segunda-feira, 6 de julho de 2009

Enquanto isso no domingo...




Apenas uma semana após o Grande Prêmio da Holanda, o circo do Mundial de Motovelocidade cruzou o Atlântico para o Grande Prêmio dos Estados Unidos no espetacular circuito de Laguna Seca. E ao lembrar da corrida no ano anterior, todos esperavam por uma corrida tão espetacular como em 2008, quando Valentino Rossi e Casey Stoner protagonizaram uma das mais sensacionais disputas da história do Mundial. Com Valentino super-motivado com a liderança isolada, era de se esperar que o italiano vencesse novamente, talvez até com mais facilidade em comparação ao anterior. Contudo, o Mundial de MotoGP vem se mostrando tão supreendente como nos anos anteriores.

Daniel Pedrosa estava andando tão mal esse ano, que até o seu até então insubstituível cargo dentro da Honda já estava ameaçado. Sem vencer há mais de um ano e sempre caindo nas corridas, ninguém esperava nada de mais do espanhol, mas Dani fez uma prova surpreendente e venceu pela 1º na temporada. Como nas corridas anteriores, Pedrosa fez uma ótima largada, mas se manteve na ponta até o final, sem ser muito incomodado pelos demais, que estavam ocupados demais brigando entre si. Stoner, Rossi e Doviziozo estavam próximos e trocando de posição, mas quando Doviziozo caiu, foi Lorenzo, que era o pole, mas tinha largado mal, quem entrou na festa. Por um instante Stoner superou Rossi e parecia em segundo, mas seus maus súbitos, que o prejudicaram nas corridas anteriores, fizeram com que ele perdesse facilmente a segunda posição para a dupla da Yamaha. Então, Lorenzo, que estava machucado, partiu para cima de Rossi, mas a ultrapassagem acabou não acontecendo e Velantino se concentrou em Pedrosa, que estava 3s à frente. O espanhol diminuiu o ritmo no final e quase foi surpreendido por Rossi na última curva, mas Dani pôde comemorar, finalmente, sua primeira vitória em 2009, porém suas chances no campeonato são diminutas. Mesmo em segundo, Rossi aumentou sua vantagem para seus mais diretos perseguidores (Lorenzo e Stoner) e parte para o nono título.

Pouco assisti a corrida da Indy. Para ser claro, só vi as entrevistas pós-corridas. Porém a vitória de Justin Wilson prova a qualidade do cumprido inglês, que quando tem carro e está num circuito misto, anda no pelotão da frente e superou as duplas de Ganassi e Penske para comemorar sua segunda vitória na IRL. Briscoe, segundo colocado, é mais líder do que nunca! Na Nascar, a segunda prova em Daytona trouxe outro final emocionante e acidentado. Kyle Busch ultrapassou o líder Tony Stewart na penúltima volta, mas todos sabiam que o reconchudo piloto iria para cima na volta final. Após um zigue-zague perigoso na reta final, 'Bushinho' recebeu um toque de Stewart e estampou o muro com força, causando o famoso 'big one' bem na última volta. Stewart venceu e é mais líder do que nunca, mas Kyle Busch, conhecido por sua agressividade excessiva e suas atitudes vingativas nas pistas, deve estar ancioso para o próximo encontro com Stewart.

Um comentário: