Ele chegou atrás dos seus maiores rivais e viu sua vantagem na liderança diminuir um pouco, mas Fernando Alonso pode sair comemorando o 3º lugar em Interlagos, pois Sebastian Vettel, que é o piloto mais rápido do momento, venceu novamente e como bem disse na entrevista coletiva, ainda se acha em condições totais de vencer seu primeiro título, mesmo com seu companheiro de equipe Mark Webber estar em 2º lugar no Mundial e ter mais chances do que ele. A matemática é amplamente favorável a Alonso. Se ele chegar em terceiro daqui a uma semana e a Red Bull manter sua filosofia de não favorecer ninguém, é bem provável que o espanhol se torne tricampeão em Abu Dhabi. Mas apesar de todos os problemas com seus pilotos, a Red Bull ainda pôde comemorar o seu primeiro título Mundial de Construtores, com mais uma dobradinha na quente Interlagos.
É fácil afirmar que Vettel amadureceu após uma vitória, mas o alemão foi perfeito em São Paulo. O alemão largou no lado sujo, mas não teve receio nenhum em atacar seu compatriota Nico Hülkenberg ainda antes da primeira curva e assumir a ponta para não mais perdê-la. Apesar dos ataques de Hamilton, Webber se manteve em 3º e sabia que suas chances dependiam da velocidade em que ultrapassava Hulk. O australiano foi para cima ainda na freada da Curva do Largo e quando o piloto da Williams espalhou na curva, Webber assumiu a 2º posição. Foi então que vimos o quanto a Red Bull está melhor do que as demais. Vettel e Webber desapareciam an frente, enquanto Hülkenberg segurou por várias voltas Alonso e Hamilton. Os dois campeões do mundo tiveram que suar para ultrapassar o novato, que fez uma prova digna, enquanto segurava pilotos com carros muito mais rápidos do que o seu. Quando Alonso finalmente ultrapassou Hülkenberg, o estrago já estava feito. A dupla da Red Bull já estava 10s à sua frente. Somente uma briga entre os dois quase desafetos poderia estragar a festa da equipe austríaca. E ela esteve perto de acontecer. Vettel e Webber vinham virando muito próximos, mas aproximadamente dez voltas após a única parada deles, o australiano começou a andar mais do que o companheiro de equipe e Christian Horner começou a pensar no pior. Foi salvo por Bruno Senna e Jaime Alguersuari, que atrapalharam desavergonhadamente Webber e o australiano perdeu quase 1s em ambas as manobras de ultrapassagem. Mesmo quando o safety-car apareceu não houve briga, pois Vettel, que negociou muito bem a ultrapassagem sobre os retardatários, tinha dois carros entre ele e Webber.
Querendo mostrar o quanto tinha condições de segurar Webber, mesmo com o australiano tentando uma reação no final, Vettel empilhou várias voltas mais rápidas após a relargada e isso praticamente desarmou Webber, que diminuiu seu ritmo e permitiu uma leve aproximação de Alonso nas voltas finais. A segunda dobradinha em três corridas fez com que a Red Bull conquistasse seu primeiro título no Mundial de Construtores em sua sexta temporada na F1. Um feito, sem dúvida. A equipe nasceu Stewart, foi comprada pela Ford que a transformou em Jaguar, tinha tudo para fechar suas portas no final de 2004 quando a montadora americana fechou suas torneiras para a F1. Segundo a lenda, o CEO da Ford, numa reunião com seus principais acessores, perguntava em voz alta. 'Quem é esse Eddie Irvine, que ganha mais do que eu?' É nosso piloto na F1, respondeu rápido um dos seus aspones. "O que é F1?", perguntava o caipira americano. Não podia dar certo. Com uma administração arrojada e, principalmente, a contratação de Adryan Newey, a Red Bull evoluiu a ponto de ter o melhor carro deste ano e ainda ter uma difícil decisão a tomar. Webber e Vettel estã em 2º e 3º no Mundial de Pilotos, ambos com chances de título, mas com o australiano numa situação amplamente melhor. Valeria a pena abrir mão das infames ordens de equipe e deixar Alonso vencer o campeonato? Os próximos oito dias serão dificeis para Horner, Helmut Mark e Dietrich Masteschitz. Não restam dúvidas que Vettel está embalado e andando mais do que Webber, mas o australiano, provalvemente em sua última chance de ser campeão, tem mais chances. Dúvidas, dúvidas, dúvidas...
Alonso fez o que dele se esperava hoje e mesmo com Webber fungando no seu cangote, para o espanhol basta ficar logo atrás do australiano para faturar o sonhado tricampeonato. O piloto da Ferrari sabe das limitações do seu carro e que a Red Bull tem um bólido melhor do que o seu, mas Alonso pode se aproveitar da grande confusão que impera no time austríaco, sem saber direito o que fazer numa situação inédita para ela. A Ferrari tomou sua decisão faz tempo e Alonso tem todo o poderio dos italianos atrás de si para enfrentar a potência indomável de um touro raivoso dos rivais. Para Fernando, basta fazer como hoje. Acompanhar de perto os dois carros da Red Bull, já que é o máximo que pode fazer em condições normais. E esperar ou por um erro dos pilotos à sua frente ou pela decisão dos boxes. Alonso está ainda mais numa situação confortável, sem muitas pressões para a decisão em Abu Dhabi. Já Felipe Massa fez sua pior corrida em Interlagos, mas tudo começou com um erro da Ferrari, ao não ter apertado sua roda dianteira esquerda no primeiro pit-stop, para enorme desespero de Rob Smedley. A partir de então, Massa fez uma prova errática, cheio de saídas de pistas e ultrapassagens, mas longe dos pontos. 2010 foi um ano para esquecer para Massa, mesmo em sua pista preferida. A Globo nem ousou em enganar quem não entende e fez uma boa transmissão hoje, até mesmo com Galvão Bueno chamando a Red Bull de Red Bull. Porém, a Mariana Becker estragou o que seria uma transmissão sóbria e sem muitos erros. No meio da briga entre Alonso e Hülkenberg, o pau quebrando dentro da pista, a loira clama pelo microfone. Provavelmente Galvão pensava que era algo importante e deu a vez. 'Vamos ver a opinião de Neymar!" PQP!!!!!
A McLaren foi outra que deverá querer esquecer logo a corrida em Interlagos, com um carro tão mal acertado, que seus dois pilotos tiveram que fazer duas paradas nos boxes. Porém, ficou claro que Button tem uma virtude que o faz ter um diferencial em relação aos demais: a inteligência. Hamilton, com um carro nitidamente desequilibrado, não conseguia ultrapassar Hülkenberg e uma fila se formava atrás dele. Button era o 11º colocado e entrou nos boxes de sopetão, surpreendendo a todos. O inglês colocou os pneus duros e voltou a pista mais rápido do que todos que estava empacados atrás de Hulk. Quando todos fizeram suas paradas, Button havia pulado para a 6º posição, colado em Hamilton. Porém, como ninguém teve um carro a ponto de ameaçar o time inglês, mesmo fazendo duas paradas, algo anormal esse ano, Hamilton (que passou a corrida reclamando do carro) e Button permaneceram nas mesmas posições, 4º e 5º, mostrando bem o lugar da McLaren atualmente. Algo parecido fez a Mercedes, com Rosberg e Schumacher ficando logo atrás das McLarens, mas sem chances de atacá-los. Schummy foi atrapalhado quando saiu dos boxes atrás de Adrian Sutil, que retardou sua parada, enquanto Rosberg teve uma segunda parada terrível, mas como ocorreu durante o período de safety-car, permaneceu na mesma posição. Quando a corrida reiniciou, Rosberg e Schumacher ficaram no meio da enorme briga que estava acontecendo entre o 8º e o 15º lugar, tendo que ultrapassar vários carros que lutavam por posições.
Como era de se imaginar, Nico Hülkenberg não resistiu muito tempo na ponta, mas foi digno em segurar como podia sua posição frente aos adversários, mas a Williams voltou a real logo depois, com o alemão tendo que se contentar com a 8º posição, uma volta atrás dos líderes e ainda tendo que segurar o ímpeto do ótimo Robert Kubica, que ficou a maior parte do tempo atrás do alemão. Rubens Barrichello fez uma corrida que no fez lembrar dos tempos em que ele ficou de jejum em Interlagos. Primeiro, a Williams errou quando fez seu pit-stop. Depois furou o pneu numa disputa com uma Toro Rosso. Depois, Barrichello não foi capaz de ganhar mais posições quando fez sua 3º parada e colocou pneus macios, permanecendo nas posições longe dos pontos. Petrov até que fez uma boa Classificação, mas quando largou mal, sua corrida foi decidida e uma longa tarde calor e mediocricidade. Kobayashi tentou sua estratégia que deu certo em Valencia, quando retardou sua parada para colocar pneus macios no final e o japonês conseguiu um pontinho hoje, mas Koba, conhecido por suas ultrapassagens audaciosas, hoje levou vários passadões. A Force India mostrou o quão grande é o seu declínio e só apareceu com mais destaque quando Liuzzi perdeu seu carro no Esse do Senna e provocou a entrada do safety-car. Alguersuari esteve próximo de marcar pontos, mas seu carro era nitidamente inferior aos demais e foi ultrapassado várias vezes, mostrando muita gana. Já Buemi ajudou a causa da Red Bull quando atrapalhou bastante Fernando Alonso após a relargada. As pequenas fizeram uma corrida medonha, onde Christian Klien ficou parado na saída dos boxes quando alinhava para o grid e largou com algumas voltas de atraso. Lucas di Grassi chegou a sair do carro, mas resolveu voltar com alguns giros de desvantagem. Bruno Senna deixou Mark Webber irado quando atrapalhou o australiano no Laranjinha no momento em que o australiano mais se aproximava de Vettel. Se há algum consolo, pelo menos todos os seis carros das pequenas terminaram.
Interlagos foi uma das provas mais disputadas do ano, com várias disputas em todas as posições e a entrada do safety-car formou uma animada fila com uns dez carros que brigavam com muita vontade pelas por posições. Porém, o que importa agora é a briga pelo título. A Red Bull já garantiu o Mundial de Construtores e vibrou como nunca com sua dobradinha. Se há algo para se temer, é que o time nunca conseguiu duas dobradinhas seguidas. Vettel mostrou com sua vitória que ainda quer o título, mesmo com Webber em melhor situação no campeonato. Enquanto isso, Alonso vê toda a situação com um sorriso no canto da boca...
Ficou claro que a Red Bull não quer ver Webber ser campeão... Alonso tem mais que rir mesmo. E comemorar.
ResponderExcluirTivemos uma corrida boa, com ótimas disputas. A Red Bull foi soberana, conquistando o título de construtores. Acho difícil eles levarem entre os pilotos. McLaren e Ferrari seguiram o time das bebidas energéticas. Button e Nico Rosberg fizeram boas estratégias, saindo do pelotão intermediário e alcançando as seis primeiras colocações. Schumacher razoável, e Hulkemberg, ajudou a Williams a finalmente passar a Force India no campeonato de equipes.
ResponderExcluirHamilton ainda tem chances, mas está praticamente fora da disputa. Alonso, acho que leva entre os pilotos. Não acredito que Sebastian Vettel ajude o companheiro Webber caso o australiano precise.