domingo, 11 de dezembro de 2016

Sintomas da crise

Praticamente encerrando a temporada do automobilismo em 2016, Felipe Fraga conquistou seu primeiro título da Stock Car em Interlagos neste domingo. A vantagem do paraense de nascimento e tocantinense de adoção era tamanha no campeonato, que Fraga foi campeão com um décimo lugar, enquanto seu rival pelo título, o experiente Rubens Barrichello, chegou em segundo após rodar ainda no começo da prova. Como normalmente acontece em Interlagos, a chuva deu as caras e bagunçou um pouco o status quo da prova, mas a rodada de Barrichello ajudou Fraga, o líder no momento, a escolher a conservadora situação de colocar pneus de chuva, mesmo a precipitação tenha sido apenas passageira. O título de Fraga não correu muitos riscos ao longo dos quarenta minutos de prova.

Felipe Fraga se tornou o mais jovem piloto a vencer o disputado campeonato da Stock Car, o que é um feito e tanto, mas também demonstra a crise que passa o automobilismo brasileiro, prestes a não ter nenhum brasileiro na F1. A carreira de Fraga resume-se a uma passagem vitoriosa no kart, mas sem opções de se preparar no Brasil, Felipe se mandou prematuramente para a Europa, onde disputou uma temporada na F-Renault, sendo contemporâneo de Daniil Kvyat. Porém, a falta de apoio fez com que com Fraga voltasse ao Brasil e começasse na Stock com apenas 18 anos em 2014, culminando com o título nesse ano.

Por mais que Felipe Fraga elogie a Stock hoje, ele não sonhava em ser campeão pela categoria quando começou no kart. Ele queria a F1. Porém, sem apoio e categorias decentes no Brasil, Fraga tomou a decisão que lhe era mais fácil, que é se 'aposentar' na Stock antes dos 20 anos. E ele não está sozinho. Lucas Foresti, Rafael Suzuki também tiveram boas passagens no kart, mas sem condições de desenvolver suas carreiras, resolveram ficar na Stock, uma categoria conhecida não faz muito tempo por ter 'dinossauros'. 

Com a situação precária do automobilismo brasileiro, bons pilotos como Fraga, que venceu merecidamente o campeonato da Stock, preferirão ficar aqui no Brasil do que tentar conquistar seus sonhos na Europa e tentar a F1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário