Quando fazia Análises de Falha em meus trabalhos, sempre cobrava do pessoal que tínhamos que achar a causa-raiz do problema e após identifica-la, fazer Planos de Ação para que o mesmo problema não ocorresse novamente.
A conclusão da investigação do grave acidente de Jules Bianchi em Suzuka, se dependesse de mim, voltaria para os envolvidos refazerem, por não ter sido encontrado a causa-raiz. Simplesmente jogar a culpa em Bianchi, que está inconsciente numa cama de hospital na França, é por demais simplório para um painel que tem vários notáveis, como Emerson Fittipaldi, Ross Brawn e Stefano Domenicalli. Jules não diminuiu a velocidade o suficiente nas condições de duplas bandeiras amarelas? Ok. Mas foi apenas isso que fez com que o francês esteja lutando pela vida nesse momento?
Se for aprofundar um pouco mais nessa questão, se veria que NENHUM piloto diminui a velocidade como os comissários gostariam em situações de bandeira amarela dupla e que talvez isso venha de uma preparação insuficiente, de pilotos que chegam à F1 cada vez mais cedo e inexperientes, sem ter passado por situações de corrida o suficiente para enfrentar um carro potente e difícil de se pilotar, numa situação de iminente acidente, como foi visto em Suzuka. Será que essa questão será posta em questão? Difícil, vide a liberação de super-licenças para Max Verstappen, de apenas 17 anos e uma temporada apenas com monopostos.
A propalada investigação ampla do acidente de Bianchi mudou alguns procedimentos, mas não chegou à causa-raiz do problema.
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