sábado, 20 de junho de 2009

Síndrome caseiro


Há certos pilotos que criam uma enorme expectativa quando chegam às suas pátrias e mesmo com ótimos resultados no resto da tamporada, acabam decepcionando na frente dos seus compatriotas. Exemplo não faltam, como foram os casos de Rubens Barrichello e Jacques Villeneuve e mesmo ainda sendo cedo, parece que vai acontecer com Jenson Button. Vindo de quatro poles seguidas, o líder inconteste do atual campeonato esteve longe de brigar pela pole em Silvestone, na primeira vez em que esteve próximo da vitória quando chegou no tradicional circuito inglês. Quem dominou, utilizando o nariz da Brawn, foi a Red Bull e Sebastian Vettel.

Os treinos deste sábado trouxeram dificuldades para o atual camepeão e o vice. Hamilton ainda pode usar a desculpa do acidente de Sutil, que trouxe a bandeira vermelha no finalzinho do treino e atrapalhou a volta de muita gente, mas a performance da McLaren no final de semana condiz bem com a penútima posição Lewis Hamilton, já que Heikki Kovalainen andou várias e várias voltas para conseguir um lugar no Q2 e por lá ficar, pois a McLaren, hoje, não tem a mínima condição de conseguir algo melhor do que as posições intermediárias. Felipe Massa sofre um com problema ainda mais chato para um piloto. A Ferrari não tem um carro de ponta, mas tem totais condições de conseguir um lugar no Q3, mas Felipe ficou na 11º posição e o mais grave foi que ele não está conseguindo andar à frente de Raikkonen, novamente o piloto mais rápido dos vermelhos. Apesar de ter admitido que errou, Massa enfrenta algo que não estava acostumado nos últimos tempos: ser superado pelo seu companheiro de equipe.

A Red Bull vem sendo a grande dominadora deste final de semana e Vettel se aproveitou bem disso com uma pole, que se não foi incontestável, provou que o alemão, quando tem um bom carro nas mãos, é um piloto a ser observado. Webber lutou muito no Q3 e parecia ter a pole nas mãos, mas de alguma forma ele não se encontrou na sua segunda volta rápida e acabou sendo superado por Barrichello no final. O brasileiro finalmente superou Button, mas como "certas coisas só acontecem com o Rubinho", ele não ficou com a pole, mas garantiu um lugar na primeira fila. Button não foi protagonista em nenhum momento e mesmo com as arquibancadas cheias de bonés da Brawn, o inglês nao foi capaz de, sequer, ficar à frente de Barrichello.

A Toyota comprovou que está mesmo de volta e que Trulli é mesmo um dos melhores pilotos em uma única volta rápida, bem ao contrário de Glock, que é ótimo em ritmo de corrida, mas que ainda precisa melhorar na Classificação. A Williams veio com força na sua corrida caseira e a dobradinha no terceiro treino livre não foi um blefe, como normalmente a equipe de Sir Frank Williams faz nas sextas-feiras. A surpresa foi ver Kazuki Nakajima superando Nico Rosberg durante praticamente todo o final de semana, com o japonês tirando a quinta posição de Button nos acréscimos. A Renault continua se resumindo aos esforços sobre-humanos de Fernando Alonso, enquanto Nelsinho continua levando uma desvantagem que, acho eu, é histórica com relação ao um companheiro de equipe em termos de Classificação: 26 x 0! Toro Rosso continua fechando o grid, apesar de Sebastien Bourdais ter andado mais do que Buemi e parecia ter carro para ir para o Q2, mas o forte acidente de Sutil também parece ter estragado a sua volta. O piloto da Force India saiu andando, mas assustou seus movimentos enquanto ainda estava no carro.

Apesar dos pesares, amanhã ainda haverá uma corrida e mesmo com todos os problemas extra-pista, a F1 partirá para a última corrida em Silverstone. Barrichello já venceu neste circuito e o ritmo da Brawn é claramente melhor do que o da Red Bull em ritmo de prova, sendo que Rubinho tem uma ótima chance nas mãos. As nuvens escuras de hoje podem ser um prenúncio de uma corrida chuvosa e uma despedida digna para Silverstone: uma excelente corrida debaixo de chuva. Pelo menos assim falaremos de corrida, não de Mosley, FOTA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário