domingo, 19 de julho de 2009

Briga interna


Se na F1 a Red Bull pode perder o campeonato deste ano por causa da briga interna entre seus pilotos, na MotoGP esse problema dificilmente irá ocorrer. Apesar de Rossi e Lorenzo se pegarem em praticamente todas as corridas, a superioridade da marca japonesa sobre as demais faz com que os dois companheiros de equipe briguem entre si sem serem ameaçados por ninguém no campeonato, com Rossi e Lorenzo praticamente dominando o campeonato. Para azar do espanhol.

Lorenzo é do tipo piloto lutador, que eleva seu corpo ao máximo para conseguir o melhor resultado possível. Dono de inúmeras quedas desde que estreou na MotoGP ano passado, Lorenzo sempre supera as dores para conseguir vitórias ou resultados inesperados. Esse é praticamente a única coisa que admiro nesse espanhol marrento e arrogante. Ainda se recuperando do seu acidente dos treinos para o Grande Prêmio dos Estados Unidos em Laguna Seca, Lorenzo fez outra prova em que lutou bravamente com Valentino Rossi e, mais uma vez, foi derrotado. Rossi, mesmo com apenas 30 anos, só está correndo pela pressão que está levando de Stoner e, principalmente, Lorenzo. Valentino tem que brigar com alguém em praticamente todas as corridas e em Sachsenring não foi diferente. O italiano largou bem e confirmou a vantagem da pole, mas foi ultrapassado por Stoner para logo depois retomar a ponta. Então o italiano passou a ser pressionado por Lorenzo na parte final da corrida, inclusive sendo ultrapassado pelo companheiro de box, mas conseguiu a ultrapassagem derradeira na penúltima volta e se segurou como pôde até a bandeirada. A diferença entre os pilotos da Yamaha foi de menos de um décimo.

Com isso, Rossi começa a disparar no campeonato e sua vantagem psicológica sobre Lorenzo foi vista no pódio, com o espanhol com uma cara de que apanhou e não gostou. Por isso surgem rumores que Jorge Lorenzo quer sair da Yamaha para ser primeiro piloto de uma equipe da Honda em 2010. Quem não tem nada com isso é Rossi, cada vez mais próximo do seu nono título mundial. Após a surpreendente vitória em Laguna Seca, Pedrosa fez uma prova discreta na Alemanha, um ano após seu sério acidente, mas sempre se manteve próximo da liderança, terminando a corrida menos de 2s atrás das Yamahas. Após tantos acidentes, Pedrosa parece estar recuperando sua forma e poderá brigar pelo título. Mas não esse ano! Stoner ainda sofre com sua gastrite e após um início fulminante de corrida, o australiano da Ducati pareceu sentir o ritmo e paulatinamente foi perdendo terreno para os líderes e terminou num solitário quarto lugar. Ainda com chances de conquistar o título, Stoner precisa de uma reação urgente para se meter na briga interna da Yamaha.

Nas 125cc, Simon prestou atenção nas placas desta vez e conseguiu uma vitória dominante, sem ser importunado por ninguém em toda a prova alemã, bem ao contrário das 250cc. Marco Simoncelli largou na pole e após ultrapassar o surpreendente Alex Debon, não foi mais ultrapassado, mas o italiano sempre teve Debon como uma perigosa sombra e a animada briga pelo terceiro lugar, protagonizada por Hiroshi Aoyama, Álvaro Bautista e Hector Barberá fez com que os três se aproximassem dos dois primeiros e os cinco primeiros colocados chegaram colados na bandeirada, com Bautista conseguindo a ultrapassagem sobre Aoyama no finalzinho da prova e quase fez o mesmo com Debon. Simoncelli se aproximou bastante da batalha pela liderança entre Aoyama e Bautista, começando a sonhar com o bicampeonato, mas quem merece mesmo o título é Aoyama. Nitidamente com uma moto inferior, o japonês da Honda está dando um show nas pistas e a forma como defendeu o 3º lugar hoje por toda a corrida mostra como Aoyama está preparado para subir para a MotoGP. E ser mais um a tentar se meter na briga da Yamaha pela título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário