A tática de Quartararo para vencer na canhota pista de Sachsenring foi bem parecida com as demais vitórias de Fabio em 2022. Uma largada agressiva, segurar o rojão nas primeiras voltas para disparar na frente. Na Alemanha, o piloto da Yamaha cumpriu a primeira parte com maestria e dividiu a primeira curva com Bagnaia para subir para primeiro. Porém, a Ducati de Bagnaia ainda tem a vantagem de potência, mesmo a pista saxônica estar longe de ter longas retas. Pecco atacou no final da primeira volta, mas Quartararo seguia seu plano rumo a segunda parte. Que não foi preciso suar muito para realiza-la. Bagnaia era a maior ameaça à Quartararo, mas o italiano da Ducati caiu ainda no comecinho da corrida, para seu desespero e também da Ducati, que lamentava nos boxes. Bagnaia se caracterizou pelo estilo cerebral de pilotagem, mas a terceira queda em quatro corridas destruiu qualquer consistência que o italiano possa mostrar rumo ao título desse ano. Mesmo com a melhor moto do pelotão e correndo pela equipe oficial, Bagnaia vai jogando suas chances na lata de lixo.
O azarão Aleix Espargaró nem sentiu o gostinho da segunda posição com a queda de Bagnaia, pois tinha sido ultrapassado por Zarco na passagem anterior. O veterano francês ainda tentou ir para cima do compatriota, mas num dia de muito calor na Alemanha, o piloto da Pramac Ducati se isolou na segunda posição, enquanto Quartararo dava show na ponta, usando toda a pista para vencer pela terceira vez em 2022 e abrir uma vantagem interessante no campeonato. Espargaró não cometeu o mesmo erro absurdo de Barcelona, quando errou a conta de voltas na corrida, mas o espanhol da Aprilia não deixou de vacilar ao sair da trajetória quando faltavam três voltas, permitindo a ultrapassagem de Jack Miller, que de saída para a KTM, tentar fazer uma despedida mais digna na Ducati. Fora do pódio e cometendo erros que vão lhe debitando pontos importantes, Espargaró vai mostrando que por mais que seja um ótimo acertador na Aprilia, ele ainda está muito abaixo de Quartararo.
Assim como todo o grid! Com a aposentadoria de Rossi e os problemas médicos de Marc Márquez, Quartararo assumiu o protagonismo da MotoGP. Com um grid equilibrado em termos de material humano, Quartararo se sobressai sobre os demais pilotos e vai levando a Yamaha, que claramente não tem a melhor moto (talvez nem a segunda...), nas costas rumo a um bicampeonato que o levaria a outro patamar de confiança para se tornar o melhor piloto de sua geração.
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