Hoje, o ex-piloto Tony Maggs está completando 70 anos de idade. Maggs era uma das grandes promessas do começo da década de 60, mas o sul-africano teve que encerrar sua carreira ainda jovem e de forma trágica. Anthony Francis O'Connell Maggs nasceu em Pretoria na África do Sul no dia 9 de fevereiro de 1937. Filho de um rico fazendeiro, Maggs foi para a Inglaterra em 1959 após algumas experiências em um Austin Healey na África do Sul. Seu talento logo desabrochou e em pouco tempo ele estava correndo na Fórmula 2. Em 1960 ele terminou em terceiro na corrida do Troféu Vanwall, enquanto dirigia um Cooper e foi muito bem nas corrida da Fórmula Junior. Em 1961, Maggs deu o grande salto em sua carreira ao assinar com a equipe de Ken Tyrrell na Fórmula Júnior a bordo de um Cooper-Austin e tinha como companheiro de equipe John Love e os dois brigaram pelo título europeu com o suíço Jô Siffert. Maggs conseguiu oito vitórias, mas ainda assim acabou empatado com Siffert na ponta do campeonato. Na metade do ano Tony Maggs foi convidado por Louise Bryden-Brown para correr os GPs da Inglaterra e da Alemanha de 1961 com um obsoleto Lotus 18 e Maggs não foi de todo mal, completando as suas duas primeiras corridas. Com essas boas atuações, Maggs foi chamado pela Cooper para entrar para sua equipe oficial em 1962 ao lado de Bruce McLaren, mas como piloto número 2. Maggs foi muito consistente e conseguiu 13 pontos na primeira temporada completa na F1, inclusive com um segundo lugar no GP da França quando o Cooper-Clímax T60 dele terminou atrás do Porsche 804 de Dan Gurney e um terceiro lugar na sua primeira corrida em casa, em East London, quando chegou apenas meio segundo atrás do seu companheiro de equipe Bruce McLaren. Em 1963, ele ganhou mais 9 pontos para a Cooper, com o modelo T66, e ele novamente foi segundo no GP da França, desta vez atrás do Lotus 25 de Jim Clark.
Para 1964, Maggs foi substituído pelo campeão de 1961 Phil Hill na Cooper e sua carreira entrou em declínio. Ele fez 3 GPs(Grã-Bretanha, França e Áustria) em 1964 pela equipe privada Centro Sud a bordo de um BRM P57 e ainda alcançou respeitáveis quatro pontos para a pequena equipe. A sua última corrida, apenas a 25º, foi em casa, no GP da África do Sul de 1965 num Lotus-BRM da equipe de Reg Parnell. Com a carreira na Fórmula 1 acabando, Maggs tentou andar em carros esporte-protótipos, enquanto ganhava as 9h de Kyalami ao lado de David Piper numa Ferrari GTO e ficando em terceiro nas 12h de Sebring com uma Ferrari 250LM de Piper. Maggs também competiu na Fórmula 2, num Surtees Lola, mas se aposentou após um terrível acidente a bordo de um Lotus 22 F2 em uma corrida nacional em Pietermaritzburg, África do Sul. Como resultado de sua saída de pista, uma criança que assistia a corrida morreu. Maggs saiu das pistas com apenas 28 anos de idade. Depois disso ele se concentrou na fazenda de sua família na região de Zontspanberg, em Transvaal Norte. Alguns anos depois de sua aposentadoria, Maggs sobreviveu a um acidente de avião em que o gerente de sua fazenda morreu.
Sim, provavelmente por isso e
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