domingo, 14 de setembro de 2008

A história acontecendo!


Apesar da pista molhada, o resultado do Grande Prêmio da Itália não foi tão surpreendente, pois o pole se aproveitou da largada atrás do safety-car, disparou nas primeiras voltas, fez suas paradas na hora correta e de modo perfeito e venceu sem grandes sobrassaltos. Porém, estamos falando de um alemãozinho de apenas 21 anos de idade que estava à bordo de um carro que um dia foi a Minardi. Muitos pilotos já venceram provas de forma circunstancial, seja por mudanças climáticas ou pilotos quebrando à sua frente. Mas não foi o caso desta vez!
Vettel dominou a prova como se fosse um veterano com o melhor carro da corrida e da mesma forma que choveu para ele, também choveu para todos. A Toro Rosso, que um dia fechava o grid em todos as corridas por vários anos quando se chamava Minardi, tem seu dia de glória suprema, que só não foi perfeita pelo golpe de azar de Sebastien Bourdais, que ficou parado na volta de apresentação. Esta vitória também representa o primeiro triunfo da marca Red Bull na F1, que investe a vários ano na categoria e agora com duas equipes na categoria, vê um pouco de retorno. Por sinal, com os resultados de hoje, a Toro Rosso ultrapassou a Red Bull no Mundial de Construtores, mostrando o bom trabalho de Gerhard Berger no comando da equipe italiana. O desempenho de Vettel foi tão merecido, que ele marcou, pelo menos até a TV mostrar os tempos pela última vez, a segunda volta mais rápida da corrida, superado apenas por Raikkonen e à frente de Massa e Hamilton. Claro que está muito cedo para dizer o que acontecerá com Sebastian Vettel, mas ele dá mostras, sem medo de errar, que será um dos grandes protagonistas da F1 a médio prazo, juntamente com Kubica e Hamilton, os outros dois protagonistas da corrida de hoje.

Provando que o acontecido de ontem foi um erro estratégico, Hamilton deu mais um show de habilidade e coragem e salvou um pouco o que parecia um final de semana perdido. A vantagem para Massa pode ter diminuído, mas ele mostrou que pode levar sua McLaren a grandes vôos e suas ultrapassagens em cima de adversários respeitáveis demonstra quem é o melhor piloto da atualidade. Pena que tudo pode mudar nessa F1 onde ultrapassar se tornou proibido. As disputas com Glock e Webber podem mudar o resultado da corrida mais uma vez e se não tivesse sido punido semana passada, o inglês merecia, no mínimo, um puxão de orelhas na disputa com Webber, pois podia ter causado um sério acidente naquele momento. Vamos ficar de olho nas próximas horas!

Claro que o campeonato será disputado entre Massa e Hamilton, mas Kubica mostra que pode se aproveitar do menor dos vacilos dos pilotos à sua frente. Numa pista que lhe é especial, o polonês conseguiu mais um pódio nesse ano e está num próximo terceiro lugar, já deixando Raikkonen mais para trás. Kubica tem um estilo elegante de correr, em que não comete erros, apesar de andar sempre forte. Numa corrida em que a BMW se destacou, Heidfeld conseguiu uma boa quinta posição, apesar dos ataques de Massa e Hamilton no final da prova. O alemão foi forte nas divididas e não se entregou em nenhum momento, mas outra vez foi superado por Kubica na briga interna da BMW e com a porta da Ferrari fechada para Alonso, seu lugar é um dos mais visado no momento do espanhol.

Por sinal, Alonso foi o piloto mais esperto do dia, ao ser o primeiro piloto de ponta a colocar os pneus intermediários e voar na pista, enquanto os demais ainda discutiam se trocavam ou não de pneus. Com esses resultados, Alonso vai entregando praticamente sozinho a quarta posição no Mundial de Construtores para a Renault, já que Nelsinho pouco faz para equipe, apesar de sempre largar mais pesado.

Kovalainen fez uma corrida forte e começa a se aproximar de Heidfeld e Raikkonen na briga pela quarta posição do Mundial de Pilotos. O finlandês vem evoluindo prova a prova, mas acho que deve ter ficado um gosto amargo na boca. Afinal, com Hamilton largando lá atrás e Kova na primeira fila, era a grande chance do finlandês conseguir uma vitória convincente, mas Heikki não teve chances contra o furacão Vettel. Já seu compatriota Raikkonen fez mais uma prova difícil de ser contada. Largando mais pesado, ficou muito tempo no pelotão intermediário, mas Hamilton estava ainda mais pesado e passou todo mundo a sua frente até com certa facilidade. Então, com num estalo na cabeça fria do finlandês, Kimi passou a marcar volta mais rápida em cima de volta mais rápida e ultrapassou quem vinha pela frente. Pena que a corrida estava acabando e mais uma vez o piloto da Ferrari ficou fora dos pontos e agora, praticamente de forma oficial, fora da disputa pelo título do ano que vem.

Mesmo com a Toro Rosso tendo motor Ferrari, a marca de Maranello tem pouco a comemorar neste domingo. Massa tinha tudo para sair líder do campeonato, mas se o brasileiro não fez uma prova considerada "bundão", foi abaixo do esperado. Falta a Massa uma corrida como a de Hamilton hoje, em que ele é o destaque, o chamariz, as imagens da Tv estejam só nele. Tirando a bela ultrapassagem sobre Rosberg, Felipe só apareceu correndo de forma burocrática, talvez pensando na sua aversão por chuva, que por sorte não foi tão forte como ontem. Agora apenas um ponto atrás de Hamilton, Massa terá que andar mais forte do que nunca se quiser conquistar o campeonato este ano e agora deverá ter a ajuda de Raikkonen. Sem bem que da forma como Kimi está andando atualmente, isso não será uma tão grande assim...

Webber fechou a zona de pontuação após ter ficado boa parte da prova em terceiro, mas o australiano provocou o momento de maior apreensão ao disputar a freada da primeira curva com Hamilton e dois terem se tocado. Na hora, achei Webber um pouco afoito, que freou bem mais tarde que Hamilton, mas não percebi se o piloto da McLaren mudou a trajetória. Se Lewis tiver mudado... Para a Red Bull fica a sensação de que está sendo superada dentro da própria casa pela Toro Rosso, mas a equipe pode dizer que os motores são diferentes e isso pode ser a diferença. Pode até ser, mas os pilotos também podem estar influenciando, pois Coulthard bateu o ponto mais uma vez, ao bater em outro carro mais uma vez. Desta vez a vítima foi Kazuki Nakajima. Comemorando seu GP de número 500, a Williams merecia melhores resultado, apesar da boa performance de Rosberg no início da corrida, mas parece que a equipe acertou os carros para chuva forte, o que acabou não ocorrendo e o resultado foi uma queda acentuada do alemão no final da prova.

A Toyota perdeu a grande chance de conquistar um bom resultado quando não colocou pneus intermediários na única parada dos seus pilotos. Vendo o rendimento de Alonso, que parou bem próximo aos pilotos da marca nipônica, Glock e Trulli poderiam ter chegada mais à frente, mas eles tiveram que se conformar em brigar por posições mais atrás, com destaque para Glock, que no decorrer da temporada está batendo seu companheiro de equipe mais experiente. Barrichello só apareceu quando foi o primeiro piloto a colocar pneus intermediários, mas Ross Brawn deve ter perdido a manha nesse ano de férias e os dois pilotos tiveram que parar novamente no final da corrida. Porém, isso pouco influenciaria, pois tanto Barrichello, como Button, estavam fora da zona de pontuação. A Force India podia ter feito a grande corrida do ano, mas desperdiçou com o erro de Fisichella, após bela briga com Raikkonen, e os erro estratégicos com Sutil, que no final da prova ainda colocou pneus slicks.

Na transmissão de hoje, Galvão Bueno e Reginaldo Leme se vestiram de "Cavalheiros da Justiça" e a todo momento ficaram apontando irregularidades de Hamilton nas agressivas ultrapassagens do inglês. Mas quando Massa estava brigando, o "fulano tinha que quebrar o galho...'' E o pior é que aqui não se pega rádio transmitindo F1...

Numa prova que teve apenas um abandono, o campeoanto ficou praticamente inalterado, mas alguns pontos devem ser destacados daqui para frente. Hamilton se consolida como melhor piloto do ano, apesar das dificuldades e o bom momento de Massa, que numa situação em que não se sente a vontade, conseguiu marcar pontos valiosos. Raikkonen começa a ver o campeonato ir para o brejo e até a quarta posição dele está ameaçada por Kovalainen e Heidfeld. Enquanto a McLaren encosta na Ferrari no Mundial de Construtores, a Renault se consolida na quarta posição, obra única de Alonso. Mas o crescimento da Toro Rosso nos fez enxerguar melhor o talento de Sebastian Vettel, que definitivamente entrou para a história e pelo que vem apresentando no momento, fará ainda mais!

2 comentários:

  1. concordo que largar pesado, salvo rariiiiisimas exceções, deixam o piloto lá atras, principalmente na chuva. veja o sofrimento do rubens. além do que, muitas vezes a previsão inicial de apenas uma parada não pode ser seguida por acontecimentos da pista (acidentes, retardatários)ou fora dela (mais ou menos chuva que o previsto). me parece que o correto seria mandar para a pista o piloto com combustível para apenas poucas voltas e colocá-lo na frente. a partir deste ponto entraria a formulação de estratégia eventual, de acordo com os acontecimentos. esta estória do nelsinho sair sempre mais pesado parece que é imposição do alonso, para não tomar tempo na classificação.abraço do emerson de santos sp

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  2. É verdade JC, a história escreveu uma das mais deliciosas páginas hoje na não menos deliciosa Monza, porem...
    Vettel foi demais, seguro, competente, macho pacas... porém...
    Choveu no sábado. a classificação ficou louca e ele saiu na frente.
    Choveu no domingo antes da largada e tudo ficou muito dificil.
    O 'se' não corre mas, Estivessemos em pista seca e uma corrida normal, com a Toro ele não chegaria nos pontos sequer.
    É legal ver um cara que sim, vai ser campeão do mundo um dia, por que braço para isto ele tem, talento também, vencendo numa pista sagrada e naquelas condições.
    Só que forçosamente temos que admitir.Foi atipico!

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