segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Figurão(ARS): FIA

 Por muitos anos a FIA foi criticada por destruir circuitos lendários em nome da segurança. Não faltam exemplos de pistas que foram modificadas por imposições da FIA, como foram os casos de Nürbrurgring, Hockenheim, Paul Ricard e por aí vai. A fome por dinheiro de Bernie Ecclestone passou para a Liberty, que foi seduzida pelos petrodólares vindos da Arábia Saudita e resolveu incluir o reino no calendário da F1, mesmo com todas as críticas pelas constantes violações aos direitos humanos do local. Como sempre, o escritório de Hermann Tilke foi contratado para projetar e construir a pista em Jedá, num belíssimo cenário e tudo parecia certo, pois se o alemão sempre foi criticado por seus traçados sem sal, pelo menos eles sempre foram seguros. A pista de Corniche foi construída em tempo recorde e pelas simulações ganhou a fama de velocíssima. Talvez um pouco demais. Quando a teoria foi para a prática, a alta velocidade se confirmou, mas ninguém esperava uma pista tão estreita, sem basicamente nenhuma área de escape e recheada de curvas cegas, transformando a pista de Jedá numa das mais inseguras que a F1 já aportou nos últimos trinta anos. Os pilotos adoraram correr lá, mas os fatores de segurança trouxe enormes críticas de todos. Naturalmente pressionada para não acabar com o show, a FIA liberou a pista um dia antes do primeiro treino livre, fornecendo um final de semana tenso, que ainda viu Enzo Fittipaldi fraturar o tornozelo na corrida de F2. Na F1 a corrida teve duas bandeiras vermelhas, vários sustos e inúmeras decisões esquisitas dos comissários da FIA, personalizada em Michael Masi. Em meio à várias polêmicas entre os protagonistas do campeonato de 2021, a F1 respirou aliviada por nada de mais grave tenha ocorrido e espera que a FIA tenha aprendido a lição, antes de liberar um circuito tão perigoso, lembrando seu passado de preocupação com a segurança, mas que na frente dos petrodólares, se contradisse.

Um comentário:

  1. Se a pista fosse mais larga e tivesse áreas de escape, acho que seria aceitavel correr por lá porque apesar de ser um circuito de rua, tem como ultrapassar na pista pelo o que deu pra ver durante a corrida sem problemas

    ResponderExcluir