A única esperança para os demais pilotos em derrotar Sebastian Vettel na Coreia do Sul era que o alegado tufão trouxesse uma tempestade para a pista de Yeogam e a intempérie atrapalhasse o alemão que, por sinal, anda muito bem na chuva. Só que o tufão deve ter corrigido sua rota e mesmo nublado, a corrida se deu toda com pista seca e sem perspectivas de chuva. Como resultado, Vettel teve outro 'sunday drive', onde só faltou colocar o braço para fora do cockpit e se deliciar em sua oitava vitória em 2013, terceira seguida na Coreia, e poder confirmar seu tetracampeonato já na próxima semana em Suzuka, mesmo que isso seja bem complicado, mas a F1 dificilmente chegará às Américas sem ter confirmado o campeão de 2013. Ao contrário do imaginado, não foi as Mercedes que acompanharam Vettel no pódio, mas sim as Lotus, em outra boa exibição de Raikkonen, que saiu de nono no grid para segundo, enquanto Grosjean teve que se conformar em ficar atrás de Kimi e ainda sorrir no pódio.
A primeira parte do Grande Prêmio da Coreia do Sul foi enfadonho, com Vettel disparando na frente e após obter uma vantagem confortável, administrar até o final. A diferença entre Coreia e Cingapura foi que Vettel não precisou forçar o seu ritmo para vencer hoje, administrando o desgaste dos pneus, que foi um fator preocupante neste domingo, além de fazer duas boas relargadas para se manter na ponta e quebrar um tabu da pequena história das corridas coreanas, onde o pole-position nunca havia vencido. Vettel liderou 94,5% do total de voltas dos quatro Grandes Prêmios coreanos, mas sua média deve ficar por aí, pois dificilmente Yeogam permanecerá no calendário da F1 pela falta de grana, público e organização. Mark Webber vinha fazendo uma boa corrida de recuperação até a entrada do safety-car, que mais uma vez deu uma mexida no status quo da prova. O australiano vinha brigando com Hamilton quando aparentemente teve um pneu furado após o espetacular dechapamento do pneu dianteiro de Pérez e com isso, teve que fazer uma parada emergencial. Para piorar as perspectivas de Webber, a Red Bull não tinha outros pneus médios apropriados e Mark teria que fazer vinte voltas com pneus supermacios, algo que seria bastante complicado, mas Webber não teve que passar por esse expediente quando foi atingido na relargada por Adrian Sutil, que estranhamente perdeu o controle do seu carro e atingiu a lateral de Webber, quebrando radiador e Kers, provocando um grande incêndio, o maior dos últimos tempos na F1. Foi aí que entrou a péssima organização da corrida coreana, quando os bombeiros no local demoraram a chegar e um carro de serviço entrou na frente de Vettel para apagar o incêndio de um já bem danificado carro de Webber, enquanto Christian Horner via abatido seu carro totalmente queimado.
Mais uma vez Grosjean demonstrou que quem nasceu lagartixa nunca será jacaré. O francês largou muito bem e ultrapassou Hamilton para ficar em segundo lugar. Romain segurou o ímpeto de Hamilton tanto na primeira volta como na saída da primeira rodada de paradas e com isso, partia para um bom segundo lugar. Porém, o francês não contava com a ótima reação de Kimi Raikkonen. Diga-se de passagem, mais uma. O finlandês vinha tendo uma final de semana apagado, onde sofreu um forte acidente na sexta e foi bem mais lento do que Grosjean na classificação. Quando houve o melé na primeira volta, Raikkonen escapou bem e ficou na briga pela quinta posição que tinha Alonso e Hulkenberg. Kimi antecipou sua parada e deixou ambos para trás, com isso, estava em quinto quando as duas Mercedes tiverem seus problemas e Raikkonen estava logo atrás do companheiro de equipe numa relargada. Grosjean tinha pneus mais novos, mas Raikkonen não quis saber e efetuou uma bela ultrapassagem no francês na freada da curva um. Grosjean forçou a barra, tentou se aproximar, mas apesar de estar de saída da Lotus, Raikkonen mostrou que ainda tem moral quando a equipe proibiu o francês de se aproximar e ainda pediu a ele para sorrir no pódio, evitando os constrangimentos da Malásia com a Red Bull. Apesar do infortúnio, foi Grosjean que não se ligou na aproximação de Kimi e foi ultrapassado belamente pelo finlandês, que completou outra bela corrida na Coreia. A Mercedes perdeu outra chance de conquistar um pódio por causa de erros próprios. Hamilton vinha num sólido terceiro lugar quando seus pneus dianteiros perderam rendimento. Ross Brawn poderia ter trazido o inglês rapidamente para que ele não perdesse tanto tempo, mas preferiu deixar Lewis muito mais lento na pista para seguir o plano estabelecido antes da prova. Como resultado, um irritado Hamilton se viu ultrapassado por Rosberg quando um fato bizarro ocorreu. Quando colocou de lado, a asa dianteira de Rosberg entrou em colapso de forma estranha, fazendo o alemão ir aos boxes na frente de Hamilton, para desespero do inglês, que chegou a xingar via rádio o enorme tempo perdido, que o fez perder o terceiro lugar para Raikkonen e de badeja, o quarto para Hulkenberg, o nome da prova.
Nesse momento difícil do mercado de pilotos, se Nico Hulkenberg não conseguir um bom lugar na F1 em 2014 será uma enorme pena e até mesmo uma perda para a F1. O alemão vem guiando o fino e com seu limitado Sauber, fez a melhor exibição individual do dia. Hulk vem conseguindo colocar seu carro em ótimas posições de grid e na Coreia fez uma ótima largada, onde brigava com as Ferraris e até foi ajudado pela diarreia mental de Massa na primeira curva. Sempre à frente de Alonso, Hulkenberg se aproveitava do ótimo rendimento do seu Sauber no retão de Yengam para segurar Alonso com categoria. Após as relargadas, Hulkenberg teria agora a forte Mercedes do agressivo Hamilton no seu encalço. O desafio seria mais difícil pela força da Mercedes em detrimento a ruindade da Ferrari, mas Hulk não esmoreceu em nenhum momento e segurou a posição com categoria, mostrando que merece, sim, um lugar numa equipe forte. Já Felipe Massa foi o destaque negativo em uma manobra atabalhoada na primeira volta em que estragou sua própria corrida e de Button, que ainda se recuperou, além de Gutierrez, que largou até melhor do que Hulkenberg. Se Massa usou sua experiência na briga contra Gutierrez-Maldonado-Pérez no final da prova para poder minimizar o erro e marcar pontos, Massa se portou como um novato em sua primeira corridas ao fazer uma linha de quatro na curva três e ainda quase tirar Alonso da prova. Se colocar na balança quem merece o bom lugar da Lotus em 2014 pela corrida de hoje, Hulkenberg leva vantagem sobre Massa. E muita!
A Ferrari teve outro dia para esquecer com Alonso tendo que se conformar com uma pálida sexta posição, mas que era o que dava para fazer, mostrando o quão mal a Ferrari está nessa reta final de campeonato. Mesmo com o mesmo motor da Sauber, Alonso não conseguiu ultrapassar Hulkenberg na reta oposta de Yeongam, tendo que se conformar com a segunda posição no campeonato como único consolo da ótima temporada que vem fazendo. Button teve que mudar sua estratégia pela besteira de Massa, mas o inglês usou sua famosa pilotagem clássica para fazer apenas dois pit-stops e conseguir marcar pontinhos pela McLaren, algo que a tradicional equipe pode contar no momento. Sergio Pérez foi protagonista do primeiro safety-car quando seu pneu dianteiro direito dechapou no retão de Yeongam, mas o mexicano estava no limite de sua borracha e momentos antes tinha fritado com força o dito pneu. Mesmo com Pérez levando o pneu ao limite, outra vez a Pirelli se vê com problemas com seus pneus, com alguns pilotos chiando forte novamente. Maldonado se aproveitou dos problemas alheios para quase marcar pontos. Primeiro subiu de 18º para 9º na confusão da primeira volta e depois para a mesma posição na relargada, mas o venezuelano mostrou seu lado insano quando se envolveu numa briga quádrupla com a dupla mexicana e Massa, acabando por seu o maior prejudicado, ficando atrás até mesmo do seu companheiro de equipe Bottas. A Williams só não foi pior do que a Force India, em franca decadência nessa parte final do campeonato e que viu seus dois pilotos saírem da corrida por acidentes. As nanicas bateram o ponto.
Vettel se prepara para o seu quarto título mundial de forma brilhante, onde as dúvidas sobre o seu talento vão se dissipando na medida em que vai dando várias exibições de talento. Sebastian tem o melhor carro? Não existem dúvidas sobre isso. Mas de nada adianta ter o melhor carro se o piloto erra ou fica se metendo em encrencas a cada final de semana. Pois Vettel faz o contrário. Ele parece infalível, como era Schumacher no seu auge na Ferrari, além de se garantir com poles consecutivas ficar sempre à frente do pelotão para evitar potenciais problemas para quem larga em posições intermediárias. Vettel vai quebrar outro recorde de precocidade ao conquistar seu quarto título aos 26 anos, mas os recordes de Vettel, hoje, não são mais apenas de precocidade, mas também de números brutos, que vão levando-o ao olimpo do esporte.
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