terça-feira, 30 de setembro de 2008

Enquanto isso, em Motegi...


Que o título de Valentino Rossi era iminente, não se discute. Mas a forma como Vale conquistou seu oitavo título Mundial na carreira é que surpreendeu. Vindo de duas derrotas nas duas últimas temporadas, sendo que ano passado acabou o campeonato da MotoGP em terceiro, Rossi dominou nesse ano da mesma maneira que fez nos seus tempos auréos. Contudo, o piloto da Yamaha contou com os variados problemas dos seus principais rivais, Stoner e Pedrosa.

O atual campeão sofreu para fazer com que sua Ducati fosse competitiva no início e não repetia o mesmo desempenho do ano passado. A Ducati continuava com um chassi regular, mas o motor, grande destaque do ano passado, não parecia o mesmo canhão de 2007 e Stoner não conseguia sobressair. No entanto, a Ducati achou o caminho das pedras e Stoner conseguiu uma impressionante seqüência de sete poles e três vitórias, mas quando se aproximava de Rossi, três quedas seguidas praticamente definiram o título a favor do italiano, fora uma estranha contusão ter se manifestado, que o australiano tinha sofrido a... cinco anos! Já Pedrosa sofreu com a indefinição da Honda, que ainda parece perdida desde a saída de Rossi no final de 2003. A Honda tem um ótimo chassi e um bom motor, mas parece lhe faltar alguém para colocar ordem na casa japonesa. Pedrosa ainda sofreu um sério acidente na Alemanha que o deixou de molho por algumas provas, mas provando a confusão que reinava na Repsol Honda, a equipe decidiu trocar de fornecedora de pneus no meio da temporada, indo para a campeão Bridgestone, à essa altura o melhor pneu da MotoGP.

Apesar disso tudo, o talento de Rossi é indiscutível e foi mostrado nessa temporada. Se aproveitando dos erros dos rivais, tanto fora, como dentro das pistas, Valentino ainda bateu recordes, como o de vitórias na principal categoria do Mundial de Motociclismo, incluindo 500cc e MotoGP. A forma como conquista seus títulos e vitórias se traduz em fãs em todo o mundo e Rossi caminha para se tornar, se já não ou é, uma lenda do esporte a motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário