E aconteceu algo que eu e muitos duvidavam. Felipe Massa permanecerá mais um ano na Ferrari, completando oito temporadas completas pelo time italiano. Duvidava porque Massa já começou 2012 super pressionado para conseguir bons resultados para ficar na Ferrari (e até mesmo na F1) e a sua resposta foi a pior possível, com um início de campeonato medíocre. Ou até pior.
A forma de Felipe na primeira metade do ano chegou à beira do ridículo, mas o brasileiro se recuperou bem a ponto de conseguir seu primeiro pódio em dois anos no Japão e assinar hoje sua renovação para 2013. Posso estar sendo muito cruel, mas vejo a política Alonsista como a principal ajuda para Massa ficar na Ferrari em 2013. O espanhol domina hoje a Ferrari e o fato de Massa ser um piloto obediente e, principalmente, não reclamar de sua situação de inferioridade, fez com que Fernando, que em 2007 bateu boca ao vivo com Massa no evento pré-pódio do Grande Prêmio da Europa em Nürburgring, fazer uma força para Massa ficar mais um ano de vermelho.
Com o contrato renovado, Felipe tem algumas missões e uma dívida. Se quiser voltar a brigar pelo título e não ser simplesmente um número dois, Massa tem que sair da Ferrari dominada por Alonso e ir direto para um grande time. Para isso, Felipe tem que impressionar, vencer corridas, conquistar poles, fazer algo mais, como fez Alonso ao longo de 2012 inteiro. Porém, seu primeiro objetivo é ajudar Alonso a tirar o tricampeonato de Vettel, além de ajudar a Ferrari a reconquistar o Mundial de Construtores. Isso pode o ajudar em seu objetivo de começar bem 2013 e aparecer para outras equipes.
E a dívida com Massa é com a Ferrari. Não me lembro de nenhum piloto ter tanto carinho da Ferrari como Massa. Em todos os seus anos de Ferrari, a maioria deles viu Massa sendo alvo de especulações e o time de Maranello sempre manteve o brasileiro, mesmo quando ele errava ou não andava bem, como esse ano. Não consigo imaginar a Ferrari segurar outro piloto como fez com Massa com um desempenho semelhante do brasileiros nas últimas duas temporadas. Talvez isso atrapalhe a primeira missão de Massa, pois ele está tão ligado a Ferrari, que ninguém se mostrou interessado nele nos últimos tempos e se não aconteceu em 2013, provavelmente Massa imitará Schumacher e voltará às origens em 2014: ir para a Sauber.
Com o contrato renovado, Felipe tem algumas missões e uma dívida. Se quiser voltar a brigar pelo título e não ser simplesmente um número dois, Massa tem que sair da Ferrari dominada por Alonso e ir direto para um grande time. Para isso, Felipe tem que impressionar, vencer corridas, conquistar poles, fazer algo mais, como fez Alonso ao longo de 2012 inteiro. Porém, seu primeiro objetivo é ajudar Alonso a tirar o tricampeonato de Vettel, além de ajudar a Ferrari a reconquistar o Mundial de Construtores. Isso pode o ajudar em seu objetivo de começar bem 2013 e aparecer para outras equipes.
E a dívida com Massa é com a Ferrari. Não me lembro de nenhum piloto ter tanto carinho da Ferrari como Massa. Em todos os seus anos de Ferrari, a maioria deles viu Massa sendo alvo de especulações e o time de Maranello sempre manteve o brasileiro, mesmo quando ele errava ou não andava bem, como esse ano. Não consigo imaginar a Ferrari segurar outro piloto como fez com Massa com um desempenho semelhante do brasileiros nas últimas duas temporadas. Talvez isso atrapalhe a primeira missão de Massa, pois ele está tão ligado a Ferrari, que ninguém se mostrou interessado nele nos últimos tempos e se não aconteceu em 2013, provavelmente Massa imitará Schumacher e voltará às origens em 2014: ir para a Sauber.
JC
ResponderExcluirsei que não tem nada com o post,mas ontem completaram-se 1 ano da Morte do Dan Wheldon.
Sei não, se bobear, o Massa fica até 2016, principalmente se fizer uma temporada sólida em 2013.
ResponderExcluirEmbora falem muito, não sei se Vettel correria ao lado de Alonso na Ferrari em 2014 (mais pelo espanhol que pelo alemão), e se Vettel assinasse um contrato de gaveta pra iniciar em 2016, depois que Alonso se mandasse de lá, Fernando precisaria de um companheiro ao gosto dele, e quem melhor que um piloto rápido, experiente, obediente e cria da casa?