Aparentemente, o tempo que deu a pole para Felipe Massa pode estar mais relacionada a quantidade de combustível no reservatório do carro da Ferrari. Mas a forma como Rob Smedley gaguejava quando falou com Felipe a respeito da pole e o "Storming lap" dito pelo próprio engenheiro, mostram que Massa fez mesmo uma volta respeitável. A primeira volta rápida de Massa e Hamilton no Q3 mostrou um certo equilíbrio entre ambos, para que o ferrarista fazer uma volta incríveis seis décimos mais rápido do que o representante da McLaren e marcar uma importante pole.
Ao contrário do que muitos podiam imaginar, a Ferrari parece mais a vontade no travado circuito da Cingapura e nem a noite, acarretando uma temperatura mais fria e diminuindo o aquecimento dos pneus, calcanhar-de-aquiles ferrarista, foi capaz de parar a equipe italiana, que mostra que tem o melhor carro do ano. Se Raikkonen, que abandonou o treino livre de sábado de forma estranha, não está muito inspirado em 2008, restou a Massa fazer as honras da casa e conquistar uma bela pole-position e ser o favorito destacado para amanhã. Normalmente erro nas minhas previsões, mas acho que somente uma tempestade tropical tira a vitória de Massa amanhã.
Hamilton parecia incomodado em algo no seu carro e o susto que levou na Q2, quando foi o décimo colocado e por pouco não ficou de fora pela segunda vez consecutiva do Q3, mostraram que o inglês não se sentia muito à vontade ao voltante do MP4/23. Lewis estava andando mais do que o carro, quase tocando o muro e fritando os pneus e numa pista em que os erros podem ser fatais, isso pode atrapalhar bastante o inglês amanhã. E falando no circuito, o breve comentário que faço sobre o novo traçado é que ele é bastante travado, mas me chamou mais atenção do que Valência. Dá para dizer que Cingapura fez um circuito de rua real, lento e travado. Deverá haver raras ultrapassagens, mas os muros colados ao traçado e uma corrida que deverá ser extremamente longa tanto para os pilotos, como também para os equipamentos, deverá trazer alguma emoção deste tipo amanhã. Pelos erros de Raikkonen e Fisichella no treino livre de hoje, o safety-car deverá entrar amanhã, trazendo tempero a uma corrida que será marcado para sempre como um evento único, "a luz de velas".
A BMW finalmente voltou a andar bem e colocou um dos seus carros à frente da McLaren de Kovalainen. Ainda com chances de título, Kubica superou Heidfeld e irá largar em quarto, duas posições à frente do companheiro de equipe. Numa corrida que promete ser dura, Kubica poderá se aproveitar bem dos erros e quebras alheias. Algo que sabe fazer como ninguém. Vettel aproveitou a boa fase que está passando e largará em sétimo, logo atrás das favoritas, mas os outros carros da Red Bull não foram nada bem, inclusive com Bourdais, que produziu belas imagens com suas atravessadas, ficando logo na Q1. Alonso tinha tudo para ser um fator na Classificação, mas o seu renault ficou parado no início do Q2, para desespero do espnhol, que saiu do carro uma arara. Nelsinho Piquet, outro que ficou no Q1, também estava descontente com a equipe. Mas quem não deve estar muito satisfeita é a Honda com Barrichello. Button foi mais rápido do que o companheiro de equipe em todo o final de semana, enquanto o brasileiro foi atrapalhado por uma BMW e também ficou no Q1. Porém, uma renovação de contrato parece cada dia mais distante para o brasileiro.
Contudo, o fato mais marcante de hoje foi a triste notícia do ator Paul Newman. Além de ter vencido um Oscar, Newman era um apaixonado por corridas. Minha infância, que foi muito marcada pela F-Indy, me vem a cabeça a sua imagem comandando a Newman-Hass ao lado de Carl Hass. Por sinal, foi muito bonita a homenagem feita pela Globo durante a Classificação, mostrando imagens do ator e também não omitindo o nome da tradicional equipe que compete pela categoria rival da F1. Após Phil Hill, os americanos perderam outro ícone do automobilismo local e que dificilmente será esquecido. Seja pelo seu charme, seja por sua velocidade, a imagem de Paul Newman no paddock das corridas será lembrada para sempre.
Foi uma volta memoravel mesmo. E que a corrida seja a altura de uma homenagem a Paul Newman.
ResponderExcluir