O circuito de Abu Dhabi nunca caiu no gosto da F1, seja pilotos ou torcida, mas como os árabes pagam caro para fechar a temporada e a Liberty gosta de dinheiro tanto como Bernie, tínhamos que se conformar com a insossa pista de Marina Bay terminando o ano. Como ali não falta grana, reformas foram feitas na pista, deixando-a mais fluída ao destruir de forma bem-vinda duas chicanes desnecessárias, porém, a pecha de circuito artificial dificilmente despregará de Marina Bay e muitos se perguntam se Interlagos não seria um palco melhor para uma decisão de campeonato, ainda mais esse ano. Como era de se esperar, todo o foco desse final de semana esteve em cima da Max Verstappen e Lewis Hamilton. Não importa, por exemplo, que Latifi tenha ficado na frente de Russell, que Kimi fez uma última classificação brochante ou se pela primeira vez Tsunoda tenha superado Gasly. Na verdade, nem se todos os pilotos desfilassem nus pela pista chamaria tanta atenção do que a tensa disputa entre os representantes de Mercedes e Red Bull. Com tanta coisa já tendo acontecido e rolado ao longo de nove meses de competição, a disputa culmina nessa corrida e a classificação foi o primeiro round.
No Q1 e no Q2 a Mercedes ainda parecia bem na frente da Red Bull a ponto dos austríacos partirem para uma jogada arriscada para a corrida. Vendo Pérez em dificuldades de ir para o Q3 e Max sempre mais lento do que Lewis, a Red Bull colocou pneus macios nos seus dois carros e com essa borracha largarão amanhã, enquanto a dupla da Mercedes sairá com pneus médios. A maior aderência dos macios fará diferença na largada, mas não resta dúvida de que isso cobrará a conta em ritmo de corrida. Contudo, com todo mundo com pneus macios, a Mercedes ainda teria a vantagem no Q3, certo? Não!
A Red Bull tentou ao máximo não trocar seu motor nas últimas provas para não acontecer uma punição, algo que a Mercedes fez com belos frutos cultivados por Hamilton nas últimas provas. Para se trocar a configuração de um motor basta acoplar um notebook ou até mesmo apertar um botão no volante. O certo foi que a Red Bull surpreendeu com um carro mais rápido no Q3 e Verstappen ficou com a pole de forma tão confortável que até tirou o pé na segunda tentativa. Hamilton não pareceu à vontade nas suas duas voltas do Q3 e no geral a Mercedes sentiu, pois se até o Q2 Bottas estava sempre muito perto de Hamilton, no Q3 o nórdico conseguiu apenas uma pálida sexta posição. Muito pouco para quem quer terminar sua passagem pela Mercedes com estilo, como o próprio Valtteri falou nas redes sociais nessa manhã. A classificação da Red Bull só não foi melhor porque Pérez perdeu a terceira posição no fim para Lando Norris, que não devemos esquecer, é inglês e corre com motor Mercedes.
Com uma pole tão enfática e a estranha queda da Mercedes no Q3, a vitória no primeiro round dessa decisão foi mesmo de Max Verstappen que, numa disputa tão apertada, os fatores psicológicos já entram na jogada e o neerlandês está agora por cima. Contudo, Lewis Hamilton é um multi-campeão com uma enorme bagagem e nessa mesma temporada já saiu de situações críticas. Dessa vez Lewis terá um dia para se recuperar desse golpe e ir para cima de Max sem muito tempo para se pensar. Os fatores externos favorecem Max, que tem Pérez em quarto, isso se a Mercedes não pedir ajuda à sua cliente McLaren com Norris. A última classificação de 2021 teve uma história interessante para contar e isso dá uma amostra do que vem por aí. Amanhã será imperdível, mesmo que Abu Dhabi não tenha um histórico de boas corridas, mas da forma como se comportaram Max e Lewis em toda essa temporada, a tensão de uma renhida disputa pelo título estará garantida.
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