Finalmente, depois de quase dois anos na categoria, Lucas di Grassi conseguiu sua primeira vitória na GP2 na primeira corrida do final de semana turco. Mesmo andando na melhor equipe, Lucas teve problemas com o acerto do seu carro e assim correu na base da inteligência. E foi marcando pontos e se aproveitando dos erros dos seus adversários. E agora é líder do campeonato!
Para quem viu a largada da corrida de hoje, parabéns, pois a SporTV preferiu passar as gostosas amarelonas da seleção de vôlei feminino perder mais uma no Grand Prix de Vôlei. Como elas deram trabalho para as não menos gostosas italianas, o jogo demorou mais do que o previsto e a corrida começou a partir da oitava volta. Sendo que já tinha entrado o safety-car e um acidente na largada tinha alijado o pole position Luca Fillipi da corrida. Porém, logo ficou claro a enrrascada em que tinha se metido o agora ex-líder do campeonao Timo Glock.
Quando o safety-car entrou, todos os carros foram aos boxes fazer a troca obrigatória de pneus menos... o Glock! Pela segunda vez nesta temporada Glock faz isso e o resultado em Barcelona não deixou dúvidas que isso não ia dar certo. Na ocasião quem se deu bem foi Bruno Senna, hoje um habitante costumaz da metade de baixo do pelotão. Glock poderia ter aprendido a lição, mas além de rápido, Glock vem mostrando ser também azarado e... burro! Pois o alemão da ISport fez a mesma coisa de Barcelona! Era apenas questão de saber quem era o primeiro piloto que já tinha feito sua parada para saber quem venceria a corrida se tudo ocorresse de forma normal, já que os pilotos da Piquet-Minardi tinham a mesma estratégia de Glock.
Porém, a ISport conseguiu reunir uma dupla do barulho esse ano. A equipe inglesa acertou os melhores carros da categoria, porém parece ter escolhido os pilotos a dedo. Se Timo Glock já não é dos mais inteligentes, Andreas Zuber é uma besta quadrada! Andando em quarto lugar e sendo o primeiro dos que já tinham parado, o austríaco tinha apenas que ter paciência para se manter em primeiros quando os três primeiros parassem. Lucas di Grassi não o pressionava e estava sob controle. Mas eis que Zuber faz uma barbeiragem suicida e joga sua corrida fora numa tentativa de ultrapassagem totalmente atrapalhada sobre o virtual terceiro colocado Roldan Rodríguez.
Lucas, sempre consistente e esperando as meladas dos outros, ficou atrás de Rodríguez, pressionou o espanhol, esperou que ele, Negrão e Glock parassem para assumir a primeira posição. Lucas ainda teve sorte, pois Giorgio Pantano vinha pressionando o segundo colocado Adam Carroll e estava claramente com mais carro. Numa manobra bonita, o italiano deixou o inglês para trás e partiu para cima do Lucas, mas como faltavam apenas três voltas, o máximo que Pantano fez foi encostar em Di Grassi na bandeirada. Glock, que fez sua parada faltando menos de cinco voltas, voltou em quarto e quase ganhou a terceira posição de Carroll na última curva. Ai se não fosse sua inteligência...
Carroll se manteve em terceiro e me lembrei de uma coisa. Ele substituiu Antônio Pizzônia, que quando estava nesse mesmo carro não fazia absolutamente nada! Por mais que o Lito Cavalcanti fale em toda transmissão dos problemas da equipe com os engenheiros, para mim está bem claro. O problema do carro era a velha pecinha entre o banco e o volante. Só foi trocar por uma melhor que o carro começou a andar. Simples assim.
Esperança de vitória brasileira amanhã? Muito difícil, mesmo com Xandinho largando em segundo. É outro carro com problemas na pecinha entre o banco e volante... Lucas di Grassi pode não ter sido o mais rápido hoje, mas usou da inteligência para vencer e essa qualidade pode lhe dar o título no final do ano, mesmo ele largando em oitavo amanhã. Num campeonato competitivo e com vários vencedores diferentes, a inteligência pode ser o diferencial esse ano.
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