Dissipando todas as desconfianças iniciais e demonstrando grande domínio sobre uma corrida monótona, Felipe Massa mostrou que seu pai realmente tinha razão ao gritar em alto bom som após os treinos classificatórios de sábado: ele é foda!
A corrida em Istambul foi bem xoxa e as ultrapassagens ficaram a cargo dos pilotos que rodaram na primeira curva e ficaram atrás de Spykers e Toro Rossi. De resto, a corrida foi baseada em disputas pessoais em que o de trás pressionava o da frente na esperança de um erro que não vinha. O que fazer? Esperar pelo pit-stop e resolvemos o assunto. Para Alonso deu certo. Já para Raikkonen não.
Massa se manteve com facilidade em primeiro após a largada, enquanto Hamilton dava início a sua pior apresentação no ano. Saindo da parte limpa da pista, Raikkonen superou Lewis com muita facilidade e na hora pensei que a corrida estava nas mãos do finlandês, pois Kimi foi mais rápido que Felipe em todo final de semana até o sábado. Alonso largou bastante mal e ficou atrás das duas BMWs e suas já escassas chances de vencer evaporaram no fortíssimo calor turco. Massa e Raikkonen imprimiam um ritmo forte e deixava Hamilton comendo poeira, enquanto Kubica ficava para trás e Heidfeld não se impressionava muito com a McLaren de Alonso logo atrás dele.
Como Heidfeld não errava, Alonso permanecia com extrema parcimônia atrás do alemão. Mais atrás Trulli corria atrás do prejuízo depois da porrada levada por Fisichella na primeira curva que deixou o italiano da Toyota em último. Barrichello, que assim como Button teve o motor trocado e largou em último, se aproveitou da confusão da primeira curva e já aparecia em décimo sexto. Contudo, a ruindade do seu carro não o levou a vôos maiores e por lá ficou. E foi superado por Button, que quando o ultrapassou por ordem de equipe, levou uma piada do brasileiro. Quando o Jock Clear explicou o motivo da ordem, Rubens apenas respondeu: Você deve estar querendo me fazer rir. Como se não já bastasse o carro ruim, a Honda ainda terá que apagar um incêndio entre seus pilotos?
Mark Webber saiu da pista em duas curvas seguintes e entrou nos boxes na nona volta para abandonar. O australiano foi o único piloto a abandonar a corrida de hoje, enquanto Sutil chegou a ficar algumas voltas nos boxes para consertos, mas voltou à corrida e terminou em último, atrás do seu péssimo companheiro de equipe Sakon Yamamoto.
Como era esperado Kubica foi o primeiro a parar e isso foi o começo dos péssimos momentos que viriam ao polonês. Heidfeld parou logo depois e voltou à frente do companheiro de equipe. E não seria o único. Com pista livre Alonso deu duas voltas muito rápidas, antecipou sua parada e voltou à frente das duas BMWs. Tudo voltava ao normal, mas o espanhol já estava quase 15s atrás de Hamilton quando as paradas foram completadas. Mais uma vez, o piloto mais rápido preferiu a forma mais cômoda de se livrar do carro mais lento que teimava em não sair da frente. Por isso sou a favor do fim dos reabastecimentos, juntamente com a volta da regra de 2005 de não poder trocar pneus. Que tudo se resolva na pista e pronto!
Quando Massa saiu dos boxes na sua primeira parada, ele teve que dividir algumas curvas com Heikki Kovalainen, para desespero do Galvão Bueno. Não precisava daquele ufanismo todo e Kovalainen fez o certo para dar a Renault o gostinho de liderar uma corrida esse ano. E para desespero até maior de Kubica, Kovalainen voltou à pista na frente do narigudo polonês. Após a segunda parada, Kubica ainda perderia uma posição para Rosberg, tendo que se contentar com uma obscura oitava posição e sem pressionar muito o alemão mesmo tendo em mãos um carro bem superior a Williams de Nico. Num primeiro momento Massa foi bem mais rápido que Raikkonen, mas o finlandês imprimiu um ritmo muito forte antes da segunda parada e a diferença entre eles ficou na casa dos oito décimos. Temi pela liderança de Felipe, mas Ferrari manteve a coerência nas paradas e Massa parou depois de Raikkonen e manteve a liderança até o final.
Foi nesse momento que a corrida teve seu momento decisivo e menos chato. Quando Alonso partia para sua segunda parada, o pneu dianteiro direito de Hamilton dechapa completamente e o inglês ainda teve a sorte de não bater em nada e estar relativamente perto dos boxes. Hamilton não perde tanto tempo assim, mas volta à pista atrás de Heidfeld, na quinta posição. E o que era ruim ficou ainda pior quando seu rendimento caiu assustadoramente e Kovalainen chegou a se aproximar a um ritmo forte de Hamilton. No final, a diferença entre os dois pilotos foi de apenas 1s e se a corrida demorasse mais um pouquinho, Kova poderia ter dado um molho ainda mais especial no campeonato.
Com a vitória de Massa e o pneu furado de Hamilton, a diferença entre os quatro primeiros não passa dos dezesseis pontos, com Alonso só cinco pontos atrás de Hamilton e Massa novamente à frente de Raikkonen. A forma como a Ferrari derrotou a McLaren hoje comprova que a equipe italiana deve tirar boa parte da diferença do campeonato nas próximas corridas e o campeonato tende a ficar cada vez mais apertado quando se aproxima o final do ano. E a próxima corrida será em Monza, santuário da Ferrari.
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