sábado, 9 de março de 2024

Blindados

 


Por mais que os bastidores da Red Bull estejam prestes a explodir, com uma guerra civil nunca antes vistas no outrora simpático time austríaco numa luta por poder entre Horner, Marko e os seus respectivos aliados, o domínio da Red Bull na F1 2024 permanece intacto. Num circuito completamente diferente do que os carros desse ano andaram em 2024, a Red Bull continuou sua predominância de forma inapelável, com Max Verstappen conquistando mais uma vitória e chegando ao centésimo pódio na carreira, com Sérgio Pérez, mesmo punido, completando a dobradinha austríaca.


A corrida no perigoso circuito de Jedá esteve longe de empolgar, mas ainda assim foi melhor do que a modorrenta corrida no Bahrein semana passada. Claro que Max Verstappen não teve o mínimo trabalho para permanecer dominando a F1 e partir para a sua nona vitória consecutiva. A impressão que fica é que se Max contornar a primeira curva em primeiro, a corrida já tem dono, nos fazendo pensar no tamanho histórico do domínio que o neerlandês exerce. Mansell na Williams, Schumacher na Ferrari, Vettel na Red Bull, Hamilton na Mercedes... todas essas lendas dominaram em conjunto com carros incríveis em seus anos, mas ainda assim a impressão é que o gap do conjunto Verstappen/Red Bull para os demais é ainda maior. Com 27 anos de idade, Max faz parecer que suas vitórias sejam simples, até mesmo fáceis, mesmo tendo perdido a invencibilidade das voltas lideradas pela tentativa de Norris fazer algo diferente ao não parar no único Safety-Car do dia. Se já não bastasse ter projetado um super carro (mais um), Adrian Newey ainda desenvolveu o DRS mais eficiente do pelotão, com a Red Bull engolindo os adversários quando está com o DRS aberto, o mesmo não acontecendo com outros carros, como aconteceu com Piastri, que passou mais de vinte voltas tentando ultrapassar Hamilton, sem sucesso. Isso facilita ainda mais a vida dos pilotos da Red Bull numa situação amplamente favorável a eles. Na confusão do primeiro SC, Pérez foi liberado do seu pit claramente de forma insegura e foi punido em 5s. O mexicano ultrapassou Norris sem maiores cerimônias e abriu a diferença necessária para Leclerc para completar a dobradinha, mesmo que no final, tenha ficado confuso a punição dado à Pérez. Para melhorar a situação de Checo, a atuação da dupla da Racing Bulls, teóricos rivais de Pérez para o lugar na Red Bull em 2025, está muito abaixo e nessa balada, Pérez pode muito bem renovar seu contrato sem fazer muita força.


A Ferrari não teve um final de semana dos mais tranquilos, com o problema de saúde de Carlos Sainz na sexta-feira, que o levou a mesa de cirurgia por causa de uma apendicite. O jovem Oliver Bearman entrou no carro da Ferrari com 18 anos e bateu vários recordes de precocidade, mas na corrida o inglês fez bem mais, levando à Ferrari aos pontos, mesmo não tendo muita experiência no carro. O sétimo lugar de Bearman foi congratulado de forma simpática pela dupla da Mercedes e foi bem merecido. Leclerc fez o que dele se esperava, que era ficar na frente do resto do pelotão e na medida em que Pérez precisava abrir alguma diferença para se manter em segundo, Charles fez uma corrida solitária para ser terceiro. Norris e Hamilton tentaram uma tática diferente quando o SC apareceu, ficando na pista com os pneus médios em que largaram. Com um ritmo competitivo, Norris e Hamilton permaneceram muito tempo em quarto e quinto respectivamente, até fazerem seus pit-stops já nas fases finais da corrida, possibilitando pneus macios no último stint. Os dois ingleses brigaram por posição, mas não foram capazes de se aproximar de Bearman, tendo que se consolar com a oitava (Norris) e nona (Hamilton) posições. E falando em ingleses, será que Norris tomaria punição se não fosse súdito do rei em sua queimada escandalosa de largada?


Quando Hamilton finalmente fez sua parada, Piastri pôde consolidar sua boa quarta posição, ficando bem à frente de Norris. Alonso e Russell fizeram corridas anônimas, mesmo que ambos terem andado o tempo todo próximos, mas sem brigar entre si, com Alonso em quinto e Russell em sexto na quadriculada. Como aconteceu em 2023, parece que novamente Alonso levará a Aston Martin nas costas. Lance Stroll é um piloto pífio, ocupando um bom lugar na F1 graças aos esforços do seu pai, que vai construindo uma boa equipe, mas que Lance nunca usufruirá de forma total o crescimento da Aston Martin por falta de talento do canadense, que errou sozinho e espatifou seu carro na barreira de pneus. Independentemente de Felipe Drugovich ser brasileiro, mas é uma pena um assento tão bom na F1 ser tão mal utilizado. Com menos um carro das cinco equipes que estão lá na frente no pelotão, sobrou um lugar na zona de pontuação e esse lugar foi ocupado por Nico Hulkenberg, que se utilizou de uma inteligente jogada da Haas. Kevin Magnussen já estava punido por causa de uma disputa com Tsunoda e o time percebeu que se dinamarquês segurasse o pelotão atrás de si, não importasse como, Hulkenberg, que não parou no SC, teria boas chances de ficar com a décima posição. E Magnussen foi bem eficiente em segurar um animado pelotão atrás de si, tomando mais punições no processo, mas deixando Hulkenberg em posição para marcar um importante ponto para a Haas, nesse momento a sexta colocada no Mundial de Construtores. Como falado anteriormente, a dupla da Racing Bulls decepciona, principalmente Ricciardo, que rodou sozinho nas voltas finais, enquanto a Sauber precisa praticar pit-stops, pois novamente um dos seus carros ficou parado com a roda presa. A Williams fez o que dela se esperava, enquanto a Alpine vê um carro que além de ruim, ainda não é confiável, com Gasly sendo o primeiro abandono do dia.


Os bastidores da Red Bull fervem com notícias chegando a todo momento sobre o que acontece fora das pistas e que, sem sombra de dúvida, acabará respingando no time em algum momento. Antes da largada, Marko estava ao lado de Verstappen, enquanto Horner estava próximo do carro de Pérez. Horas antes Marko teve sua continuidade na equipe confirmada, com consequências ainda imprevisíveis, após Helmut ter sido acusado de ser o mentor dos vazamentos do julgamento de Horner na semana passada. Embaixo do pódio, Horner comemorava ao lado de Newey, enquanto Marko estava no meio...  da equipe Ferrari. Ainda haverão muitos desdobramentos nessa confusão que se tornou os bastidores da Red Bull, mas enquanto isso o desempenho da equipe na pista permanece blindado e extremamente superior aos demais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário