sábado, 8 de maio de 2010

Com asas?


É impossível não lembrar da propaganda da Red Bull com o desempenho da equipe nos treinos de hoje em Barcelona. Ferrari e Mercedes modificaram profundamente seus carros, enquanto a McLaren vinha com boas novidades para a primeira corrida na Europa, mas num final de semana sem modificações metereológicas e numa pista conhecida de cor e salteado, a Red Bull esmagou a concorrência nos treinos deste sábado e colocou seus dois carros na primeira fila, sendo que desta vez Mark Webber superando Sebastian Vettel por apenas um décimo de segundo, enquanto as demais, lideradas por Lewis Hamilton, ficaram inacreditáveis oito décimos atrás. É demais!

O carro projetado por Adryan Newey se comportou de forma perfeita num circuito que privilegia a aerodinâmica de forma ampla e histórica. Quando estava na McLaren, Newey cansou de vencer em Barcelona com Hakkinen. Agora na Red Bull, o projetista inglês fez um carro capaz de humilhar a concorrência de forma poucas vezes vista nos últimos tempos, causando até mesmo um anti-clímax para uma temporada que prometia tanto equilíbrio. Os treinos viram uma briga particular entre Webber e Vettel, com o australiano sempre superando o jovem companheiro de equipe por pouco. Assim foi nas três sessões de treinos e foi assim que o australiano conseguiu sua segunda pole em 2010 e parte como favorito em uma corrida que normalmente não ocorre surpresas. Como aconteceu na Malásia, quando foi superado pelo vizinho de box nos treinos, Vettel deverá tentar uma boa largada para conseguir a vitória.

A McLaren mostrou que é a segunda força no momento e Hamilton foi sempre o mais 'próximo' da Red Bull, algo que se repetiu hoje, mas provando o quanto a McLaren sofre na Classificação, Button acabaou em quinto, superado por Alonso, sempre muito forte correndo em casa. Por sinal, a Globo começou a demonização do espanhol, o criticando abertamente por ter ultrapassado Massa na China. Uma ultrapassagem que eu faria e acho que a maioria das pessoas que lêem este post também faria. Mas Alonso cometeu o pecado mortal de fazer isso sobre Massa, o queridinho do Galvão e isso foi motivo mais do que suficiente para que o narrador comparasse a manobra do espanhol as vergonhosas manobras de Prost, Senna e Schumacher em seus piores momentos. Enquanto chora pelo amigo, Galvão vê Massa levar mais um capote do companheiro de equipe, claramente mais lento em relação a Alonso. O cronômetro mostrou mais uma vez Massa levando meio segundo de Alonso. É muito! Só falta o Galvão dizer que foi anti-ético...

Rosberg teve a indicação clara que é o segundo piloto da Mercedes quando a equipe modificou o carro de forma profunda apenas para Schumacher andar melhor. E o heptacampeão não se fez de rogado e colocou tempo sobre o jovem companheiro de equipe na primeira oportunidade que teve, ficando em sexto lugar, enquanto Rosberg ficou em oitavo. A Mercedes ainda está atrás de Red Bull, McLaren e Ferrari, mas aposta em Schumacher para tentar reverter isso. Não há mais novidade em ver Kubica andar mais que o potencial da Renault e se meter entre os grandes, mas finalmente Kobayashi mostrou o que todos esperavam dele ano passado e pela primeira vez foi ao Q3, numa boa sessão da Sauber, que quase fez o mesmo com Pedro de la Rosa. Adrian Sutil, costumaz em ficar entre os dez primeiros no sábado, foi superado por uma volta banzai de Kobayashi, mas novamente superou amplamente Liuzzi, que faz uma temporada apática. Correndo em casa e ameaçado, Alguersuari superou Buemi, mas ficou pelo caminho do Q2, enquanto Hulkenberg superou Barrichello numa rara ocasião e o brasileiro ainda pagou o mico de ter ficado de fora do Q2. Rubens culpou o tráfego e sobrou até para o pobre do engenheiro, mas a verdade é que a Williams errou a mão esse ano. Entre as novatas, a Lotus superou novamente suas rivais e causou sorrisos entre seus chefes, mas o nível de amadorismo das pequenas ficou pela punição da Virgin, que atrasou um documento a FIA. Bruno Senna, numa situação ainda pior, pois está na pior equipe entre as novatas, foi superado por muito por Karun Chandhok. De novo!

As caras feias de Button e Massa enquanto se pesavam mostra bem a preocupação de McLaren e Ferrari frente ao domínio da Red Bull. Em condições normais de pressão e temperatura, a Red Bull vence com dobradinha e com os pés nas costas, com a corrida sendo decidida unicamente entre Webber e Vettel. Para as outras, resta torcer por uma quebra (algo não muito difícil) da Red Bull ou uma largada relâmpago. Porém, Barcelona nunca foi palco de zebras.

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