Cingapura foi uma possessão inglesa no início de sua colonização e por isso, dá para dizer que os pilotos ingleses se sentem em casa no minúsculo país asiático. Por isso, os súditos da rainha têm muito que comemorar com a dominadora vitória de Hamilton e o importante passo dado por Button rumo ao título. A corrida desse ano teve muitas coincidências com a edição de 2008, como a entrada do safety-car, punições com drive-trough e pit-stops atrapalhados, mas, até o momento, nada suspeito aconteceu.
Acho a pista de Marina Bay uma verdadeira pista de rua, pois ao contrário de Valencia e Melbourne, Cingapura tem uma pista extremamente travada e com alguns trechos estreitos, dificultando a vida dos pilotos, com o calor característico daquela região do globo aumentando a sensação de desconforto para aos artistas ao volante. Por isso, a prova cingapuriana é a mais longa do ano, com a corrida durante praticamente duas horas. Por sinal, duas longas horas. A edição de 2009, mais lembrada pela repercussão das presepadas da edição 2008, não foi das mais emocionantes, com somente alguns pequenos lances de emoção. Quando os pesos dos carros foram divulgados, Hamilton se tornou favorito a prova e apenas uma má largada ou a chuva poderiam atrapalhar o inglês. Apesar dos raios, a chuva não veio e com uma largada quase perfeita, Hamilton dominou a corrida como quis sempre controlando quem estava em 2º, que mudou ao sabor das paradas dos pilotos. Quem mais deu trabalho ao piloto da McLaren foi Vettel, mas quando o alemão fez sua segunda parada e ainda foi punido, Hamilton desfilou rumo a segunda vitória em 2009 e com a certeza de um 2010 bem melhor e regular do que a temporada em que Lewis não teve como defender o seu título. Kovalainen fez uma corrida discreta e mal apareceu na TV. O sétimo posto não deverá ajudar muito o finlandês na sua luta em renovar o seu contrato com a McLaren em 2010.
A Toyota vinha numa fase nada boa e por isso as ameaças de abandono da montadora nipônica era iminente. Se alguma decisão foi tomada, o belíssimo segundo lugar de Timo Glock não serviu de muita coisa, mas a atuação do alemão no sudeste asiático com certeza chamou a atenção. Glock se aproveitou bem da confusão entre Alonso e Webber na sua frente para capitalizar os dividendos da pseudo-punição ao australiano e se manteve firme nas primeiras posições. Com os problemas dos seus compatriotas Rosberg e Vettel, Glock imprimiu um ritmo forte e não chegou a ser pressionado por Alonso, conquistando seu segundo pódio na temporada. A segunda naquela parte da Ásia. Parece que o forte calor com umidade faz bem a Glock! E nem tanto a Trulli. Claramente pensando em outro endereço para 2010, o italiano não foi sequer sombra do seu companheiro de equipe em nenhum momento do final de semana e o 12º posto faz lembrar ao staff da Toyota que Trulli, mesmo com todos os bons serviços prestados, está com a porta da rua ao seu dispor, só esperando ser convidado a sair.
Após duas semanas turbulentas, onde perdeu seu chefe de equipe, seu engenheiro-chefe e dois patrocinadores, a Renault se superou. A saída dos patrocinadores foi tão em cima da hora, que Alonso ainda envergou os nomes das dissidentes no primeiro pódio do espanhol em 2009. Da mesma forma do que Glock, Alonso teve que forçar muito para se manter na espera de algum problema (que aconteceu) com algum piloto à frente para conseguir algumas posições e, no caso de Alonso, um inesperado pódio. Grosjean, coitado, não dá nem para contar muito, pois abandonou ainda na primeira volta. A Red Bull sofreu com problemas de freios e viu Mark Webber abandonar com a explosão do disco de freio do seu carro, algo que a equipe já tinha avaliado quando Webber foi aos boxes poucas voltas depois, numa situação muito parecida com a Renault na Hungria, quando quase foi suspensa de uma corrida. Acontecerá algo com a Red Bull? Duvido muito!
Sebastian Vettel fez uma corrida que a muito não fazia, chegando a pressionar Hamilton em um determinado momento, mas após sua segunda visita programada aos boxes, tudo aconteceu com o alemãozinho. Primeiro danificou seu assoalho ao passar por cima de uma zebra, onde no sábado Barrichello perdeu muito desempenho ao cometer o mesmo erro. Depois, foi informado de que foi punido por ter excedido o limite de velocidade dentro dos boxes. Talvez chateado com a situação, Vettel se abateu, mas seu engenheiro o lembrou que ele ainda podia conquistar alguns pontos e Vettel voltou a acelerar, ficando em quarto após a rodada de paradas, mas um problema de freio, o mesmo que afetou Webber, fez com que o alemão diminuísse o ritmo e só não perdeu a posição porque Button teve o mesmo drama no final. Mesmo ainda ganhando um ponto em relação a Button, a luta pelo título está praticamente acabada para Vettel, mas o alemão deverá aprender a lição e domar todo o seu ímpeto. Os dois pilotos da Toro Rosso abandonaram na mesma volta e só apareceram com mais destaque quando Alguesuari estava sendo atacado por alguém, tamanho era a falta de rimo dos carros.
Button pode não estar fazendo corridas dignas de títulos nos últimos meses, mas não restam dúvidas de que o inglês foi inteligente e correspondeu quando ele foi exigido. Claro que essa exigência só apareceu quando a sorte lhe sorriu quando o safety-car apareceu no momento certo e Button fez todo o resto dentro da pista, sendo rápido antes de sua segunda parada, derrotando seu rival e companheiro de equipe. Porém, um drama fez com que Button tivesse que tirar o pé e, ao invés de caçador, se tornou caça, quando um problema no freio o fez abandonar a perseguição a Vettel e passou a ser perseguido por Barrichello. Após um pedido formal de Ross Brawn, Button levou seu carro para casa e chegou uma posição à frente de Barrichello, além de mais um pontinho que se mostrou essencial na luta pelo título. Com o balde água fria na ascensão de Barrichello, Button não precisa mais subir ao pódio para ser campeão em 2009. Para Rubinho, apenas um abandono pode lhe ajudar nessa luta contra seu companheiro de equipe, mas um fato ainda pode lhe atrapalhar. Com a subida de McLaren e Nico Rosberg, além da volta da Red Bull, muitas equipes brigam pela vitória e Barrichello terá que derrotar vários fortes adversários para conseguir tirar uma boa parte da desvantagem para o inglês. Ao contrário do que dizia a transmissão oficial. Galvão fez todo um esforço para dizer que Barrichello estava bem, que tudo estava sobre controle e que o brasileiro chegaria à frente, quando estava claro que Button tinha totais chances de chegar à frente de Barrichello. Para piorar, surgiu essa palhaçada de impugnar a corrida do ano passado e assim Massa ser o campeão de 2008. Já não basta tanta coisa ruim na F1, agora inventam mudar o campeão do ano anterior com 365 dias de atraso? Fala sério!
Nico Rosberg jogou fora uma corrida bela com um erro bizarro ao sair da sua primeira parada, com o alemão tendo que se esforçar para conseguir posições intermediárias, longe dos pontos. Pela largada que fez e o ritmo que tinha, Rosberg deveria estar comemorando seu primeiro pódio no ano. Nakajima é definitivamente um caso perdido e só não foi demitido ainda pela sua ligação com a Toyota. E como a Williams irá se separar da Toyota em 2010... A BMW fez uma corrida abaixo da expectativa, mesmo com Heidfeld largando dos boxes por uma punição após a Classificação. O pontinho suado de Kubica mostra as dificuldades da equipe bávara em Cingapura. A Ferrari foi a grande desilusão do final de semana, com seus dois pilotos longe dos pontos. Fisichella ficou apenas três posições atrás de Raikkonen no final, mas Galvão passou a corrida inteira dizendo que Massa era o tal e praticamente somente ele fazia aquele carro andar. Fala sério! Outra equipe que voltou a realidade foi a Force Índia, com seus dois pilotos ocupando as últimas posições e Sutil ainda se envolvendo na trapalhada da corrida, ao tentar uma ultrapassagem para lá de otimista em Alguersuari e ainda atingir de forma bizarra Heidfeld, interrompendo a impressionante marca de 41 corridas seguidas do piloto da BMW sem abandonar. Heidfeld disse que Sutil deveria procurar um cérebro...
A grande definição da corrida da Cingapura foi que a situação de Barrichello só piorou e somente uma tragédia parecida com 2007, quando Hamilton perdeu um título certo, pode fazer com que Button perca o troféu deste ano. E assim a Inglaterra toda sorrirá com a perspectiva de dois grandes pilotos brigando por vitórias em 2010, após dois títulos seguidos.
Acho a pista de Marina Bay uma verdadeira pista de rua, pois ao contrário de Valencia e Melbourne, Cingapura tem uma pista extremamente travada e com alguns trechos estreitos, dificultando a vida dos pilotos, com o calor característico daquela região do globo aumentando a sensação de desconforto para aos artistas ao volante. Por isso, a prova cingapuriana é a mais longa do ano, com a corrida durante praticamente duas horas. Por sinal, duas longas horas. A edição de 2009, mais lembrada pela repercussão das presepadas da edição 2008, não foi das mais emocionantes, com somente alguns pequenos lances de emoção. Quando os pesos dos carros foram divulgados, Hamilton se tornou favorito a prova e apenas uma má largada ou a chuva poderiam atrapalhar o inglês. Apesar dos raios, a chuva não veio e com uma largada quase perfeita, Hamilton dominou a corrida como quis sempre controlando quem estava em 2º, que mudou ao sabor das paradas dos pilotos. Quem mais deu trabalho ao piloto da McLaren foi Vettel, mas quando o alemão fez sua segunda parada e ainda foi punido, Hamilton desfilou rumo a segunda vitória em 2009 e com a certeza de um 2010 bem melhor e regular do que a temporada em que Lewis não teve como defender o seu título. Kovalainen fez uma corrida discreta e mal apareceu na TV. O sétimo posto não deverá ajudar muito o finlandês na sua luta em renovar o seu contrato com a McLaren em 2010.
A Toyota vinha numa fase nada boa e por isso as ameaças de abandono da montadora nipônica era iminente. Se alguma decisão foi tomada, o belíssimo segundo lugar de Timo Glock não serviu de muita coisa, mas a atuação do alemão no sudeste asiático com certeza chamou a atenção. Glock se aproveitou bem da confusão entre Alonso e Webber na sua frente para capitalizar os dividendos da pseudo-punição ao australiano e se manteve firme nas primeiras posições. Com os problemas dos seus compatriotas Rosberg e Vettel, Glock imprimiu um ritmo forte e não chegou a ser pressionado por Alonso, conquistando seu segundo pódio na temporada. A segunda naquela parte da Ásia. Parece que o forte calor com umidade faz bem a Glock! E nem tanto a Trulli. Claramente pensando em outro endereço para 2010, o italiano não foi sequer sombra do seu companheiro de equipe em nenhum momento do final de semana e o 12º posto faz lembrar ao staff da Toyota que Trulli, mesmo com todos os bons serviços prestados, está com a porta da rua ao seu dispor, só esperando ser convidado a sair.
Após duas semanas turbulentas, onde perdeu seu chefe de equipe, seu engenheiro-chefe e dois patrocinadores, a Renault se superou. A saída dos patrocinadores foi tão em cima da hora, que Alonso ainda envergou os nomes das dissidentes no primeiro pódio do espanhol em 2009. Da mesma forma do que Glock, Alonso teve que forçar muito para se manter na espera de algum problema (que aconteceu) com algum piloto à frente para conseguir algumas posições e, no caso de Alonso, um inesperado pódio. Grosjean, coitado, não dá nem para contar muito, pois abandonou ainda na primeira volta. A Red Bull sofreu com problemas de freios e viu Mark Webber abandonar com a explosão do disco de freio do seu carro, algo que a equipe já tinha avaliado quando Webber foi aos boxes poucas voltas depois, numa situação muito parecida com a Renault na Hungria, quando quase foi suspensa de uma corrida. Acontecerá algo com a Red Bull? Duvido muito!
Sebastian Vettel fez uma corrida que a muito não fazia, chegando a pressionar Hamilton em um determinado momento, mas após sua segunda visita programada aos boxes, tudo aconteceu com o alemãozinho. Primeiro danificou seu assoalho ao passar por cima de uma zebra, onde no sábado Barrichello perdeu muito desempenho ao cometer o mesmo erro. Depois, foi informado de que foi punido por ter excedido o limite de velocidade dentro dos boxes. Talvez chateado com a situação, Vettel se abateu, mas seu engenheiro o lembrou que ele ainda podia conquistar alguns pontos e Vettel voltou a acelerar, ficando em quarto após a rodada de paradas, mas um problema de freio, o mesmo que afetou Webber, fez com que o alemão diminuísse o ritmo e só não perdeu a posição porque Button teve o mesmo drama no final. Mesmo ainda ganhando um ponto em relação a Button, a luta pelo título está praticamente acabada para Vettel, mas o alemão deverá aprender a lição e domar todo o seu ímpeto. Os dois pilotos da Toro Rosso abandonaram na mesma volta e só apareceram com mais destaque quando Alguesuari estava sendo atacado por alguém, tamanho era a falta de rimo dos carros.
Button pode não estar fazendo corridas dignas de títulos nos últimos meses, mas não restam dúvidas de que o inglês foi inteligente e correspondeu quando ele foi exigido. Claro que essa exigência só apareceu quando a sorte lhe sorriu quando o safety-car apareceu no momento certo e Button fez todo o resto dentro da pista, sendo rápido antes de sua segunda parada, derrotando seu rival e companheiro de equipe. Porém, um drama fez com que Button tivesse que tirar o pé e, ao invés de caçador, se tornou caça, quando um problema no freio o fez abandonar a perseguição a Vettel e passou a ser perseguido por Barrichello. Após um pedido formal de Ross Brawn, Button levou seu carro para casa e chegou uma posição à frente de Barrichello, além de mais um pontinho que se mostrou essencial na luta pelo título. Com o balde água fria na ascensão de Barrichello, Button não precisa mais subir ao pódio para ser campeão em 2009. Para Rubinho, apenas um abandono pode lhe ajudar nessa luta contra seu companheiro de equipe, mas um fato ainda pode lhe atrapalhar. Com a subida de McLaren e Nico Rosberg, além da volta da Red Bull, muitas equipes brigam pela vitória e Barrichello terá que derrotar vários fortes adversários para conseguir tirar uma boa parte da desvantagem para o inglês. Ao contrário do que dizia a transmissão oficial. Galvão fez todo um esforço para dizer que Barrichello estava bem, que tudo estava sobre controle e que o brasileiro chegaria à frente, quando estava claro que Button tinha totais chances de chegar à frente de Barrichello. Para piorar, surgiu essa palhaçada de impugnar a corrida do ano passado e assim Massa ser o campeão de 2008. Já não basta tanta coisa ruim na F1, agora inventam mudar o campeão do ano anterior com 365 dias de atraso? Fala sério!
Nico Rosberg jogou fora uma corrida bela com um erro bizarro ao sair da sua primeira parada, com o alemão tendo que se esforçar para conseguir posições intermediárias, longe dos pontos. Pela largada que fez e o ritmo que tinha, Rosberg deveria estar comemorando seu primeiro pódio no ano. Nakajima é definitivamente um caso perdido e só não foi demitido ainda pela sua ligação com a Toyota. E como a Williams irá se separar da Toyota em 2010... A BMW fez uma corrida abaixo da expectativa, mesmo com Heidfeld largando dos boxes por uma punição após a Classificação. O pontinho suado de Kubica mostra as dificuldades da equipe bávara em Cingapura. A Ferrari foi a grande desilusão do final de semana, com seus dois pilotos longe dos pontos. Fisichella ficou apenas três posições atrás de Raikkonen no final, mas Galvão passou a corrida inteira dizendo que Massa era o tal e praticamente somente ele fazia aquele carro andar. Fala sério! Outra equipe que voltou a realidade foi a Force Índia, com seus dois pilotos ocupando as últimas posições e Sutil ainda se envolvendo na trapalhada da corrida, ao tentar uma ultrapassagem para lá de otimista em Alguersuari e ainda atingir de forma bizarra Heidfeld, interrompendo a impressionante marca de 41 corridas seguidas do piloto da BMW sem abandonar. Heidfeld disse que Sutil deveria procurar um cérebro...
A grande definição da corrida da Cingapura foi que a situação de Barrichello só piorou e somente uma tragédia parecida com 2007, quando Hamilton perdeu um título certo, pode fazer com que Button perca o troféu deste ano. E assim a Inglaterra toda sorrirá com a perspectiva de dois grandes pilotos brigando por vitórias em 2010, após dois títulos seguidos.
Não foi só a rainha não... Ron Groo também sorriu de orelha à orelha com o resultado, hahahahaha.
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