quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Engolindo sapos

A última novela para a temporada 2015 acabou hoje, com o anúncio da McLaren de um dos segredos mais mal guardados dos últimos tempos, o retorno de Alonso para as glebas mclarianas, e, isso sim um suspense até o último momento, a permanência de Jenson Button na equipe para uma sexta temporada pela equipe.

Apesar do sorriso, Ron Dennis deve estar bem contrariado com sua nova dupla de pilotos. Após seu ano conturbado na McLaren, Fernando Alonso disse mais de uma vez que seu problema dentro da McLaren não tinha sido com Lewis Hamilton, mas com os dirigentes da equipe, mais especificamente, com Dennis. Sete anos depois, Dennis recebe Alonso de volta e diz que tem a melhor dupla de pilotos do grid, já que no outro lado está Jenson Button, com quem Ron teve atritos esse ano. Não era segredo nenhum que Ron Dennis queria que Kevin Magnussen, para o veterano dirigente um digno sucessor de Lewis Hamilton na McLaren, ficasse mais um ano na equipe ao lado de Alonso e foi, sem ter medo de esconder de ninguém, à Dinamarca para cooptar patrocínios que apoiassem Magnussen. Não conseguindo o seu feitio, Dennis também teve que engolir Button mais uma temporada.

Ao contrário da Toro Rosso, que terá uma dupla de pilotos adolescentes, a McLaren alinhará a dupla de pilotos mais experiente dos últimos tempos, com Alonso e Button tendo somados 69 anos em 2015, com mais de 400 GPs somados e três títulos mundias dentro do box da McLaren. Experiência que poderá ser valiosa no começo da nova aventura da Honda a partir de 2015, mas que começou bastante mal no teste pós-temporada em Abu Dhabi. Alonso sabe que essa deve ser sua última chance de conquistar o seu tricampeonato e que não terá muito tempo para provar com números, o que todos falam empiricamente do talento e genialidade do espanhol. Button tinha a torcida de todo o paddock para ficar mais um ano na F1 e o inglês conseguiu seu objetivo, nesse que pode ser também o último contrato de Jenson na F1. Quando Button correu ao lado de Hamilton, um piloto melhor do que ele, o comportamento de Jenson foi muito bom, superando algumas vezes Hamilton e ganhando a confiança de mecânicos e engenheiros, além de mostrar uma ótima forma, particularmente em 2011, onde maximizou seu tocada leve para conseguir o vice-campeonato. A tendência é que os dois já veteranos pilotos se deem bem e fazendo sua propaganda para ficar na McLaren, Button disse que gostaria muito de trabalhar com Alonso, que dizem ter optado pelo inglês no lugar de Magnussen, que após um ano onde mostrou velocidade, ficará como terceiro piloto.

A F1 segue para 2015 com várias mudanças nos line-ups das equipes, algumas até surpreendentes. McLaren e Ferrari partirá com duas duplas com campeões mundiais, mas querendo recuperação, sendo que a McLaren tem o desafio adicional de desenvolver rapidamente o novo motor Honda, para satisfazer as ambições de Alonso, tendo a ajuda providencial de Button, que já trabalhou com os japoneses. A Red Bull, agora tendo o apoio oficial e irrestrito da Renault, terá dois pilotos jovens e querendo mostrar serviço. A Mercedes, dominadora esse ano, terá uma dupla de pilotos que mostrou um alto nível em 2014. Williams, com sua boa dupla de pilotos e o motor Mercedes com trunfo, terá boas chances de se manter no topo. As cinco principais equipes já tem suas armas mostradas. Que venha 2015! 

Um comentário:

  1. Não curto o Button, mas é bom que ele fique.
    Um nome grande em um time grande e com grandes ambições no projeto.
    É bom pro campeonato.

    ResponderExcluir