sábado, 2 de março de 2024

Subvertendo a teoria

 


A Red Bull chegou a declarar que, com os regulamentos estáveis até 2025, a tendência é que houvesse uma aproximação das demais equipes. Na teoria, Christian Horner até tem razão, mas na prática Adrian Newey acaba com toda teoria quando mostrou ao mundo um carro totalmente diferente do dominador modelo RB19, que venceu 21 de 22 corridas ano passado. E o RB20 mostrou a que veio logo na primeira corrida da temporada. Foi um massacre assustador logo na primeira corrida do ano e Max Verstappen liderou uma dobradinha da Red Bull para espanto das rivais e desgosto para os fãs que queriam emoção e viram uma corrida sonífera nesse começo de tarde de sábado.


A classificação relativamente apertada desta sexta-feira foi apenas uma mera ilusão. Max fez a pole e menos de quatro décimos separavam os seis primeiros colocados, mas havia um temor em relação ao ritmo de corrida da Red Bull. E os temores se confirmaram na prova barenita. Verstappen largou muito bem e... disparou rumo a mais uma vitória, a de número 55 na F1. O neerlandês corroborou a frase de Alonso antes da temporada, quando o espanhol disse que dezenove pilotos da F1 atual sabem que não serão campeões no final do ano. Verstappen simplesmente destruiu a oposição e com um excelente carro nas mãos, os imbatíveis recordes do ano passado podem ser batidos já em 2024. Essa deve ser a única emoção em torno da temporada 2024 de Max Verstappen: quantos recordes mais ele irá quebrar? Não houve muita esperança para as demais equipes, mesmo que Pérez tenha fica em torno de 3s apenas na frente do terceiro colocado Sainz. Como é de costume do mexicano, Checo não fez uma volta de classificação dos sonhos, mas em ritmo de corrida Pérez ainda faz um trabalho decente, ultrapassando Russell e a dupla da Ferrari para completar a dobradinha da Red Bull sem maiores sustos. Levando-se em conta o quão mal foram seus rivais ao lugar da Red Bull em 2025, basta Pérez repetir a toada no Bahrein para se garantir na equipe próximo ano.


Com Verstappen já disparando no horizonte, a briga pelo segundo lugar foi interessante nas primeiras voltas, mesmo que Pérez tenho colocado tudo no lugar logo depois da primeira rodada de paradas. Russell superou Leclerc na primeira volta e se manteve na posição muito pelos constantes erros de Charles nas freadas, acabando ainda mais com os pneus. Logo atrás vinha o demitido Sainz já avisando 'estou mais rápido que os caras da frente'. E o espanhol, já pagando o aviso prévio, provou suas palavras ultrapassando Leclerc duas vezes e não dando maiores chances à Russell. Sainz ainda tentou um ataque sobre Checo após a segunda rodada de paradas quando estava calçado de pneus duros, enquanto Pérez estava com os macios e a diferente entre eles era pequena. Será que a Red Bull de Checo teria problemas nas voltas finais com a diferença de borracha? A resposta foi dada por Pérez na pista, administrando bem a diferença para Sainz, mas não diminuindo em nada a ótima corrida de Carlos e alimentando uma pequena dúvida: a Ferrari dispensou o piloto certo? Leclerc fez uma corrida muito abaixo e mesmo ultrapassando Russell para ser quarto, terminou bem longe do seu companheiro de equipe. A Mercedes fez uma corrida obscura, com Russell ainda se segurando no primeiro stint, mas depois sucumbindo a ambas as Ferraris. Hamilton fez uma corrida anônima, demonstrando o motivo de ter feito sua surpreendente escolha para 2025. À curto prazo, a Mercedes não terá carro para enfrentar a Red Bull e mesmo a Ferrari estando na mesma situação, pelo menos os italianos são claramente a segunda força do campeonato.


A McLaren também fez seu papel, ou seja, andou sozinha entre a dupla Ferrari e Mercedes e o resto. Norris ainda tentou uma aproximação em cima de Russell no final, mas não havia tempo para maiores ataques, com Lando confirmando a McLaren como quarta força destacada. A Aston Martin brigou por pódios nas primeiras corridas de 2023, mas nesse ano a situação foi bem diferente, com Alonso parecendo desanimado com um carro que em condições normais dificilmente lhe dará um pódio. Caminhando para os 43 anos, a única motivação de Alonso seria uma transferência para a Mercedes e caso isso não aconteça, a aposentadoria pode vir, o mesmo deveria acontecer com Lance Stroll, que fechou a zona de pontuação após ser tocado por Hulkenberg na largada e cair para último. O canadense se recuperou até a décima posição, fazendo sua obrigação, mas longe de brilhar, mas... quando Stroll brilhou de verdade em mais de 150 corridas na F1? O pelotão intermediário está maior, com a Haas surpreendente em não ser a última colocada, com a Racing Bulls já tendo que administrar seus dois pilotos, ansiosos para um lugar na Red Bull em 2025 e não fazendo por onde para Ricciardo e Tsunoda conseguirem esse objetivo. A Sauber fez um pit-stop horroroso no carro de Bottas, Sargeant não se ajuda em entender o motivo da Williams o ter mantido mais um ano, enquanto a Alpine é a grande decepção desse início de ano. Largando na última fila, o feio carro da Alpine não fez nada melhor na corrida, com seus dois bons pilotos só ficando na frente de Bottas e Sargeant pelos problemas que os dois tiveram na corrida.


A corrida de abertura da temporada 2024 não foi nada animadora para os fãs ávidos por emoção na luta por vitórias e título. A sensação que se há é que Max Verstappen deve estar escolhendo o lugar onde fará a festa do tetra, enquanto se diverte vendo os demais pilotos se pegarem na pista, assistindo os melhores momentos da corrida na antessala do pódio. Pior do que meio que sabermos que Verstappen será o campeão, é vermos uma corrida tão sem graça como a de hoje. Que Verstappen seja campeão, mas que haja boas corridas para se ver, algo que não foi visto nesse sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário