quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Tetra (ou treta) à vista


 Ao final do primeiro dia de treinos da pré-temporada de 2024, Max Verstappen meteu logo 1,1s em todo mundo, me levando à F1 de exatamente vinte anos atrás, quando após uma pré-temporada que se revelou enganosa, a Ferrari enfiou 1,8s no terceiro colocado no primeiro treino livre em Melbourne e pensei comigo mesmo: acabou o campeonato. Isso antes da primeira volta daquele ano dominado pela Ferrari e Michael Schumacher. Voltando à 2024, a sensação voltou com Max dando pinta que o campeonato terminou antes da F1 chegar (ou retornar, nesse caso) ao Bahrein, palco da primeira etapa do campeonato. Porém, problemas internos podem causar problemas dentro do reino da Red Bull.

O caso Christian Horner parecia resolvido quando a Red Bull divulgou que sua investigação interna tinha inocentado o veterano chefe de equipe, mas um misterioso e-mail surgiu mostrando todas as provas contra Horner, indicando que a Red Bull fechou os olhos pelo mau comportamento de Horner. Isso poderá afetar o tetracampeonato de Verstappen se a superioridade da Red Bull for confirmada? Dificilmente, mas esse barulho poderá trazer transtornos à Red Bull à médio prazo, principalmente na próxima temporada. Verstappen não ficou com o melhor tempo da pré-temporada, mas é mesmo o grande favorito ao título, o quarto consecutivo, o que confirmaria o enorme talento do neerlandês, enquanto Sergio Pérez tentará apagar a péssima temporada feita em 2023, onde mesmo completando uma inédita dobradinha para a Red Bull, o mexicano tem um alvo nas suas costas.

E o mercado de pilotos está pegando fogo com o anúncio de Hamilton na Ferrari em 2025, abrindo algumas questões: para onde vai Carlos Sainz? Quem substituirá Lewis na Mercedes? Um enorme dominó será derrubado e o desempenho de 2024 poderá influenciar esse enorme tabuleiro. A Ferrari dá pinta de ser a equipe mais próxima da Red Bull principalmente em ritmo de classificação, se aproximando um pouco em ritmo de corrida. Leclerc não teria ficado muito feliz por ter perdido o status de queridinho da equipe em 2025, enquanto Sainz terá que mostrar serviço se quiser um bom lugar no ano que vem. A Mercedes parece em choque com tudo o que aconteceu e a inesperada saída de Hamilton, que parecia ser bem querido dentro da equipe. Enquanto retoma o fôlego após esse baque, a Mercedes tentará provar que não errou pela terceira vez consecutiva. A Aston Martin correrá esperando que Alonso tire coelhos da cartola, já que nada pode esperar de Lance Stroll. A Racing Bulls parece ter um bom carro e se Pérez vacilar, Ricciardo e Tsunoda (principalmente o australiano) seriam opções viáveis para a Red Bull.

A McLaren tentará começar 2024 do jeito que terminou o ano passado, sendo a segunda força eventual, contando com uma dupla de pilotos muito forte, mas com Lando já sentindo uma pontinha de ciúmes de Piastri, que já chama atenção pelo talento precoce. A Alpine pareceu ter errado no seu projeto, fazendo com que seus dois pilotos tentem mostrar serviço e ser players no mercado de pilotos de 2025, se possível longe da confusão que é a equipe francesa. A Sauber espera ansiosamente pela Audi, enquanto isso marca passo, o mesmo acontecendo com a Williams, enquanto a Haas, ao que parece, será a lanterninha disparada da F1 2024, fazendo com que o telefone de Gene Haas veja com frequência em sua tela o nome de Michael Andretti...

Nesse final de semana começa a temporada 2024 com uma expectativa baixa com relação à título, pois tudo leva a crer que Max Verstappen poderá ser tetracampeão com certa folga, mas os problemas internos da Red Bull podem interferir, fazendo com que as demais equipes já olhem para o futuro com mais esperança.

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