Numa Classificação em que os quatro primeiros colocados nunca ficaram separados por mais de três décimos, Massa mostrou que a Turquia é mesmo um lugar especial para ele e conquistou sua segundo pole seguida no circuito de Kurtkoy. Ferrari e McLaren demonstraram um equilíbrio impressionante em todas as fases da Classificação, sem nenhum dos quatro pilotos se destacando muito em ralação a outro. É um prova líquida e certa de que a briga neste ano é entre Ferrari e McLaren. Para as outras, as migalhas...
Massa superou um longo jejum sem poles e marcou a quinta nesta temporada, mostrando que em termo de velocidade está com alguma vantagem sobre os seus mais diretos adversários. Pena que um campeão não precise apenas de velocidade. Apesar da alegria de Massa e do seu Titônio "Ele é foda!", a Classificação de hoje foi muito parcida com a etapa inglesa. Naquela ocasião Raikkonen era o mais rápido em todos os treinos, mas um erro na última curva o jogou para a segunda posição. Novamente, Raikkonen vinha sendo mais rápido que Massa e era o favorito da Ferrari a conseguir a pole, mas um erro na primeira curva da sua tentativa inicial e mais um erro na último curva na sua tentativa derradeira, jogou o finlandês para terceiro.
Quem também se aproveitou dos erros de Raikkonen foi Hamilton, que ficou menos de meio décimo atrás de Massa na Classificação. O inglês foi mais rápido do que Alonso na maioria dos treinos, mas na segunda parte da Classificação, onde vemos quem é o mais rápido, o espanhol fez o melhor tempo no geral. Voltando a Inglaterra, Hamilton também superou Alonso em quase todos os treinamentos, mas na corrida o espanhol foi mais esperto e ficou à frente do seu companheiro (?) de equipe.
A BMW provou também que é, de forma isolada, a terceira melhor equipe do campeonato. Mesmo não ameaçando as duas equipes de ponta, também não é incomodado pelo resto. Nessa briga particular, Kubica levou vantagem em cima de Heidfeld, sendo que o polonês ficou bastante próximo do quarto colocado Alonso. Atrás de Heidfeld, quatro décimos o separa do sétimo colocado, o cada vez melhor Heikki Kovalainen. Mesmo com a Renault já anunciando aos quatro ventos que não irá mais desenvolver o carro de 2007, a trupe francesa se destacou das rivais de segunda divisão, enquanto Kova vai cavando seu lugar para 2008. E Fisichellha cava sua aposentadoria.
De sensação da sexta-feira, a Toyota voltou a velha realidade de sofrer para ficar entre os dez mais rápidos, mas o que chama a atenção foi a queda abrupta de Ralf Schumacher. De terceiro colocado ontem, Ralf despencou para décimo oitavo e nem participou da Q2. Será que ele foi nformado que não terá seu contrato renovado? Tamanha queda deve ter algum motivo que saberemos em breve, enquanto Trulli coloca seu carro novamente entre os dez. A Williams manteve seu desempenho, com Rosberg conseguindo um bom lugar no grid, enquanto Wurz passa vergonha, ficando atrás até das Hondas na Q2.
Falando em Honda, o desempenho de Anthony Davidson foi espetacular, ficando muito próximo de conseguir uma vaga entre na Q3. A décima primeira posição é o melhor lugar no grid do novato inglês, bem à frente de Takuma Sato, que nem da Q2 participou. Seria as negociações com a Toyota? A Red Bull vem caindo pelas tabelas e Mark Webber não consegue mais colocar seu carro entre os dez mais rápidos, enquanto Coulthard mantém seu ritmo de ficar no meio do grid. Na briga particular das Hondas, Barrichello levou vantagem novamente sobre Button, mas isso significa apenas a décima quarta posição e muita reza para o brasileiro conseguir marcar pontos pela primeira vez esse ano. Desta vez Liuzzi colocou muito tempo no novato Sebastian Vettel, mas ambos ficaram na Q3. Sutil foi o mais rápido na briga da Spyker para ver quem será o penúltimo do grid, enquanto Yamamoto está provando ser mais Satoru Nakajima do que Takuma Sato.
Para provar que é foda mesmo, Massa terá que ter a mesma sorte que lhe deu a primeira vitória na F1 ano passado e a alternativa é que Hamilton segure Raikkonen o máximo que puder, para evitar o que ocorreu em Magny-Cours. O brasileiro deve estar mais leve do que Raikkonen, mas nem tanto assim. As McLarens vem forte como sempre, com Alonso querendo derrotar Hamilton na pista. Por sinal, é a primeira vez que ambos largarão próximos depois da confusão da corrida passada. Em termos de emoção, se a corrida tiver a proximidade que os pilotos demonstraram nos treinos de hoje, amanhã será corridão na certa!
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