Antigamente quando havia previsão de chuva na F1, todo mundo ficava ouriçado para uma sessão animada e fora da rotina, porém, com a porcaria dos pneus de chuva da Pirelli e um carro com dimensões tão grandes aumentando a área de contato e por consequência o risco de aquaplanagem, hoje a notícia de chuva na F1 causa mais pânico do que regozijo aos fãs. Contudo, a chuva caiu forte em Cingapura apenas no período da tarde, tradicional horário das chuvas naquela região e apenas o terceiro treino livre foi afetado de verdade, mas com uma umidade altíssima, além de vários obstáculos impedindo uma secagem rápida, o treino que definiu o grid teve pista úmida e muita cautela dos pilotos, que preferiram não arriscar e ficaram a maior parte do tempo com pneus intermediários. A primeira grande surpresa foi Ocon ter ficado no Q1, com o ameaçado Mick Schumacher passando por muito pouco ao Q2. Ricciardo não se pode chamar de ameaçado, pois o australiano simplesmente não está fazendo por onde ficar na F1, essa é a triste realidade de Daniel.
Já no Q2 houveram tentativas com pneus slicks por parte da turma da Aston Martin e Zhou, mas mesmo com a pista com mais de 90% seca, as partes molhadas fizeram a diferença e os três ficaram de fora do Q3, porém, ninguém poderia esperar George Russell ficar no Q2. Dessa vez Russell ficou bem abaixo de Hamilton em situações de pista mistas, algo que o jovem inglês tem muito a melhorar. Quando a terceira parte da classificação começou, rapidamente todos foram para os pneus slicks, mesmo com os carros bastante ariscos nas partes lentas e úmidas. É nesse momento que o talento se sobressai e com isso os veteranos Alonso e Hamilton deram um show, marcando os melhores tempos no momento em que os pilotos tateavam na pista. O tempo de Hamilton mais de 2s melhor do que o resto foi assombroso, mas havia muito o que melhorar.
Como é comum nesses casos, ficar na pista pelo maior tempo possível faz a diferença e para isso, tem que ter gasolina para isso. Num erro que poderia muito bem ser da Ferrari, a Red Bull cometeu um erro de cálculo e quando Verstappen vinha para pulverizar o melhor tempo de Leclerc, Max foi chamado aos boxes de última hora. Uma enormidade de palavrões apareceram no rádio, com Verstappen relegado ao oitavo posto numa pista onde ultrapassar é complicado, mesmo já termos visto várias corridas de recuperação do piloto da Red Bull. A turma da Red Bull se enganou no cálculo de combustível e Verstappen teve que ir aos boxes para não ter uma pane seca. A chance de sair de Cingapura como campeão caiu bastante para Verstappen. A briga pela pole foi apertada, com Leclerc conseguindo o primeiro posto, Pérez salvando um pouco a honra da Red Bull e um chateado Hamilton completando o top3. Numa pista que anda bem e marcou uma volta de classificação lendária, Hamilton perdeu a pole por meros cinco centésimos, mostrando o equilíbrio entre eles, mas só estão nessa posição porque o ponto de desequilíbrio foi prejudicado pelo um raro erro da Red Bull. Para amanhã, é esperado também chuva como nesse sábado, resta saber o quão será impactante para a corrida.
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