto ondulado em Detroit e pouco durava, assim com a borracha da Pirelli na F1, ia ser beneficiado na bandeirada. Após o enrosco da primeira curva, a corrida foi até o fim sem bandeira amarela e com muitas alternâncias entre os líderes, mas o talentoso Simon Pagenaud se destacava ao esticar sempre que possível suas paradas e mantendo um ritmo muito forte na frente, abrindo cada vez mais do segundo colocado, o surpreendente James Jakes. Quando estes fizeram suas paradas finais, voltaram à frente de Conway, que teve que costurar para conseguir deixar para trás os carros da Ganassi numa sequencia de manobras sensacional. Porém, no fim, Pagenaud conseguiu se manter na ponta com muita categoria e venceu pela primeira vez na Indy. Jakes, que estava com os pneus moles no fim, viu seu desempenho se deteriorar, como esperado, nas voltas finais e levou um calor enorme de Conway, mas na briga entre os ingleses, Jakes superou Conway e conquistou também seu melhor resultado na carreira.
Atrás do surpreendente trio, todos vindos de equipes intermediárias, vieram os pilotos da Ganassi, liderado por Scott Dixon. Com isso, os seis primeiros corriam com motores Honda, apagando um pouco o vexame dos propulsores nipônicos em Indianápolis. Marco Andretti foi o melhor representante da equipe do seu pai, enquanto a Penske nada teve a comemorar na corrida organizada pelo capitão Roger Penske. Num total de 140 voltas no final de semana, A.J. Allmendinger conseguiu a proeza de não completar nenhuma! Will Power, o melhor piloto da equipe, vive um azar tremendo e foi um dos atingidos no grande acidente da volta 28. Helio Castroneves também se envolveu no acidente, mas mostrando a competência da Penske, conseguiu retornar à prova sem perder uma volta e como vários dos seus adversários no campeonato se deram muito mal hoje, Castroneves conseguiu se manter na ponta do campeonato, empatado com Marco Andretti. Mas pelo acidente em que se meteu, Hélio pode renovar o estoque de cuecas depois deste final de semana...
Simon Pagenaud, piloto descoberto por Gil de Ferran na ALMS, finalmente mostrou a que veio e conseguiu sua primeira vitória na carreira, mas o francês apenas corroborou um final de semana estranho, onde as equipes grandes não andaram bem e os times pequenos fizeram a festa.
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