sábado, 4 de dezembro de 2021

No fio da navalha

 


Já foi falado aqui algumas vezes que Lewis Hamilton e Max Verstappen estão se forçando de tal maneira que ambos estão em seus limites, tornando a temporada 2021 tão maravilhosa e inesquecível. Hoje tivemos mais um exemplo do quão fortes estão andando esses dois pilotos, sendo que dessa vez Max foi o perdedor num circuito onde não se permitem erros. No novíssimo circuito localizado em Jedá, Max e Lewis estavam no fio da navalha no Q3 e a experiência de Hamilton acabou sendo o diferencial, com Max acabando por bater na última curva, quando vinha para fazer a pole numa volta empolgante no perigoso circuito saudita.

Para começa, o novo circuito à beira do Mar Vermelho. O circuito de rua de Jedá foi construído em tempo recorde e até se falou que ele não estaria pronto nesse primeiro final de semana de dezembro, mas não importando a qual custo, ele ficou pronto, com a assinatura do onipresente escritório de arquitetura de Hermann Tilke. Como ficou bem claro dentro do prazo e o circuito não tem nada de rua simplesmente porque não existia nenhuma rua no local, mas como o local era restrito, optou-se por criar um pseudo-circuito de rua. O pessoal do Tilke criou um circuito de altíssima velocidade, onde os pilotos passam mais de 80% da volta com o pé embaixo. Tudo muito belo e os pilotos adoraram o desafio, mas há um perigoso porém. Como se trata de um 'circuito de rua', os muros ficam colados na pista, representando um risco para pilotos numa sucessão de curvas cegas em alta velocidade. Não faltaram cenas potencialmente perigosas, com os pilotos tendo encontros nada 'amistosos' nas estreitas curvas de Jedá, mas até o momento sem nenhum incidente mais grave. Por enquanto. A verdade é que há um acidente esperando para acontecer lá...

Sem nenhum teste anterior e com a pista sendo liberada pela FIA na quinta-feira anterior aos treinos livres, a pista comprovou ser de alta velocidade, mas há um problemático adjetivo nele: perigosa. Felizmente (e tomara que seja assim por todo sempre), nada demais aconteceu. Os treinos aconteceram sem maiores dramas. A Aston Martin ficou com sua dupla de pilotos ainda no Q1, indicando um final de ano ruim para um time que se diz querer o título no futuro. Após a pancada forte de Charles Leclerc na sexta, a Ferrari demonstrou um grande poder de recuperação e o monegasco (monegato é meus o...) ficou na segunda fila, deixando Sergio Pérez em quinto, mas ao contrário de outras oportunidades, o mexicano sempre andou na mesma balada de Verstappen, indicando que esse resultado foi muito mais mérito de Leclerc, mas nem tudo para a Ferrari foi flores, com Sainz rodando no Q2 e nem marcando tempo nessa sessão. Giovinazzi, de malas prontas para a F-E, demonstrou mais uma vez sua velocidade ao ir para o Q3. Se ele repetisse a dose nas corridas, talvez o italiano tivesse uma chance de ficar na F1.

Num final de semana de muito aprendizado, equipes e pilotos tiveram dificuldades em tirar temperatura dos pneus, mas na hora do 'vamos ver', Verstappen e Hamilton foram os protagonistas de sempre. Max fez uma volta que parecia definitiva no meio do Q3, mas Lewis foi lá e superou o piloto da Red Bull. No último momento, Verstappen saiu para uma segunda tentativa absolutamente no limite. Ele quase bateu na saída da curva 2 e estava mais rápido do que Hamilton. Então veio a última curva e um toque do pneu traseiro direito no muro que pôs tudo a perder para Verstappen, que para piorar, Bottas também melhorou seu tempo e a Mercedes tem toda a primeira fila amanhã. Porém, nada que esteja ruim possa piorar. O acidente de Max foi parecido com o de Leclerc em Mônaco e quando a Ferrari resolveu não trocar o câmbio após a classificação, vimos bem o que aconteceu na corrida. Ou antes dela... Provavelmente a Red Bull não correrá nenhum risco, mas isso pode colocar Max numa preocupante oitava posição, num circuito que pelas provas de F2, será de ultrapassagens complicadíssimas. Isso, sem contar a apertada curva um, onde a largada no meio do pelotão poderá ser um pandemônio.

O primeiro match-point de Max Verstappen pelo título da F1 vai se tornando um pesadelo com o neerlandês podendo ver Hamilton vencer e abrir bons pontos para ele antes da última etapa do ano. Jedá nos trouxe um circuito perigoso e até mesmo meio artificial, mas já com histórias para contar. Esse ligeiro toque de Max na última curva pode lhe custar muito, muito caro no final.   

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