A quinta vitória consecutiva e nona em 2013 de Sebastian Vettel não foi como as demais. O alemão da Red Bull largou mal, quase estragou sua corrida num toque com Lewis Hamilton ainda na primeira curva e teve que jogar com a estratégia para conseguir o mesmo resultado que se tornou tão comum nos últimos meses: a vitória. O tetra não veio em Suzuka, a pista favorita de Sebastian, mas ninguém duvida de que daqui a duas semanas o título será consolidado, provavelmente com outra vitória deste alemão tão rápido, como eficiente. Destaque para Romain Grosjean, que dificultou bastante as coisas para a Red Bull conseguir a dobradinha no Japão e fez sua melhor corrida na temporada.
A corrida em Suzuka foi bem melhor do que na Coreia, mas a força dos carros da Red Bull sobressaiu mais uma vez. Mesmo dominando a primeira fila, ambos, Webber (típico...) e Vettel, largaram muito mal e o estrago só não foi maior por que o toque entre Vettel e Hamilton só acabou com a prova do inglês, com um pneu furado e nenhum problema para o carro do alemão, apesar dos temores de Seb. Grosjean assumiu a ponta e dominou a primeira metade da corrida, mas quando os engenheiros de Webber e Vettel deram a ordem, os dois aumentaram o ritmo e partiram para cima de Romain. Porém, a Red Bull preferiu a cautela e estipulou duas estratégias diferentes para seus pilotos, sabendo que a Lotus trata muito bem os pneus e poderia, como acabou acontecendo, parando uma vez menos. Webber, que normalmente desgasta mais os pneus, faria uma estratégia de três paradas, enquanto Vettel pararia duas vezes. Ambos deixaram o representante da Lotus para trás, mas havia expectativa se pudesse haver uma briga entre os dois representantes da Red Bull quando Webber fizesse sua parada final. O australiano visitou os boxes pela terceira vez quando faltavam onze voltas e saiu à caça dos dois líderes vindo muito mais rápido. Nesse momento, Vettel já tinha ultrapassado Grosjean na reta dos boxes, utilizando o DRS, e tinha pouco mais de 3s sobre o francês. Se Webber quisesse a vitória, a primeira em 2013, ele teria que ultrapassar Grosjean rapidamente. Porém, Romain foi corajoso e mesmo 2s mais lento que o australiano, segurou Mark até a penúltima volta, praticamente entregando a vitória para Vettel, que comemorou sua 35º vitória na F1, ficando apenas seis atrás de Senna. Essa dobradinha da Red Bull demonstra a incrível superioridade do carro de Adryan Newey sobre os demais. Quando os pilotos da RB tiveram suas amarras soltas, foi incrível como foram para cima de Grosjean e mesmo o francês se segurando como podia, pouca coisa pôde fazer. O título está, definitivamente, em boas mãos.
Com Vettel ganhando corridas em sequencia, outros pilotos que se destacam passam a ser o nome da prova e o de hoje foi Grosjean. Exatamente um ano atrás Grosjean se envolveu num acidente com Webber onde foi chamado de 'Maníaco da primeira curva' pelo australiano. Hoje, mais maduro e concentrado, mas mantendo a velocidade, Grosjean fez a sua melhor corrida na F1 e com uma largada perfeita, pulou de quarto para primeiro apenas no pulo após o apagar das cinco luzes. Mesmo tendo um carro nitidamente inferior ao da Red Bull, Romain liderou a primeira metade da corrida com grande maturidade, não errando e andando no limite do seu carro. Quando Vettel e Webber vieram para cima com sua superioridade, Grosjean não se abateu e se defendeu como podia, mas acabou repetindo o terceiro lugar como melhor resultado do ano. Está claro o crescimento de Grosjean e a saída de Raikkonen pode defini-lo como primeiro piloto da equipe em 2014. O finlandês, normalmente a estrela da Lotus numa luta inglória contra a Red Bull, desta vez foi eclipsado pelo companheiro de equipe e se conformou com a quinta posição, porém, Kimi não deixou de fazer das suas ao ultrapassar, por fora, Hulkenberg nas voltas finais para ficar com seu posto final. Fernando Alonso vê, impotente, Vettel conseguir seu quarto título na carreira, o que o coloca com o dobro de conquistas do espanhol, que vem fazendo o seu melhor, mas sua Ferrari o limita a posições como o quarto lugar de hoje. Felipe Massa fez outra corrida normal dos seus últimos tempos. Uma boa largada, boas primeiras voltas, mas quando lhe acontece algo, seu psicológico parece lhe pregar uma peça e seu ritmo cai assustadoramente. Hoje, foi uma bela ultrapassagem sofrida por Alonso, onde aparentemente o espanhol não precisou de ajuda radiofônica. Depois disso, Massa, que vinha pressionando Hulkenberg, perdeu posições e até errou ao exceder o limite de velocidade nos boxes. Uma ultrapassagem para Button na última volta reforçou a impressão de que Massa já não é mais o piloto sólido de 2008 e se conseguir um lugar numa boa equipe no próximo ano, será mais por ter se tornado um pay-driver.
Quem luta com Massa por um lugar atrativo em 2014, a Lotus, conseguiu outro bom resultado. Nico Hulkenberg vem se aproveitando do bom momento da Sauber com os novos pneus e quase repetiu o quarto lugar da Coreia, mas o alemão não suportou a pressão de Alonso e Raikkonen, terminando num bom sexto lugar, enquanto Esteban Gutierrez comemorou muito seus primeiros pontos na F1 ao terminar num ótima sétimo lugar, brigando com McLarens e Toro Rossos para conseguir tal feito e ficar apenas uma posição atrás do seu conceituado companheiro de equipe. Num momento de decisão de quem fica com quem em 2014, Gutierrez, mais seus patrocinadores, pôde ter se garantido na Sauber. Em contrapartida, a Force India perdeu o rumo e novamente ficou sem marcar pontos, vendo a McLaren cada vez mais longe na briga pelo quinto lugar do Mundial de Construtores. A equipe inglesa viu seus dois pilotos tendo corridas distintas, com Sergio Perez se envolvendo em dois incidentes com Nico Rosberg que o fez perder muito tempo, enquanto Jenson Button fez sua corrida regular e terminou em nono, mas com uma parada a mais, além de uma ultrapassagem sobre Massa na volta final. A Mercedes terá duas semanas para esquecer as duas últimas provas, quando tinha tranquilamente o segundo melhor carro do pelotão, mas terminou longe do pódio e mesmo tendo um carro bem melhor que o da Ferrari, viu os italianos abrir distância na briga pelo vice-campeonato de Construtores. Com apenas Rosberg na pista após o abandono prematuro de Hamilton, a equipe liberou o alemão de forma perigosa, quase ocasionando um acidente com Pérez, e Nico acabou punido, terminando atrás das Ferraris. Outra chance desperdiçada para conseguir ultrapassar os italianos. Daniel Ricciardo foi o único a largar com pneus duros e tinha tudo para pontuar se não saísse da pista na 130R enquanto ultrapassava Di Resta. A Williams continua com a não muito elogiosa situação de pior das equipes médias, enquanto as nanicas se viram sem dois dos seus quatro carros logo na primeira curva, enquanto que acontecem de tudo com elas. Charles Pic foi o primeiro piloto da história da F1 a largar sabendo que teria que cumprir um drive-though ainda nas primeiras voltas por ter fechado um piloto nos treinos...
Mesmo tendo problema no Kers no sábado, ter largado mal, ter tocado um piloto na primeira curva e ficar até a metade da prova em terceiro, Sebastian Vettel foi capaz de levantar seu dedo indicador mais uma vez e vencer em Suzuka, sua pista favorita e colocar as mãos no tetracampeonato, saindo do seu script usual de corridas ganhas com tranquilidade. Com a dobradinha, a Red Bull mostrou a todos quem manda na F1 atual. Se 2012 foi uma das melhores temporadas da história com uma briga épica até as últimas voltas da última corrida, 2013 mostra um supercampeão ganhando de todas as formas em um supercarro.
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