Patrício O'Ward vai pavimentando seu nome como uma das futuras estrelas da Indy e como ele está ligado à McLaren, não seria surpresa o mexicano indo para a F1 algum dia. Pato, como é mais conhecido, teve um ótimo final de semana na rodada dupla em Detroit e subiu para a liderança do campeonato com sua vitória na segunda corrida no tradicional circuito de rua em Michigan.
No sábado Marcus Ericsson surpreendeu com uma vitória onde o triunfo caiu no colo do sueco. Numa medida artificial (não é apenas na F1...) para que a corrida não terminasse em bandeira amarela, a Indy colocou uma bandeira vermelha na antepenúltima volta. Naquele momento, Will Power liderava e estava pronto para acabar com a seca da Penske em 2021. Na relargada, contudo, o carro de Power simplesmente se negou a funcionar e Ericsson, que vinha em segundo por causa da estratégia no que foi uma confusa primeira corrida no sábado, pôde triunfar depois de largar em 16º. Ericsson se tornou um ótimo piloto quando saiu corrido da F1? A 22º posição no grid no domingo demonstrou que o sueco teve mais sorte do que talento para vencer depois de longo e tenebroso inverno.
O'Ward tinha sido o pole no sábado, mas acabou atrapalhado pelas estratégias, principalmente pelo impressionante acidente que mandou seu companheiro de equipe Felix Rosenqvist para o hospital no sábado. No domingo o mexicano errou na classificação e largou no meio do pelotão, mas como Ericsson demonstrara no dia anterior, isso não significa que o piloto simplesmente está com sua corrida morta antes da largada. O pole de hoje foi Josef Newgarden e agora era ele quem estava preparado para acabar com a seca da Penske. O americano dominou a corrida inteira, mas estava claro que ele teria sérios problemas no fim. Os pneus moles sofreram um desgaste acentuado em Detroit e toda a vantagem de Newgarden se sustentou nos compostos duros, mas por força de regulamento, Josef teria que usar os temidos pneus macios em algum momento. Numa corrida com poucas bandeiras amarelas, Newgarden teria que administrar mais de vinte voltas com esse composto no stint final. Ele virara um alvo fácil!
Falando em bandeiras amarelas, já está na hora de falar de Jimmie Johnson. A lenda da Nascar surpreendeu a todos quando resolveu fazer uma temporada na Indy unicamente nos mistos, para experimentar os monopostos. Johnson conseguiu um lugar na poderosa Ganassi, conseguiu ajuda de vários ex-pilotos de qualidade, além da boa-vontade de todos nessa sua empreitada. Passadas seis corridas, Johnson simplesmente é incapaz de sair das últimas posições e em TODAS as corridas até o momento trouxe uma bandeira amarela ao rodar sozinho. Mesmo tendo nada a provar, as exibições do JJ na Indy já resvalam no vexame.
Voltando ao primeiro pelotão, O'Ward se aproximava do no bloco que brigava pela vitória e quando duas bandeiras amarelas seguidas apareceram nas últimas voltas, o mexicano começou uma recuperação de tirar o fôlego, saindo de sexto para primeiro em poucos minutos numa pilotagem agressiva e certeira. Pato ultrapassou Graham Rahal e Scott Dixon nas relargadas, depois ultrapassou Alex Palou e Colton Herta após a última relargada até encostar num vulnerável Newgarden na antepenúltima volta. O piloto da Penske se esforçou, chegou a tocar-se com Pato, mas o piloto da McLaren sobressaiu-se para ser o primeiro piloto a vencer mais de uma vez na Indy na temporada 2021. Uma semana depois da vitória de Sergio Pérez em Baku na F1, O'Ward mostrou a força do automobilismo mexicano em 2021!
O resultado da corrida explosiva de O'Ward lhe entregou a liderança do campeonato, apenas um ponto na frente de Alex Palou, que foi terceiro colocado, colado atrás de um desconsolado Newgarden, que liderou o maior número de voltas da corrida, mas foi derrotado por uma estratégia errada da Penske, que amarga um dos seus piores inícios de temporada da Indy em cinquenta anos. O interessante disso é que Pato O'Ward lidera à frente de outro piloto jovem, no caso, Palou. Seria esse o sinal de uma troca de guarda na Indy? Se for o caso, Pato será uma das pontas de lança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário