sábado, 19 de setembro de 2009

Título encaminhado


Quando a decisão do título da Indy ficou entre os pilotos da Ganassi e Ryan Briscoe, para mim o gordo chefe de equipe dos carros vermelhos já poderia comemorar mais uma conquista em seu vasto currículo de vitórias. Briscoe foi um dos pilotos mais desastrados que conheci, com um verdadeira chama por muros. Como não poderia deixar de ser, o australiano tem talento e é muito rápido, por isso que chegou a Penske, mas Briscoe foi escorraçado por quase todas as equipes que passou. Foi 3º piloto da Toyota na F1 e saiu após destruir seu carro na Eau Rouge em 2004. Foi para a IRL, na própria equipe Ganassi, e destruiu tantos carros que Chip deve ter dado graças a Deus por Briscoe ter se envolvido num acidente impressionante em 2005 e, mesmo sem praticamente nenhuma lesão, ter sido proibido pela IRL de correr. Após alguns anos correndo na Le Mans Series pela equipe de Roger Penske, foi lembrado pelo lendário chefe de equipe quando Sam Hornish se transferiu para uma desaventurada passagem pela Nascar.

Briscoe foi uma piloto extremamente regular esse ano, conquistando um sem números de 2º lugares, mas um outro acidente sempre ocorria. Para sorte do australiano, os seus principais rivais na disputa também erraram e o piloto da Penske chegou na penúltima etapa do ano, em Motegi, com confortáveis 25 pontos de vantagem sobre os pilotos da Ganassi. O título parecia encaminhado. Mas estamos falando de Ryan Briscoe. E não demorou para aparecer uma presepada. Correndo tranquilamente, pensando no campeonato, Briscoe entra nos boxes para um pit-stop. Tudo normal e o australiano saiu dos pits rapidamente. Talvez rápido demais, mas esse é seu estilo. Mas num bizarrice histórica, Briscoe consegue a proeza de rodar ainda dentros dos boxes, arruinando sua corrida. Como a Ganassi dominou a prova como quis, Briscoe passou de líder a terceiro colocado no campeonato, atrás de Dixon (vencedor da prova) e Franchitti (que completou a dobradinha da Ganassi), dois ex-campeões e super experientes.

Briscoe poderá até vencer o campeonato, pois a pontuação está apertadíssima, mas o duo da Ganassi está melhor psicologicamente e tem tudo para um deles ser campeão. Ainda mais com um rival tão trapalhão assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário