sábado, 15 de março de 2025

Papaya rules a vita?

 


A pré-temporada foi unânime em afirmar que a McLaren tem o conjunto mais forte para esse início de temporada 2025 da F1 e a classificação da primeira etapa não deixou de confirmar isso. Norris e Piastri assustaram no início do Q3, mas confirmaram a dobradinha da McLaren, tendo Max Verstappen em terceiro, longínquos três décimos atrás, mostrando que o neerlandês da Red Bull terá muito trabalho pela frente se quiser ser penta.

Após muito diz-que-me-diz, a F1 viu as suas dez equipes mostrarem sua força no sempre desafiador circuito citadino de Melbourne. Nada a esconder, tudo a mostrar! Por mais que Albert Park seja um circuito de rua e bem específico, algumas respostas começam a ser dadas. A Haas vai tendo um final de semana horroroso e o novato Oliver Bearman, tão sólido em suas três primeiras corridas como substituto, vem errando demais, causando as duas bandeiras vermelhas do final de semana até aqui, completando com um problema no câmbio que o fez nem se classificar direito. A Sauber evoluiu e impulsionado por Gabriel Bortoleto, tenta fugir das últimas posições. Por sinal, Bortoleto foi um das boas surpresas desse sábado, ao se colocar no Q2. Já Liam Lawson só não teve um final de semana pior que o de Bearman, aumentando o problema do segundo posto da Red Bull. Ainda falando dos novatos, Andrea Kimi Antonelli danificou o assoalho do seu carro e também ficou pelo Q1. Ou seja, Bortoleto superou não apenas seu renomado companheiro de equipe (Hulkenberg), como também deixou para trás dois badalados novatos. Nada mal para um piloto B, Marko?

A Aston Martin dependerá bastante de Alonso tirar coelho da cartola, enquanto a Alpine claramente evoluiu, indo ao Q3 com Gasly logo na primeira corrida, enquanto Jack Doohan fez uma classificação decente, mesmo que insuficiente para não ser sacado a qualquer momento a favor de Colapinto. A Racing Bulls foi outra boa surpresa, com Hadjar quase indo ao Q3, enquanto Tsunoda arrancou um ótimo quinto lugar. Mordido por perder a vaga para Lawson, Yuki quer provar que a Red Bull errou ao não contrata-lo. A Williams confirmou a boa performance da pré-temporada com seus dois carros no Q3 e Albon surpreendendo ao superar Sainz com alguma folga. Entre os dois, a dupla da Ferrari, a grande decepção do dia. Nos treinos livres a Ferrari dava pinta de ser a segunda força do pelotão, mas particularmente no Q3 os italianos ficaram bem para trás, com Leclerc superando por muito pouco Hamilton, que a todo momento fala que está numa fase de adaptação, parecendo querer lembrar a todos o óbvio.

Russell liderou bem a Mercedes, mas não foi páreo para a dupla da McLaren e Verstappen. Max até surgiu como o mais rápido na primeira rodada do Q3, mas com Norris e Piastri tendo cometido erros, houve pressão para a dupla da McLaren, contudo, os dois responderam bem e ficaram com a primeira fila. Em ritmo de classificação, a McLaren está muito bem, mas conta-se que é em ritmo de corrida que os 'papaias' se sobressaem. Como a McLaren lidará com seus dois pilotos em caso de disputa é algo a ser observado, da mesma maneira amanhã há chances fortes de chuva, o que mudaria muita coisa, lembrando o que fez Verstappen em Interlagos ano passado. Muitas respostas já estão sendo dadas, mas o domingo promete ainda mais.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário