domingo, 26 de junho de 2022

O primeiro erro

 


Até Assen Fabio Quartararo vinha de uma temporada 2022 próxima da perfeição na MotoGP. O francês da Yamaha quase não renova seu contrato com a montadora por causa da falta de desempenho e desenvolvimento da moto nipônica. Contudo, confiante com o título do ano passado e contanto com um pelotão muito forte e equilibrado, mas um degrau abaixo dele, Quartararo tratou de fazer corridas magníficas para liderar o campeonato longe de ter a melhor moto. Porém, os grandes também erram. Em algum momento não acordamos no nosso dia e esse domingo não foi o dia de Quartararo. Fabio cometeu não um, mas dois erros hoje e ainda sofreu uma queda desnecessária, que poderia ter lhe machucado e complicado sua situação no campeonato, ainda confortável, mesmo com a vitória do seu mais perigoso rival, Francesco Bagnaia, que ao contrário de Quartararo, está numa temporada irregular.

A corrida em Assen foi envolta pela ameaça da chuva e as temidas bandeiras brancas com um 'xis' vermelho chegaram a ser mostradas, indicando que a precipitação tinha chegado e que os pilotos estavam autorizados a trocar de motos, se quisessem. À essa altura, pouco depois da metade da corrida, o fato decisivo da corrida já tinha acontecido. Sabedor da deficiência de sua moto, principalmente em linha reta, Quartararo sempre trata de largar de forma agressiva e liderar a corrida para aproveitar seu talento, particularmente nas curvas, ponto forte de sua Yamaha. Apesar de não ser um grande piloto em termos de talento, Aleix Espargaró está no auge de sua confiança e sua Aprilia é hoje uma moto de ponta, certamente superior à Yamaha de Quartararo. Aleix está numa situação parecida com a de Nicky Hayden em 2006, quando o americano ganhou o campeonato, mesmo não sendo o piloto mais talentoso e rápido do pelotão de dezesseis anos atrás. Hayden tinha uma grande moto e a confiança em alta. Mesma mistura do irmão mais velho dos Espargaró. Mais de noventa pontos atrás, Bagnaia confirmou sua pole e liderava a corrida, segurando os ataques de Quartararo, que para piorar, foi ultrapassado por Esparagaró, segundo colocado no campeonato.

Com uma boa vantagem no campeonato, Quartararo poderia apenas comboiar Aleix e perder poucos pontos ou até mesmo atacar o espanhol da Aprilia de forma segura. Fabio não fez nem uma coisa, nem outra. Entrando na lenta curva 5, ainda no começo da corrida, Quartararo colocou por dentro de Espargaró de forma agressiva e acabou no chão, levando Aleix junto, mas o espanhol permaneceu de pé e voltou à corrida bastante atrasado. Quartararo levantou sua moto, foi aos boxes dando pinta de abandono, mas resolveu retornar já uma volta atrasado para todo mundo. A esperada chuva estava no horizonte e uma troca de moto poderia ajudar Fabio a ganhar alguns pontos, mas tudo resultou numa perigosa segunda queda na mesma curva que o vitimara antes, onde o francês tomou um highside e sua cara de dor assustou a todos, mas aparentemente Fabio saiu apenas com a dor do primeiro erro de 2022. Com seus dois perseguidores mais belicosos fora da briga pela vitória, Bagnaia relaxou. Vindo de duas quedas quando tinha tudo para vencer, Pecco apenas levou sua Ducati até o final, mesmo com alguns pingos terem alarmado o italiano. Foi a terceira vitória de Bagnaia no ano, se igualando à Quartararo e Bastianini como os maiores vencedores do ano, mas devido à sua irregularidade, Bagnaia ainda está mais de sessenta pontos atrás de Quartararo na quarta posição no campeonato.

Outro fator que ajudou a acalmar os nervos de Bagnaia era que o segundo colocado era o novato Marco Bezzecchi. O jovem italiano da equipe de Valentino Rossi fez uma corrida estrondosa na difícil pista de Assen e chegou num seguro segundo lugar, dando a melhor posição para a sua equipe, que vibrou bastante. Após sua conturbada saída da Yamaha, Maverick Viñales voltou ao pódio hoje, logo à frente de... Aleix Espargaró. Usando a força de sua moto e uma confiança altíssima, Aleix saiu da décima quinta posição para quarto, numa ultrapassagem antológica em cima de Miller e Binder na última curva da última volta, mostrando muito bem como o piloto da Aprilia está forte em 2022.

O quarto lugar diminuiu bastante a desvantagem que Aleix tinha para Quartararo, baixando para menos de uma corrida a liderança de Quartararo. Com Bagnaia tentando se recompor de uma temporada de altos e baixos, a Ducati tem a incrível sensação de ter a melhor moto do grid, mas que talvez falte um piloto para brigar de verdade pelo Mundial de Pilotos. Johan Zarco, melhor piloto da Ducati no campeonato, hoje sequer conseguiu um top-10 na bandeirada em Assen. Yamaha e Aprilia investem tudo em um único piloto e isso leva uma briga polarizada entre o talentoso Quartararo e o trabalhador Espargaró. O talento está vencendo, mas hoje errou feio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário