O ano de 1974 estava sendo um ano de transição na F1, com a saída de Jackie Stewart no final de 1973, a grande estrela da época. Com o escocês fora, uma série de pilotos que antes circundavam Jackie passaram a dominar a F1, liderados por Emerson Fittipaldi, principal rival do piloto da Tyrrell nas duas temporadas seguintes. Porém, Emerson não estava sozinho. A Lotus continuava forte com Ronnie Peterson, mesmo após a saída de Fittipaldi, mas o sueco não resistiria na briga pelo título, assim como a Brabham de Reutemann, que venceu provas, mas não foi nada consistente. A Tyrrell trouxe o ultra-agressivo Jody Scheckter para o lugar de Jackie e o sul-africano mostrou que era capaz de fazer um bom papel, apesar da difícil tarefa de substituir um ícone. Por último, a Ferrari voltava aos bons tempos e ninguém duvidava que a Ferrari 312B3 era o melhor carro daquela temporada. Tamanho equilíbrio ao longo do ano trouxe vários vencedores diferentes e um campeonato totalmente aberto quando a F1 chegou à América do Norte para disputar as duas últimas etapas do ano.
O suíço Clay Regazzoni liderava o campeonato pela Ferrari com 46 pontos, com Scheckter apenas um ponto atrás. Emerson Fittipaldi, em seu McLaren-Marlboro, era um próximo terceiro colocado com 43 pontos e Niki Lauda, a grande surpresa do ano, tinha 38 pontos. O austríaco da Ferrari tinha menos chances no campeonato, mas com 18 pontos ainda em disputa, tudo poderia acontecer. No rápido circuito de Mosport Park, a Classificação foi das mais equilibradas, com Emerson conseguindo uma pole apertada, com Lauda e Scheckter bastante próximos. O outro piloto que brigava pelo título, o líder Regazzoni, era apenas sexto.
Grid:
1) Fittipaldi (McLaren) - 1:13.188
2) Lauda (Ferrari) - 1:13.230
3) Scheckter (Tyrrell) - 1:13.302
4) Reutemann (Brabham) - 1:13.482
5) Jarier (Shadow) - 1:13.538
6) Regazzoni (Ferrari) - 1:13.553
7) Depailler (Tyrrell) - 1:13.634
8) Hunt (Hesketh) - 1:13.736
9) Pace (Brabham) - 1:14.100
10) Peterson (Lotus) - 1:14.340
O dia 22 de setembro de 1974 estava muito frio no Canadá, mas o céu estava claro e não havia nenhuma perspectiva de chuva naquele dia. Pensando em conseguir alguma vantagem naquela frieza toda, a McLaren teve um estalo e pensou em fazer algo diferente e pôs toalhas brandas quentes sobre os pneus do carro de Emerson. Apesar de rústico, era uma cobertura térmica primitiva de pneus! Porém, a fama de Emerson de nunca largar bem se fez presente novamente e o brasileiro, mesmo com os pneus mais aquecidos, não saiu bem e Lauda aproveitou a situação para partir na frente neste momento, com Fittipaldi logo atrás. Regazzoni, ao contrário do brasileiro da McLaren, era conhecido por suas largadas transloucadas e no final da primeira volta já estava em terceiro, deixando para trás Scheckter.
Numa situação interessante, os quatro pretendentes ao título estavam nas quatro primeiras posições, e quanto Scheckter ultrapassou Regazzoni ainda na terceira volta, estavam simetricamente ao inverso com relação ao campeonato! Os quatro andavam num ritmo bem mais forte do que os demais e se destacaram de James Hunt, cada vez mais um distante quinto colocado. Para melhorar o panorama do campeonato, se mantivessem essas posições, a última corrida nos Estados Unidos teria uma espetacular disputa pelo título, pois Regazzoni, Fittipaldi e Scheckter chegariam a decisão empatados com 49 pontos, enquanto Lauda teria 47. O mais interessante era que os quatro andavam colados, mas não havia grandes arroubos de todos os lados, com os quatro se respeitando bastante, mas a tensão era grande, pois qualquer problema de um deles, poderia definir o campeonato.
Com pouco mais da metade da corrida, Scheckter passou a ter problemas de freio em seu Tyrrell. O sul-africano se mantinha em terceiro na base da vontade, mas não demorou para que isso lhe custasse caro, com Scheckter acabando por sofrer um forte acidente quando seu freio falhou mais uma vez. Com Jody apenas como um telespectador, Regazzoni reassumia a liderança isolada do campeonato, mas ainda havia corrida pela frente. Lauda tinha liderado muitas corridas, mas a falta de forte lhe fez presente em determinados momentos e algumas vitórias certas lhe foram tomadas. Mesmo com Fittipaldi e Regazzoni próximos a ele, Lauda tinha a corrida sobre controle quando espalhou em uma curva. O austríaco acabou por passar por cima de detritos e rodou, sozinho, na curva seguinte. Lauda saía da corrida e da briga pelo título mundial.
Emerson era muitas vezes acusado de não ser agressivo o suficiente, mas o brasileiro mostrou que sua tática de sempre fazer o mínimo esforço para conseguir vitórias ainda era eficiente e mesmo sem fazer uma única ultrapassagem, mas apenas andando forte para se manter no pelotão da frente, Fittipaldi venceu a penúltima etapa de 1974 e iria a Watkins Glen, local da sua primeira vitória na F1, empatado em pontos com Regazzoni, que também usou a cabeça para terminar em 2º. Mesmo com seu acidente, Scheckter ainda tinha rasas chances de conquistar o campeonato, mas agora a emocionante decisão da temporada de 1974 se transformava numa disputa particular entre Fittipaldi e Regazzoni.
Chegada:
1) Fittipaldi
2) Regazzoni
3) Peterson
4) Hunt
5) Depailler
6) Hulme
em fim ! voltou !
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