Nesse final de semana foram decididos dois campeonatos mundiais, em duas e quatro rodas. Se no WRC não houve nenhuma novidade com o oitavo título de Sebastien Ogier, no Mundial de Superbike uma era pode estar chegando ao fim com o primeiro campeonato de Toprak Razgatlioglu, derrotando o hexacampeão Jonathan Rea.
Nas motos o turco Razgatlioglu, pupilo da lenda Kenan Sofuoglu, conseguiu um lugar na equipe oficial da Yamaha em 2021 e com um pilotagem agressiva, enfrentou a lenda Rea e sua Kawasaki. Os dois praticamente dividiram as vitórias ao longo do ano, mas no fim o piloto da Yamaha conseguiu superar Rea com mais constância e chegou à última etapa na Indonésia com uma bela vantagem. Para aumentar o drama, choveu forte e uma das corridas foi suspensa, mas Razgatlioglu só precisou de um segundo lugar na primeira bateria para acabar com o longo reinado de Rea. Com 25 anos de idade, Toprak Razgatlioglu chegou a ser cogitado a uma mudança para a MotoGP para o lugar de Rossi e todos vêm no turco um nome a ser observado nos próximos anos, além de consolidar um excelente ano para a Yamaha, campeã na MotoGP e no Mundial de Superbike. Rea ficará outro ano no Superbike e tentará resgatar seu título, mas terá forte oposição de Toprak e Scott Redding.
No WRC o veterano Ogier conquistou a 200º vitória da França na categoria e seu oitavo título no dia de hoje, ficando apenas um do seu compatriota e xará Loeb. Falo no passado pois Ogier, mesmo ainda em forma, já anunciou que fez em 2021 sua última temporada completa do WRC. Com apenas doze etapas esse ano, o WRC viu o domínio da Toyota, que venceu nove etapas, sendo cinco com Ogier. Com apenas dois triunfos, o galês Elfyn Evans foi o grande rival de Ogier até a última etapa realizada nesse domingo na Itália, usando partes do circuito de Monza, mas a experiência de Ogier falou mais alto e o francês entrou no olimpo do esporte a motor.
Mesmo não tendo o mesmo carisma de Loeb, Ogier só tem um título a menos do que o compatriota e foi piloto dominante dos anos 2010 no WRC. Para os gauleses, foi o fim de um domínio avassalador, onde conquistaram nada menos do que dezessete títulos nos últimos dezoito anos, acabando com a fama dos finlandeses como os grandes especialistas nos ralis. Contudo, se Loeb deixou Ogier como seu substituto, nenhum francês veio no vácuo de Ogier, mas não faltam novos nomes no rali. Campeão de 2019, Ott Tanak tentará superar os azares que lhe tiraram muitas vitórias nesse ano, além da falta de confiabilidade do Hyundai, algo que também afetou bastante o belga Thierry Neuville. Porém, a Toyota virá forte com Evans e Kalle Rovanpera, jovem piloto de 21 anos e filho do antigo piloto da Peugeot no WRC Harri Rovanpera. Kalle venceu duas etapas, se tornando o mais jovem no WRC a consegui-lo e é um dos pilotos mais promissores dos ralis na atualidade.
Os campeonatos vão terminando em 2021 e no caso do WRC e da Superbike, significando o fim de duas eras em modalidades importantes.
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