.jpg)
Não foi tão fácil como parecia após a largada, mas Felipe Massa venceu pela terceira vez consecutiva o Grande Prêmio da Turquia e fica cada vez mais próximo de Kimi Raikkonen no Campeonato de Pilotos. O grande obstáculo do piloto da Ferrari durante a prova acabou sendo o seu maior aliado no final, pois Lewis Hamilton conseguiu ficar à frente de Kimi e com sua excelente performance do dia de hoje, coloca uma ponta de esperança num campeonato que parecia destinado a uma bocejante disputa dentro da casa de Maranello.
Assim como nas suas vitórias anteriores, Felipe Massa largou na pole, saiu na frente na primeira curva, usufruiu do melhor equipamente e foi para a galera no final. Um arroz com feijão sem muito tempero, mas de
sta vez Massa teve a cabeça fria em não brigar muito com Hamilton, que o ultrapassou num momento em que o inglês da McLaren era muito mais rápido e ninguém sabia ao certo qual eram as intenções de Hamilton. Quando ficou claro que a McLaren pararia três vezes (menos para a equipe da Globo...), Massa percebeu que ganharia sem uma briga direta na pista e fez o que mais sabe fazer: andar forte. E assim o fez até o final, ganhando pela terceira vez em Istambul e pela sétima vez na carreira, se igualando a Kimi Raikkonen em número de vitórias em 2008. Após um mal início de campeonato, a campanha atual de Felipe não deixa de surpreender.
sta vez Massa teve a cabeça fria em não brigar muito com Hamilton, que o ultrapassou num momento em que o inglês da McLaren era muito mais rápido e ninguém sabia ao certo qual eram as intenções de Hamilton. Quando ficou claro que a McLaren pararia três vezes (menos para a equipe da Globo...), Massa percebeu que ganharia sem uma briga direta na pista e fez o que mais sabe fazer: andar forte. E assim o fez até o final, ganhando pela terceira vez em Istambul e pela sétima vez na carreira, se igualando a Kimi Raikkonen em número de vitórias em 2008. Após um mal início de campeonato, a campanha atual de Felipe não deixa de surpreender.Kimi Raikkonen foi uma mera sombra do piloto dominador da Espanha. O finlandês não estava num bom dia e seu melhor mo
mento foi a bela ultrapassagem sobre Alonso ainda na segunda volta da corrida. E pronto. Sem brilho, Raikkonen resolveu esperar Kubica fazer sua primeira parada para ultrapassá-lo e quando Hamilton ficou à sua frente nas últimas voltas, nem colocou de lado. Porém, depois de completar a primeira curva em sexto e ter o bico do seu carro tocado por Kovalainen, a terceira posição é bom o bastante para que o piloto da Ferrari continue, ainda, com uma liderança folgada no campeonato. Kimi provou mais uma vez hoje que um piloto que quer ser campeão precisa de pontos num dia ruim e hoje ele colocou mais seis no bolso.
mento foi a bela ultrapassagem sobre Alonso ainda na segunda volta da corrida. E pronto. Sem brilho, Raikkonen resolveu esperar Kubica fazer sua primeira parada para ultrapassá-lo e quando Hamilton ficou à sua frente nas últimas voltas, nem colocou de lado. Porém, depois de completar a primeira curva em sexto e ter o bico do seu carro tocado por Kovalainen, a terceira posição é bom o bastante para que o piloto da Ferrari continue, ainda, com uma liderança folgada no campeonato. Kimi provou mais uma vez hoje que um piloto que quer ser campeão precisa de pontos num dia ruim e hoje ele colocou mais seis no bolso.Porém, apesar da vitória de Felipe ter sido incontestável, o " melhor homem em campo" foi mesmo Lewis Hamilton. O inglês sabia que a McLaren não tinha carro para enfrentar a Ferrari e por isso arriscou. Andou leve o tempo todo e deu show quando o equipamento lhe deu condição. A maneira como perseguiu Massa durantes as primeiras voltas e, principalmente, a ultrapassagem sobre o brasileiro provou que Hamilton ainda não perdeu o toque de campeão. Só achei que a McLaren poderia ter arriscado um pouco mais, deixando Lewis um pouco mais na pista após a segunda parada das Ferraris. Hamilton poderia ter ficado um pouco mais próximo de Massa andando mais leve e pressionando o brasileiro, quem sabe o que poderia ter acontecido? Por sinal, se a McLaren acertou em 90% da estratégia de Hamilton, o mesmo não pode ser dito com Kovalainen. Sua parada no momento em que o safety-car entrava nos boxes é simplesmente inacreditável, apesar deu acreditar que o motivo tenha sido um pneu furado, ainda pelo toque com o compatriota Raikkonen. Com um carro rápido nas mãos, Kovalainen foi o homem-show da pista, fazendo várias ultrapassagens bonitas. A briga com Timo Glock foi muito bonita e deu um colorido a corrida, porém a McLaren deve ter se esquecido de encher o tanque na penúltima parada e lá se foi o coitado do finlandês cair para a décima segunda posição no final! Pelo que fez em pista, Kova merecia muito mais!
A BMW fez uma prova discreta, onde todos os seus apetrechos aerodi
nâmicos pareceram terem atrapalhado na veloz pista de Kurtkoy. Kubica largou muito bem e no primeiro stint ocupou a terceira posição, mas como era esperado, perdeu a posição para Raikkonen e por lá o polonês ficou, sem ameaçar ou sendo ameaçado por alguém. Heidfeld largou bem e sendo um dos mais pesados que passaram na Q3, ainda em sua primeira parada assumiu a quinta posição e por lá ficou até a bandeirada. Sem ameaçar ou ser ameaçado por alguém. Ou seja, uma corrida chata para os meninos de Mario Theissen!
nâmicos pareceram terem atrapalhado na veloz pista de Kurtkoy. Kubica largou muito bem e no primeiro stint ocupou a terceira posição, mas como era esperado, perdeu a posição para Raikkonen e por lá o polonês ficou, sem ameaçar ou sendo ameaçado por alguém. Heidfeld largou bem e sendo um dos mais pesados que passaram na Q3, ainda em sua primeira parada assumiu a quinta posição e por lá ficou até a bandeirada. Sem ameaçar ou ser ameaçado por alguém. Ou seja, uma corrida chata para os meninos de Mario Theissen!Alonso chegou a ocupar a quarta posição na primeira volta, mas a Renault mostrou que está muito atrás das equipes de ponta e o espanhol foi engolido pela potência do motor Ferrari de Raikkonen na reta oposta. De resto, pouca coisa se viu do espanhol, que também fez uma prova discreta e levou seu Renault a sexta posição, marcando mais alguns pontinhos. Enquanto isso, Nelsinho Piquet fazia uma corrida condizente com sua condição de novato. Fez duas ultrapassagens de cinema em cima de Sebastian Vettel e Jenson Button para errar bizonhamente quando tentava segurar Heikki Kovalainen. Contudo, a sua atuação na Turquia merece fazer o brasileiro aparecer nos posts de amanhã sobre os destaques da corrida.
A Red Bull fez uma prova correta e Mark Webber marcou pontos pela quarta corrida consecutiva, mostrando que o australiano vem melhorando (finalmente!) seu ritmo de prova. Já David Coulthard foi ultrapassado lim
pamente por Kovalainen e não bateu (ufa!), mas ainda não tirou o dedo da boca e continua sem marcar pontos. Sua aposentadoria está se aproximando na medida em que o ano vai se acabando. Nico Rosberg marcou um pontinho para a Williams, mas o alemão demonstrou agressividade em sua briga com Kovalainen e ainda mostrou a novidade da transmissão da TV, que foi a câmera térmica. O coitado do Nakajima foi vítima de um Fisichella sem noção de tempo e espaço ainda na primeira curva, provocando a única entrada do safety-car. O acidente do italiano poderia ter sido perigoso, mas ainda bem que não causou maiores danos ao piloto, enquanto Sutil levava seu carro até o final. E sem bater!
pamente por Kovalainen e não bateu (ufa!), mas ainda não tirou o dedo da boca e continua sem marcar pontos. Sua aposentadoria está se aproximando na medida em que o ano vai se acabando. Nico Rosberg marcou um pontinho para a Williams, mas o alemão demonstrou agressividade em sua briga com Kovalainen e ainda mostrou a novidade da transmissão da TV, que foi a câmera térmica. O coitado do Nakajima foi vítima de um Fisichella sem noção de tempo e espaço ainda na primeira curva, provocando a única entrada do safety-car. O acidente do italiano poderia ter sido perigoso, mas ainda bem que não causou maiores danos ao piloto, enquanto Sutil levava seu carro até o final. E sem bater!Trulli foi outro que pouco apareceu, mas quando apareceu foi dando um carão no seu engenheiro, que dizia para o italiano forçar ainda mais. Jarno ficou puto e por muito pouco não mandou o mesmo cidadão que o mandou parar sem necessidade em Barcelona para aquele lugar com milhões de espectadores ouvindo. Timo Glock foi combativo quando ultrapassou e foi ultrapassado, mas foi um pena para o alemão que as brigas eram por posições intermediárias. Por sinal, a Toyota não marcou pontos pela primeira vez desde a Austrália, fazendo lembrar os péssimos tempos do ano passado. Outra equipe que se lembrou dos péssimos tempos de 2007 foi a Honda, com a equipe nipônica longe de brigar pelos pontos e vendo Button superar Barrichello. De novo! Na corrida em que foi comemorada a quebra do recorde de corridas disputadas, Rubens continuou seu tormento em não marcar pontos desde o Grande Prêmio Brasil de 2006. Se depender da Honda e das corridas recentes, Rubinho corre o risco de continuar no zero ainda por muito tempo. A Toro Rosso, ao menos nesta corrida, foi a substituta da Super Aguri como lanterninha da F1. Vettel levou o carro até o final, mas chegou atrás até da Force India de Sutil, enquanto Bourdais rodou sozinho e de forma estranha. O francês, a
o menos, está andando na frente do seu companheiro de equipe, mas está na hora de voltar a completar as corridas. A esperança da equipe italiana está depositada no STR03, que estreará em Mônaco.
o menos, está andando na frente do seu companheiro de equipe, mas está na hora de voltar a completar as corridas. A esperança da equipe italiana está depositada no STR03, que estreará em Mônaco.Se não foi uma corrida de encher os olhos, ao menos houve muitas ultrapassagens e suspense, pois até ficar claro que Hamilton pararia três vezes, parecia que o inglês estava com a corrida nas mãos. Por sinal, as vitórias de Massa até agora vem sendo marcadas pelo tédio, sendo que a de hoje foi a mais animadinha. Ainda falta uma vitória marcante de Felipe, mas toda e qualquer vitória valem dez pontos e o brasileiro se aproxima de Raikkonen, mas Hamilton mostrou que pode atrapalhar a vida da Ferrari num dia bom ou em condições especiais. E Mônaco, pista onde Massa nunca andou bem, é bem especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário